Dilma Roussef reeleita presidente do Brasil

saladeimprensadilma13 / Flickr

A presidente reeleita do Brasil, Dilma Rousseff

A presidente reeleita do Brasil, Dilma Rousseff

Dilma Vana Rousseff, de 66 anos, foi reeleita este domingo Presidente do Brasil com 51,6% dos votos. Com o resultado, Dilma garante o lugar por mais quatro anos, para um mandato a ser iniciado em janeiro de 2015.

Com 100% dos votos apurados, a candidata do Partido dos Trabalhadores somou 51,64% dos votos válidos (54.499.901 votos) contra os 48,36% de Aécio Neves (51.041.010 votos), candidato do Partido da Social Democracia Brasileira. A abstenção na segunda volta das eleições brasileiras foi a opção de 30,09 milhões de eleitores, correspondentes a 21,09% dos 142,8 milhões inscritos para votar.

Dilma tinha sido oficialmente declarada vencedora pouco antes das 20h30 (22h30 em Lisboa), com 98% dos votos apurados, quando a candidata à reeleição atingiu 51,45% dos votos, frente a 48,55% do seu opositor, Aécio Neves.

A Presidente concorreu amparada pela coligação “Com a Força do Povo”, formada pelos partidos PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PC do B e PRB. O número dois de Dilma, Michel Temer, é o mesmo do primeiro mandato e foi indicado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com maioria no Congresso.

Durante a campanha, Dilma Rousseff não apresentou um programa de governo pormenorizado, mas apenas diretrizes obrigatórias de acordo com as regras exigidas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

No seu primeiro discurso após reeleita, a Presidente anunciou a intenção de realizar mudanças estruturais no país, a começar por uma reforma política e nova legislação para combater a corrupção.

Dilma acrescentou ainda que o desejo de “mudança” ficou claro ao longo da campanha, e que ela tem “consciência” de estar sendo reconduzida à presidência para fazer “as grandes mudanças que a sociedade brasileira exige”.

País dividido

O mapa das votações no Brasil revela um país dividido. A presidente reeleita Dilma Rousseff venceu no Norte e no Nordeste. Aécio Neves, que mantém o cargo de senador, liderou no Centro-Oeste, no Sudeste e no Sul.

Mais identificado com o setor empresarial, Aécio Neves, de centro-direita, conseguiu a maior vantagem no Sul do Brasil, região mais próspera, onde venceu Dilma por 58,9% a 41,1% e liderou em todos os estados. No Centro-Oeste, onde também venceu em todos os estados, o candidato da oposição obteve 57,42%, contra 42,58% da presidente.

Dilma obteve a maior vantagem no Nordeste, mais pobre, onde conseguiu 71,69% contra 28,31% de Aécio, com diferença de 12,2 milhões de votos e vitória em todos os estados.

Em algumas regiões, no entanto, a vitória não foi unânime.

No Norte, a presidente reeleita ganhou por 56,54% contra 43,46%, apesar de Aécio ter ficado à frente nos estados do Acre, Roraima e Rondônia. Ainda assim, a vantagem de Dilma na região chegou a 1,01 milhão de votos.

No Sudeste, Aécio venceu por 56,18% a 43,82%, mas a presidente Rousseff conseguiu a maioria dos votos no estado de Minas Gerais (52,41%) – uma grande derrota de Aécio Neves, já que o estado é o segundo maior colégio eleitoral do país, além de ser a sua própria base eleitoral. Aécio foi governador do estado durante dois mandatos consecutivos.

Já em São Paulo, estado com maior PIB e também o maior colégio eleitoral do Brasil, Aécio Neves recebeu a maioria dos votos. No Rio de Janeiro, Dilma venceu com 54,94%.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …