Candidato a Presidente do Brasil Eduardo Campos morre em acidente de avião

Renato Araujo / ABr

Eduardo Campos, político brasileiro, líder do PSB, ex-Governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil

Eduardo Campos, político brasileiro, líder do PSB, ex-Governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil

O candidato à presidência brasileira pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos, morreu esta manhã num acidente aéreo no litoral de São Paulo, segundo confirmou o deputado federal Julio Delgado.

Eduardo Campos estava na aeronave particular que deixou hoje o Rio de Janeiro e se despenhou perto de São Paulo. No avião seguiam Eduardo Campos e mais 6 membros da sua candidatura.

Entre as vítimas encontram-se o jornalista Carlos Percol, o fotógrafo Alexandre Severo e o cineasta Marcelo Lyra.

Ao contrário do inicialmente noticiado pela imprensa brasileira, a mulher do candidato, Renata Campos, que habitualmente o acompanha, não seguia no avião, tendo apanhado um voo comercial esta manhã para regressar a casa após uma acção de campanha com Eduardo Campos.

No seu comunicado, Julio Delgado informou ter falado com o presidente do PSB de São Paulo, Marcio França, que confirmou que não houve sobreviventes na queda do avião.

A aeronave de pequeno porte caiu na manhã desta quarta-feira sobre uma residência na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo.

O acidente terá ocorrido por volta das 10h.

Segundo fontes do partido, Eduardo Campos não estava acompanhado da candidata a vice-presidente, Marina Silva.

De acordo com o Comando da Aeronáutica, a aeronave é um Cessna 560XL,  que saiu do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto de Guarujá (SP).

Quando se preparava para pousar, o avião arremeteu devido ao mau tempo, após o que o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.

As entidades aeronáuticas informaram que já iniciaram as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente.

d.r. Eduardo Campos

Eduardo Campos e a esposa Renata, ao lado dos cinco filhos: Eduarda, João, Pedro, José e o bebé Miguel

Eduardo Campos e a esposa Renata, ao lado dos cinco filhos: Eduarda, João, Pedro, José e o bebé Miguel

Economista conceituado, político influente

Eduardo Campos nasceu no Recife, há 49, feitos no passado domingo, 10 de Agosto.

Trabalhou como economista e político. Exerceu funções como Governador de Pernambuco e Presidente do PSB. Exerceu mandatos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Secretário da Fazenda de Pernambuco e Ministro da Ciência e Tecnologia.

Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Eduardo Campos era neto de Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco, e considerado o seu principal herdeiro político.

Era filho de Maximiano Campos e da ex-deputada federal e ministra do Tribunal de Contas Ana Arraes.

Campos deixa 5 filhos. Era casado com a também economista e auditora do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco Renata Campos, que tinha acompanhado o candidato a uma entrevista, esta manhã, no Rio de Janeiro.

Após a entrevista, Renata Campos e o filho mais novo do casal, Miguel, com apenas alguns meses de idade, regressaram ao Recife num voo comercial.

Também a candidata a vice-presidente Marina Silva e o sobrinho do candidato, Rodrigo Molina, que estava previsto que viajassem no mesmo avião, escaparam à tragédia. Molina regressou ao Recife com Renata Campos.

 

 

ZAP / Lusa / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Alegado escritor-fantasma confessa que recebeu pagamentos de Sócrates

Domingos Farinho, alegado escritor-fantasma do livro de José Sócrates "A Confiança no Mundo", confessou que recebeu pagamentos do ex-primeiro-ministro através da RMF Consulting. No requerimento de abertura de instrução que apresentou em janeiro de 2020, o …

Os cavalos perdem quatro dedos no útero

Os cavalos têm apenas um dedo em cada pata, sendo os cascos o equivalente à falange dos nossos dedos médios. No entanto, os seus ancestrais tinham mais dedos em cada pata, variando entre três e …

"Década perdida". Novo Banco com prejuízos de 1.058,8 milhões em 2019

O presidente executivo do Novo Banco disse esta sexta-feira que os últimos dez anos foram uma "década perdida" para a empresa que começou por ser BES e passou em 2014 a Novo Banco, mas …

Estados Unidos assinam acordo de paz com os talibãs no Afeganistão

O presidente norte-americano, Donald Trump, pediu esta sexta-feira aos afegãos para "aproveitar a oportunidade de paz", ao abrigo do acordo de paz que os Estados Unidos vão assinar no sábado com os rebeldes talibãs. A …

Portugal poderá ter um milhão de infetados (e ser decretada quarentena obrigatória)

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite que poderá haver um milhão de portugueses infetados pelo Covid-19, 21.000 na semana mais crítica, assegurando que as autoridades de saúde estão a preparar-se para esta possibilidade. “Estamos a …

Descobertos na Sibéria vestígios do Evento de Tunguska, um dos maiores impactos na Terra

Um grupo de investigadores russos que investigam o fenómeno de Tunguska de 1908, o maior impacto terrestre registado na história moderna, descobriu camadas em sedimentos locais que podem conter substâncias de origem extraterrestre. A 30 de …

Exoplaneta gigante pode ter as condições ideais para abrigar vida

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que o enorme exoplaneta K2-18b - tem duas vezes o tamanho da Terra - pode reunir as condições ideais para abrigar vida. Depois de …

A Terra pode ter uma nova (e temporária) mini-lua

A Terra pode ter um novo vizinho, ainda que temporário. Astrónomos do Catalina Sky Survey, programa financiado pela NASA, acreditam ter identificado um asteróide que ficou preso na gravidade da Terra - pode ser a …

Príncipe italiano vende massa fresca numa roulote nos Estados Unidos

O príncipe italiano Emanuele Filiberto é dono da "Princípe de Veneza", a única roulote que vende massa fresca em Los Angeles, nos Estados Unidos. Harry e Meghan Markle podem bem pôr os olhos neste exemplo de …

Há 140 anos, "choveu" carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma "chuva" de carne cuja origem permanece um mistério. Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen …