/

Candidato a Presidente do Brasil Eduardo Campos morre em acidente de avião

Renato Araujo / ABr

Eduardo Campos, político brasileiro, líder do PSB, ex-Governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil

Eduardo Campos, político brasileiro, líder do PSB, ex-Governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil

O candidato à presidência brasileira pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos, morreu esta manhã num acidente aéreo no litoral de São Paulo, segundo confirmou o deputado federal Julio Delgado.

Eduardo Campos estava na aeronave particular que deixou hoje o Rio de Janeiro e se despenhou perto de São Paulo. No avião seguiam Eduardo Campos e mais 6 membros da sua candidatura.

Entre as vítimas encontram-se o jornalista Carlos Percol, o fotógrafo Alexandre Severo e o cineasta Marcelo Lyra.

Ao contrário do inicialmente noticiado pela imprensa brasileira, a mulher do candidato, Renata Campos, que habitualmente o acompanha, não seguia no avião, tendo apanhado um voo comercial esta manhã para regressar a casa após uma acção de campanha com Eduardo Campos.

No seu comunicado, Julio Delgado informou ter falado com o presidente do PSB de São Paulo, Marcio França, que confirmou que não houve sobreviventes na queda do avião.

A aeronave de pequeno porte caiu na manhã desta quarta-feira sobre uma residência na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo.

O acidente terá ocorrido por volta das 10h.

Segundo fontes do partido, Eduardo Campos não estava acompanhado da candidata a vice-presidente, Marina Silva.

De acordo com o Comando da Aeronáutica, a aeronave é um Cessna 560XL,  que saiu do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto de Guarujá (SP).

Quando se preparava para pousar, o avião arremeteu devido ao mau tempo, após o que o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.

As entidades aeronáuticas informaram que já iniciaram as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente.

d.r. Eduardo Campos

Eduardo Campos e a esposa Renata, ao lado dos cinco filhos: Eduarda, João, Pedro, José e o bebé Miguel

Eduardo Campos e a esposa Renata, ao lado dos cinco filhos: Eduarda, João, Pedro, José e o bebé Miguel

Economista conceituado, político influente

Eduardo Campos nasceu no Recife, há 49, feitos no passado domingo, 10 de Agosto.

Trabalhou como economista e político. Exerceu funções como Governador de Pernambuco e Presidente do PSB. Exerceu mandatos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Secretário da Fazenda de Pernambuco e Ministro da Ciência e Tecnologia.

Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Eduardo Campos era neto de Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco, e considerado o seu principal herdeiro político.

Era filho de Maximiano Campos e da ex-deputada federal e ministra do Tribunal de Contas Ana Arraes.

Campos deixa 5 filhos. Era casado com a também economista e auditora do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco Renata Campos, que tinha acompanhado o candidato a uma entrevista, esta manhã, no Rio de Janeiro.

Após a entrevista, Renata Campos e o filho mais novo do casal, Miguel, com apenas alguns meses de idade, regressaram ao Recife num voo comercial.

Também a candidata a vice-presidente Marina Silva e o sobrinho do candidato, Rodrigo Molina, que estava previsto que viajassem no mesmo avião, escaparam à tragédia. Molina regressou ao Recife com Renata Campos.

 

 

ZAP / Lusa / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.