Caixa negra do avião de Eduardo Campos levanta suspeitas

governadoreduardocampos / Flickr

Eduardo Campos, político brasileiro, líder do PSB, ex-Governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil

Eduardo Campos, político brasileiro, líder do PSB, ex-Governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil

As gravações da caixa negra do avião privado que se despenhou na quarta-feira com o candidato socialista à Presidência do Brasil, Eduardo Campos, não corresponde ao último voo do aparelho.

“As duas horas de gravação áudio, limite máximo de registo do equipamento, obtidas e validadas pelos especialistas, não correspondem ao voo realizado a 13 de agosto (quarta-feira)”, indicou a Força Aérea Brasileira (FAB), encarregada da investigação sobre o acidente, em comunicado.

No entanto, esses registos de voz não são um “elemento indispensável” para determinar as causas do acidente, lê-se no documento.

“As razões pelas quais a gravação obtida não corresponde ao voo serão analisadas durante a investigação”, acrescenta a FAB.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por lei, uma aeronave não pode decolar com o gravador de dados de voz inoperante.

Antes da decolagem, o comandante é obrigado a verificar se o equipamento funciona. Há dois botões na cabine de comando de um jato Cessna para esse efeito.

É possível que uma falha tenha feito o gravador parar de registar as conversas na cabine, mas o piloto consegue desligar o equipamento, se retirar um disjuntor na cabine. Nesse caso, a gravação é interrompida, mas as conversas anteriores não são apagadas.

Em entrevista à Folha de São Paulo, Júlio Delgado, deputado federal do PSB por Minas Gerais, disse estar “estarrecido” com a falta de dados das caixas negras.

Este resultado é muito suspeito”, diz Delgado. “A caixa-preta foi encontrada muito rapidamente e é estranho não ter gravado o áudio do dia do acidente”.

“Não vamos ficar tranquilos com isto. Queremos ter acesso aos dados”, acrescentou o deputado.

Acidente que abalou o Brasil

Em terceiro lugar nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 05 de outubro próximo, com a ecologista Marina Silva como vice-presidente, Eduardo Campos, de 49 anos, viajava num jacto Cessna 560XL que se despenhou na quarta-feira numa zona residencial de Santos, uma cidade do litoral do Estado de São Paulo, no sudeste do Brasil.

As sete pessoas — entre as quais os dois pilotos — que seguiam a bordo do avião de campanha de Campos morreram.

Os destroços do aparelho e os restos mortais das vítimas ficaram espalhados por uma vasta área.

Com uma longa carreira política, durante a qual foi governador de Pernambuco (nordeste), ministro e deputado, o candidato socialista apresentava-se como uma alternativa ao Partido dos Trabalhadores (PT, no poder) e ao Partido da Social-Democracia (PSDB, oposição), que governam o país há 20 anos.

As suas cerimónias fúnebres deverão realizar-se nos próximos dias no Recife, a capital de Pernambuco, onde será celebrada uma missa ao ar livre.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …