Detenção de José Sócrates nas manchetes da imprensa internacional

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

A detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates está hoje em destaque nas agências noticiosas e nas edições online dos principais jornais europeus.

As agências francesas France Presse e a espanhola EFE noticiaram a detenção do antigo chefe do Governo português citando uma nota da Procuradoria-Geral da República (PGR) a que acrescentaram pormenores divulgados por alguns jornais portugueses.

Antigo primeiro-ministro detido em investigação de fraude fiscal”, titulou a France Presse, baseando o texto na nota difundida na sexta-feira pela PGR, que confirma a detenção de outras três pessoas na mesma investigação.

A France Presse cita ainda informações veiculadas por jornais portugueses que dão conta de que José Sócrates, 57 anos, foi detido na noite de sexta-feira à sua chegada ao aeroporto de Lisboa.

Lembra que a detenção do ex-primeiro-ministro acontece uma semana depois das ocorridas no âmbito do caso de suspeitas de corrupção associadas à emissão de vistos ‘gold’, que levou a detenção de altos funcionários do Estado português e à demissão do então ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

Ecos em Espanha e na Alemanha

A agência EFE noticia a detenção do “carismático socialista José Sócrates”, assinalando que se trata do primeiro ex-primeiro ministro da história de Portugal a ser detido.

“A detenção de Sócrates mancha a imagem de um político que tinha regressado ao debate público há um ano e meio e a quem alguns viam como possível candidato a Presidente da República“, escreve a EFE, apresentando um perfil do político.

O jornal El Mundo reproduz na sua edição on-line o texto da EFE e escreve “Detido ex-primeiro-ministro português José Sócrates por fraude fiscal”, acrescentando “O carismático barão socialista à beira do precipício“.

O El País titula “Detido ex-primeiro-ministro português por corrupção” e fala em “terramoto político em Portugal“, ilustrando o artigo com uma foto de José Sócrates, numa acção do Partido Socialista em 2011.

Na foto, a mesma usada pelo alemão Der Spiegel para noticiar o assunto, o antigo primeiro-ministro aparece a levar a mão à testa.

“Escândalo de corrupção em Portugal. Ex-primeiro-ministro Sócrates detido”, titula o Spiegel.

O francês Le Monde escreve “Antigo primeiro-ministro José Sócrates detido por fraude fiscal”, citando as informações oficiais da PGR.

Sem comentários no Brasil

A detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates está para já a passar ao lado das edições electrónicas dos principais jornais britânicos, norte-americanos e brasileiros.

Do outro lado do Atlântico, apenas os jornais venezuelanos, deram destaque à notícia da detenção de José Sócrates.

“Este sábado o ex-primeiro-ministro socialista terá que comparecer perante um juiz para ser interrogado no âmbito de uma investigação sobre ‘operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro sem justificação conhecida e legalmente admissível”, noticiava a Union Radio.

O portal noticias24.com avançava que tinha sido detido o ex-primeiro-ministro português “por fraude fiscal e corrupção” e que o socialista fazia parte de um grupo de quatro pessoas detidas durante os últimos dias.

Reacções na China

A agência noticiosa oficial chinesa Xinhua relatou sem comentários a detenção do ex-primeiro-ministro português.

Citando a Procuradoria-geral da Republica e a imprensa portuguesa, nomeadamente o semanário Sol, a Xinhua refere que José Sócrates e “três outras pessoas foram detidas nos últimos dias” no âmbito da mesma investigação.

Na noticia, um despacho de 20 linhas, difundido cerca das 20:00 (meio-dia em Lisboa), a Xinhua recorda que aquelas detenções ocorrem “apenas uma semana depois de vários altos funcionários portugueses” terem sido detidos no âmbito do caso dos vistos ‘gold’, “que levou à demissão do ministro da Administração Interna”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …