Caixa negra do avião de Eduardo Campos levanta suspeitas

governadoreduardocampos / Flickr

Eduardo Campos, político brasileiro, líder do PSB, ex-Governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil

Eduardo Campos, político brasileiro, líder do PSB, ex-Governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil

As gravações da caixa negra do avião privado que se despenhou na quarta-feira com o candidato socialista à Presidência do Brasil, Eduardo Campos, não corresponde ao último voo do aparelho.

“As duas horas de gravação áudio, limite máximo de registo do equipamento, obtidas e validadas pelos especialistas, não correspondem ao voo realizado a 13 de agosto (quarta-feira)”, indicou a Força Aérea Brasileira (FAB), encarregada da investigação sobre o acidente, em comunicado.

No entanto, esses registos de voz não são um “elemento indispensável” para determinar as causas do acidente, lê-se no documento.

“As razões pelas quais a gravação obtida não corresponde ao voo serão analisadas durante a investigação”, acrescenta a FAB.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por lei, uma aeronave não pode decolar com o gravador de dados de voz inoperante.

Antes da decolagem, o comandante é obrigado a verificar se o equipamento funciona. Há dois botões na cabine de comando de um jato Cessna para esse efeito.

É possível que uma falha tenha feito o gravador parar de registar as conversas na cabine, mas o piloto consegue desligar o equipamento, se retirar um disjuntor na cabine. Nesse caso, a gravação é interrompida, mas as conversas anteriores não são apagadas.

Em entrevista à Folha de São Paulo, Júlio Delgado, deputado federal do PSB por Minas Gerais, disse estar “estarrecido” com a falta de dados das caixas negras.

Este resultado é muito suspeito”, diz Delgado. “A caixa-preta foi encontrada muito rapidamente e é estranho não ter gravado o áudio do dia do acidente”.

“Não vamos ficar tranquilos com isto. Queremos ter acesso aos dados”, acrescentou o deputado.

Acidente que abalou o Brasil

Em terceiro lugar nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 05 de outubro próximo, com a ecologista Marina Silva como vice-presidente, Eduardo Campos, de 49 anos, viajava num jacto Cessna 560XL que se despenhou na quarta-feira numa zona residencial de Santos, uma cidade do litoral do Estado de São Paulo, no sudeste do Brasil.

As sete pessoas — entre as quais os dois pilotos — que seguiam a bordo do avião de campanha de Campos morreram.

Os destroços do aparelho e os restos mortais das vítimas ficaram espalhados por uma vasta área.

Com uma longa carreira política, durante a qual foi governador de Pernambuco (nordeste), ministro e deputado, o candidato socialista apresentava-se como uma alternativa ao Partido dos Trabalhadores (PT, no poder) e ao Partido da Social-Democracia (PSDB, oposição), que governam o país há 20 anos.

As suas cerimónias fúnebres deverão realizar-se nos próximos dias no Recife, a capital de Pernambuco, onde será celebrada uma missa ao ar livre.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Taxa sobre produtos poluentes rendeu 200 milhões em dois anos

A taxa aplicada sobre produtos poluentes - plástico, cartão, embalagens de vidro, entre outros -, rendeu ao Estado português 199,6 milhões de euros em dois anos, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira. O valor, arrecadado …

"Mito sem sentido". Santos Silva rejeita que Portugal seja "amigo especial" da China

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, em entrevista ao Financial Times, que Portugal esteja a desenvolver uma dependência problemática relativamente à China. É um "mito sem sentido", defendeu Augusto Santos Silva. O governante falou ao …

Justiça espanhola liga ex-ministro a alegado caso de corrupção. António Vitorino nega

A Justiça espanhola diz que o ex-ministro socialista se terá apropriado de 35 milhões de euros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA. António Vitorino nega. A justiça espanhola alega que uma sociedade de António Vitorino, antigo ministro …

Há um obstáculo que pode travar a primeira condenação de Salgado

Ricardo Salgado foi condenado a pagar 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos. No entanto, ainda há um último obstáculo que pode travar a sua condenação. O Tribunal Constitucional rejeitou …

Diplomatas portugueses salvaram entre 60 mil e 80 mil vidas durante a II Guerra Mundial

Os diplomatas portugueses terão salvo entre 60 mil a 80 mil refugiados do regime nazi, maioritariamente judeus, durante o período da II Guerra Mundial, estimou a historiadora Irene Flunser Pimentel em entrevista à agência Lusa. Além …

"Absolutamente determinantes." Autárquicas de 2021 vão ser a prova de fogo de Rui Rio

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD este sábado, mas tem pela frente vários desafios. O maior deles todos serão as autárquicas de 2021 que vão ditar muito do seu futuro político.  Rui Rio mostrou-se disponível …

Deputados do PS querem reabrir linha do Tâmega

Os deputados do PS do distrito do Porto querem que a linha do Tâmega, que fazia a ligação ferroviária entre Livração, em Marco de Canaveses, e Amarante, como existia até março de 2009, seja reaberta …

Joacine disposta a fazer "cedências necessárias". Livre diz que só por milagre as relações serão retomadas

O Livre decidiu retirar a confiança política a Joacine Katar Moreira. A deputada única do partido admite fazer as cedências necessárias, mas o partido diz que só por milagre as relações entre os dois vão …

Jorge Jesus diz que o campeonato português está pior (mas que o Benfica tem mais qualidade)

Jesus diz que o campeonato português está pior em comparação com outros anos, mas acredita que o Benfica está "num patamar superior" em relação a Porto e Sporting. Depois de um mês de férias em Portugal …

Governo prepara fim do eldorado fiscal com dois níveis de tributação

O Governo está a preparar fim da isenção fiscal para reformados estrangeiros (o "eldorado fiscal") através de dois níveis de tributação. O Correio da Manhã avança esta segunda-feira que o Executivo socialista deverá avançar com uma …