Caixa negra do avião de Eduardo Campos levanta suspeitas

governadoreduardocampos / Flickr

Eduardo Campos, político brasileiro, líder do PSB, ex-Governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil

Eduardo Campos, político brasileiro, líder do PSB, ex-Governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil

As gravações da caixa negra do avião privado que se despenhou na quarta-feira com o candidato socialista à Presidência do Brasil, Eduardo Campos, não corresponde ao último voo do aparelho.

“As duas horas de gravação áudio, limite máximo de registo do equipamento, obtidas e validadas pelos especialistas, não correspondem ao voo realizado a 13 de agosto (quarta-feira)”, indicou a Força Aérea Brasileira (FAB), encarregada da investigação sobre o acidente, em comunicado.

No entanto, esses registos de voz não são um “elemento indispensável” para determinar as causas do acidente, lê-se no documento.

“As razões pelas quais a gravação obtida não corresponde ao voo serão analisadas durante a investigação”, acrescenta a FAB.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por lei, uma aeronave não pode decolar com o gravador de dados de voz inoperante.

Antes da decolagem, o comandante é obrigado a verificar se o equipamento funciona. Há dois botões na cabine de comando de um jato Cessna para esse efeito.

É possível que uma falha tenha feito o gravador parar de registar as conversas na cabine, mas o piloto consegue desligar o equipamento, se retirar um disjuntor na cabine. Nesse caso, a gravação é interrompida, mas as conversas anteriores não são apagadas.

Em entrevista à Folha de São Paulo, Júlio Delgado, deputado federal do PSB por Minas Gerais, disse estar “estarrecido” com a falta de dados das caixas negras.

Este resultado é muito suspeito”, diz Delgado. “A caixa-preta foi encontrada muito rapidamente e é estranho não ter gravado o áudio do dia do acidente”.

“Não vamos ficar tranquilos com isto. Queremos ter acesso aos dados”, acrescentou o deputado.

Acidente que abalou o Brasil

Em terceiro lugar nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 05 de outubro próximo, com a ecologista Marina Silva como vice-presidente, Eduardo Campos, de 49 anos, viajava num jacto Cessna 560XL que se despenhou na quarta-feira numa zona residencial de Santos, uma cidade do litoral do Estado de São Paulo, no sudeste do Brasil.

As sete pessoas — entre as quais os dois pilotos — que seguiam a bordo do avião de campanha de Campos morreram.

Os destroços do aparelho e os restos mortais das vítimas ficaram espalhados por uma vasta área.

Com uma longa carreira política, durante a qual foi governador de Pernambuco (nordeste), ministro e deputado, o candidato socialista apresentava-se como uma alternativa ao Partido dos Trabalhadores (PT, no poder) e ao Partido da Social-Democracia (PSDB, oposição), que governam o país há 20 anos.

As suas cerimónias fúnebres deverão realizar-se nos próximos dias no Recife, a capital de Pernambuco, onde será celebrada uma missa ao ar livre.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a ser pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …