Detenção de José Sócrates nas manchetes da imprensa internacional

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

A detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates está hoje em destaque nas agências noticiosas e nas edições online dos principais jornais europeus.

As agências francesas France Presse e a espanhola EFE noticiaram a detenção do antigo chefe do Governo português citando uma nota da Procuradoria-Geral da República (PGR) a que acrescentaram pormenores divulgados por alguns jornais portugueses.

Antigo primeiro-ministro detido em investigação de fraude fiscal”, titulou a France Presse, baseando o texto na nota difundida na sexta-feira pela PGR, que confirma a detenção de outras três pessoas na mesma investigação.

A France Presse cita ainda informações veiculadas por jornais portugueses que dão conta de que José Sócrates, 57 anos, foi detido na noite de sexta-feira à sua chegada ao aeroporto de Lisboa.

Lembra que a detenção do ex-primeiro-ministro acontece uma semana depois das ocorridas no âmbito do caso de suspeitas de corrupção associadas à emissão de vistos ‘gold’, que levou a detenção de altos funcionários do Estado português e à demissão do então ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

Ecos em Espanha e na Alemanha

A agência EFE noticia a detenção do “carismático socialista José Sócrates”, assinalando que se trata do primeiro ex-primeiro ministro da história de Portugal a ser detido.

“A detenção de Sócrates mancha a imagem de um político que tinha regressado ao debate público há um ano e meio e a quem alguns viam como possível candidato a Presidente da República“, escreve a EFE, apresentando um perfil do político.

O jornal El Mundo reproduz na sua edição on-line o texto da EFE e escreve “Detido ex-primeiro-ministro português José Sócrates por fraude fiscal”, acrescentando “O carismático barão socialista à beira do precipício“.

O El País titula “Detido ex-primeiro-ministro português por corrupção” e fala em “terramoto político em Portugal“, ilustrando o artigo com uma foto de José Sócrates, numa acção do Partido Socialista em 2011.

Na foto, a mesma usada pelo alemão Der Spiegel para noticiar o assunto, o antigo primeiro-ministro aparece a levar a mão à testa.

“Escândalo de corrupção em Portugal. Ex-primeiro-ministro Sócrates detido”, titula o Spiegel.

O francês Le Monde escreve “Antigo primeiro-ministro José Sócrates detido por fraude fiscal”, citando as informações oficiais da PGR.

Sem comentários no Brasil

A detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates está para já a passar ao lado das edições electrónicas dos principais jornais britânicos, norte-americanos e brasileiros.

Do outro lado do Atlântico, apenas os jornais venezuelanos, deram destaque à notícia da detenção de José Sócrates.

“Este sábado o ex-primeiro-ministro socialista terá que comparecer perante um juiz para ser interrogado no âmbito de uma investigação sobre ‘operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro sem justificação conhecida e legalmente admissível”, noticiava a Union Radio.

O portal noticias24.com avançava que tinha sido detido o ex-primeiro-ministro português “por fraude fiscal e corrupção” e que o socialista fazia parte de um grupo de quatro pessoas detidas durante os últimos dias.

Reacções na China

A agência noticiosa oficial chinesa Xinhua relatou sem comentários a detenção do ex-primeiro-ministro português.

Citando a Procuradoria-geral da Republica e a imprensa portuguesa, nomeadamente o semanário Sol, a Xinhua refere que José Sócrates e “três outras pessoas foram detidas nos últimos dias” no âmbito da mesma investigação.

Na noticia, um despacho de 20 linhas, difundido cerca das 20:00 (meio-dia em Lisboa), a Xinhua recorda que aquelas detenções ocorrem “apenas uma semana depois de vários altos funcionários portugueses” terem sido detidos no âmbito do caso dos vistos ‘gold’, “que levou à demissão do ministro da Administração Interna”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …

Autárquicas foram prova de vida para o CDS. Rodrigues dos Santos respira, Melo põe-se à espreita

Nuno Melo já se tinha colocado em posição de ataque na corrida interna, mas terá de esperar. O CDS "está vivo" e as autárquicas foram prova disso. O CDS decidiu apoiar Carlos Moedas e não se …