//

Dilma Roussef reeleita presidente do Brasil

saladeimprensadilma13 / Flickr

A presidente reeleita do Brasil, Dilma Rousseff

A presidente reeleita do Brasil, Dilma Rousseff

Dilma Vana Rousseff, de 66 anos, foi reeleita este domingo Presidente do Brasil com 51,6% dos votos. Com o resultado, Dilma garante o lugar por mais quatro anos, para um mandato a ser iniciado em janeiro de 2015.

Com 100% dos votos apurados, a candidata do Partido dos Trabalhadores somou 51,64% dos votos válidos (54.499.901 votos) contra os 48,36% de Aécio Neves (51.041.010 votos), candidato do Partido da Social Democracia Brasileira. A abstenção na segunda volta das eleições brasileiras foi a opção de 30,09 milhões de eleitores, correspondentes a 21,09% dos 142,8 milhões inscritos para votar.

Dilma tinha sido oficialmente declarada vencedora pouco antes das 20h30 (22h30 em Lisboa), com 98% dos votos apurados, quando a candidata à reeleição atingiu 51,45% dos votos, frente a 48,55% do seu opositor, Aécio Neves.

A Presidente concorreu amparada pela coligação “Com a Força do Povo”, formada pelos partidos PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PC do B e PRB. O número dois de Dilma, Michel Temer, é o mesmo do primeiro mandato e foi indicado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com maioria no Congresso.

Durante a campanha, Dilma Rousseff não apresentou um programa de governo pormenorizado, mas apenas diretrizes obrigatórias de acordo com as regras exigidas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

No seu primeiro discurso após reeleita, a Presidente anunciou a intenção de realizar mudanças estruturais no país, a começar por uma reforma política e nova legislação para combater a corrupção.

Dilma acrescentou ainda que o desejo de “mudança” ficou claro ao longo da campanha, e que ela tem “consciência” de estar sendo reconduzida à presidência para fazer “as grandes mudanças que a sociedade brasileira exige”.

País dividido

O mapa das votações no Brasil revela um país dividido. A presidente reeleita Dilma Rousseff venceu no Norte e no Nordeste. Aécio Neves, que mantém o cargo de senador, liderou no Centro-Oeste, no Sudeste e no Sul.

Mais identificado com o setor empresarial, Aécio Neves, de centro-direita, conseguiu a maior vantagem no Sul do Brasil, região mais próspera, onde venceu Dilma por 58,9% a 41,1% e liderou em todos os estados. No Centro-Oeste, onde também venceu em todos os estados, o candidato da oposição obteve 57,42%, contra 42,58% da presidente.

Dilma obteve a maior vantagem no Nordeste, mais pobre, onde conseguiu 71,69% contra 28,31% de Aécio, com diferença de 12,2 milhões de votos e vitória em todos os estados.

Em algumas regiões, no entanto, a vitória não foi unânime.

No Norte, a presidente reeleita ganhou por 56,54% contra 43,46%, apesar de Aécio ter ficado à frente nos estados do Acre, Roraima e Rondônia. Ainda assim, a vantagem de Dilma na região chegou a 1,01 milhão de votos.

No Sudeste, Aécio venceu por 56,18% a 43,82%, mas a presidente Rousseff conseguiu a maioria dos votos no estado de Minas Gerais (52,41%) – uma grande derrota de Aécio Neves, já que o estado é o segundo maior colégio eleitoral do país, além de ser a sua própria base eleitoral. Aécio foi governador do estado durante dois mandatos consecutivos.

Já em São Paulo, estado com maior PIB e também o maior colégio eleitoral do Brasil, Aécio Neves recebeu a maioria dos votos. No Rio de Janeiro, Dilma venceu com 54,94%.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.