Detenção de José Sócrates nas manchetes da imprensa internacional

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

A detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates está hoje em destaque nas agências noticiosas e nas edições online dos principais jornais europeus.

As agências francesas France Presse e a espanhola EFE noticiaram a detenção do antigo chefe do Governo português citando uma nota da Procuradoria-Geral da República (PGR) a que acrescentaram pormenores divulgados por alguns jornais portugueses.

Antigo primeiro-ministro detido em investigação de fraude fiscal”, titulou a France Presse, baseando o texto na nota difundida na sexta-feira pela PGR, que confirma a detenção de outras três pessoas na mesma investigação.

A France Presse cita ainda informações veiculadas por jornais portugueses que dão conta de que José Sócrates, 57 anos, foi detido na noite de sexta-feira à sua chegada ao aeroporto de Lisboa.

Lembra que a detenção do ex-primeiro-ministro acontece uma semana depois das ocorridas no âmbito do caso de suspeitas de corrupção associadas à emissão de vistos ‘gold’, que levou a detenção de altos funcionários do Estado português e à demissão do então ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

Ecos em Espanha e na Alemanha

A agência EFE noticia a detenção do “carismático socialista José Sócrates”, assinalando que se trata do primeiro ex-primeiro ministro da história de Portugal a ser detido.

“A detenção de Sócrates mancha a imagem de um político que tinha regressado ao debate público há um ano e meio e a quem alguns viam como possível candidato a Presidente da República“, escreve a EFE, apresentando um perfil do político.

O jornal El Mundo reproduz na sua edição on-line o texto da EFE e escreve “Detido ex-primeiro-ministro português José Sócrates por fraude fiscal”, acrescentando “O carismático barão socialista à beira do precipício“.

O El País titula “Detido ex-primeiro-ministro português por corrupção” e fala em “terramoto político em Portugal“, ilustrando o artigo com uma foto de José Sócrates, numa acção do Partido Socialista em 2011.

Na foto, a mesma usada pelo alemão Der Spiegel para noticiar o assunto, o antigo primeiro-ministro aparece a levar a mão à testa.

“Escândalo de corrupção em Portugal. Ex-primeiro-ministro Sócrates detido”, titula o Spiegel.

O francês Le Monde escreve “Antigo primeiro-ministro José Sócrates detido por fraude fiscal”, citando as informações oficiais da PGR.

Sem comentários no Brasil

A detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates está para já a passar ao lado das edições electrónicas dos principais jornais britânicos, norte-americanos e brasileiros.

Do outro lado do Atlântico, apenas os jornais venezuelanos, deram destaque à notícia da detenção de José Sócrates.

“Este sábado o ex-primeiro-ministro socialista terá que comparecer perante um juiz para ser interrogado no âmbito de uma investigação sobre ‘operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro sem justificação conhecida e legalmente admissível”, noticiava a Union Radio.

O portal noticias24.com avançava que tinha sido detido o ex-primeiro-ministro português “por fraude fiscal e corrupção” e que o socialista fazia parte de um grupo de quatro pessoas detidas durante os últimos dias.

Reacções na China

A agência noticiosa oficial chinesa Xinhua relatou sem comentários a detenção do ex-primeiro-ministro português.

Citando a Procuradoria-geral da Republica e a imprensa portuguesa, nomeadamente o semanário Sol, a Xinhua refere que José Sócrates e “três outras pessoas foram detidas nos últimos dias” no âmbito da mesma investigação.

Na noticia, um despacho de 20 linhas, difundido cerca das 20:00 (meio-dia em Lisboa), a Xinhua recorda que aquelas detenções ocorrem “apenas uma semana depois de vários altos funcionários portugueses” terem sido detidos no âmbito do caso dos vistos ‘gold’, “que levou à demissão do ministro da Administração Interna”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …