Dilma Roussef reeleita presidente do Brasil

saladeimprensadilma13 / Flickr

A presidente reeleita do Brasil, Dilma Rousseff

A presidente reeleita do Brasil, Dilma Rousseff

Dilma Vana Rousseff, de 66 anos, foi reeleita este domingo Presidente do Brasil com 51,6% dos votos. Com o resultado, Dilma garante o lugar por mais quatro anos, para um mandato a ser iniciado em janeiro de 2015.

Com 100% dos votos apurados, a candidata do Partido dos Trabalhadores somou 51,64% dos votos válidos (54.499.901 votos) contra os 48,36% de Aécio Neves (51.041.010 votos), candidato do Partido da Social Democracia Brasileira. A abstenção na segunda volta das eleições brasileiras foi a opção de 30,09 milhões de eleitores, correspondentes a 21,09% dos 142,8 milhões inscritos para votar.

Dilma tinha sido oficialmente declarada vencedora pouco antes das 20h30 (22h30 em Lisboa), com 98% dos votos apurados, quando a candidata à reeleição atingiu 51,45% dos votos, frente a 48,55% do seu opositor, Aécio Neves.

A Presidente concorreu amparada pela coligação “Com a Força do Povo”, formada pelos partidos PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PC do B e PRB. O número dois de Dilma, Michel Temer, é o mesmo do primeiro mandato e foi indicado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com maioria no Congresso.

Durante a campanha, Dilma Rousseff não apresentou um programa de governo pormenorizado, mas apenas diretrizes obrigatórias de acordo com as regras exigidas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

No seu primeiro discurso após reeleita, a Presidente anunciou a intenção de realizar mudanças estruturais no país, a começar por uma reforma política e nova legislação para combater a corrupção.

Dilma acrescentou ainda que o desejo de “mudança” ficou claro ao longo da campanha, e que ela tem “consciência” de estar sendo reconduzida à presidência para fazer “as grandes mudanças que a sociedade brasileira exige”.

País dividido

O mapa das votações no Brasil revela um país dividido. A presidente reeleita Dilma Rousseff venceu no Norte e no Nordeste. Aécio Neves, que mantém o cargo de senador, liderou no Centro-Oeste, no Sudeste e no Sul.

Mais identificado com o setor empresarial, Aécio Neves, de centro-direita, conseguiu a maior vantagem no Sul do Brasil, região mais próspera, onde venceu Dilma por 58,9% a 41,1% e liderou em todos os estados. No Centro-Oeste, onde também venceu em todos os estados, o candidato da oposição obteve 57,42%, contra 42,58% da presidente.

Dilma obteve a maior vantagem no Nordeste, mais pobre, onde conseguiu 71,69% contra 28,31% de Aécio, com diferença de 12,2 milhões de votos e vitória em todos os estados.

Em algumas regiões, no entanto, a vitória não foi unânime.

No Norte, a presidente reeleita ganhou por 56,54% contra 43,46%, apesar de Aécio ter ficado à frente nos estados do Acre, Roraima e Rondônia. Ainda assim, a vantagem de Dilma na região chegou a 1,01 milhão de votos.

No Sudeste, Aécio venceu por 56,18% a 43,82%, mas a presidente Rousseff conseguiu a maioria dos votos no estado de Minas Gerais (52,41%) – uma grande derrota de Aécio Neves, já que o estado é o segundo maior colégio eleitoral do país, além de ser a sua própria base eleitoral. Aécio foi governador do estado durante dois mandatos consecutivos.

Já em São Paulo, estado com maior PIB e também o maior colégio eleitoral do Brasil, Aécio Neves recebeu a maioria dos votos. No Rio de Janeiro, Dilma venceu com 54,94%.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …