Depois das críticas, Conselho Nacional de Saúde Pública reúne-se (6 meses depois do último encontro)

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Depois das críticas do bastonário da Ordem dos Médicos, o Conselho Nacional de Saúde Pública vai reunir-se esta sexta-feira com o Governo – algo que já não acontece desde março.

O jornal Público avança esta terça-feira que a reunião está marcada para as 15h do dia 23 de outubro e será feita por videoconferência. No encontro será analisada a “situação epidemiológica atual e a implementação de medidas de saúde pública”, segundo o Ministério da Saúde”.

O Conselho Nacional de Saúde Pública, órgão consultivo do Governo no âmbito da prevenção e do controlo das doenças transmissíveis, que conta com várias personalidades de diversas áreas, não se reunia com o Executivo desde março – altura em que se avaliou o encerramento ou não das escolas.

Esta segunda-feira, Jorge Torgal, membro e porta-voz do Conselho Nacional de Saúde Pública, considerou, em declarações à TSF, que não são necessários mais encontros.

“Não estamos em nenhuma situação alarmante. Preocupante, sim, mas não alarmante. A evolução da epidemia está a seguir o seu curso normal. A capacidade de resposta dos serviços clínicos está de acordo com a que era esperada”, disse.

Esta convocatória acontece depois de, no domingo, a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, ter criticado o facto de não haver encontros entre o Governo e o Conselho Nacional de Saúde Pública desde março, sublinhando a necessidade de se criar um conselho científico permanente e independente para dar resposta à pandemia.

Além disso, o bastonário da Ordem dos Médicos disse na segunda-feira que o Presidente da República está a fazer o que a ministra da Saúde devia ter feito e não fez, no que diz respeito às audiências relacionadas com a pandemia.

 

O Presidente da República começou esta segunda-feira, com a ministra da Saúde, Marta Temido, uma série de audiências com responsáveis de instituições e outras personalidades tendo como pano de fundo a pandemia de covid-19.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Como é que é possível 30 alunos numa sala está bem, e 5 pessoas ao ar livre???
    Se um aluno estiver infetado não se testa a turma ou mesmo a escola toda???
    Continuamos a brincar com coisas muito sérias!

RESPONDER

Governo de Biden quer que estados ofereçam 100 dólares a quem for vacinado

O Governo dos Estados Unidos quer que os vários estados norte-americanos ofereçam um cheque de 100 dólares aos cidadãos que se vacinem contra a covid-19. De acordo com a imprensa norte-americana, o Governo de Joe Biden …

"Estou com vergonha, fui uma deceção": a chorar, Rochele pediu desculpa a Portugal

Judoca nascida no Brasil, que se naturalizou por Portugal a pensar nos Jogos Olímpicos, só venceu um combate em Tóquio. Rochele Nunes chegou aos Jogos Olímpicos com o objetivo de subir ao pódio mas só venceu …

Governo acelera no desconfinamento, mas ainda há questões para os peritos resolverem

Plano apresentado pelo Governo esta quinta-feira diverge do proposto pelos peritos, sobretudo na data prevista para a imunidade de grupo e, consequentemente, para o levantamento de medidas restritivas. Apesar das medidas anunciadas que sugerem um …

Se António Costa sair, "o PS parte-se todo"

Rui Rio não esconde a ambição de tirar o lugar a António Costa. Em entrevista ao Expresso, o líder social-democrata assumiu estar convicto de que o PS "se parte todo" se o atual secretário-geral do …

Vladimiro Feliz concorre ao Porto com o apoio de cinco independentes

Vladimiro Feliz concorre à Câmara do Porto pelo PSD, contando com o apoio de cinco independentes numa lista de 13 pessoas. "Rui Moreira tornou-se um autarca vulgar", disse Vladimiro Feliz numa recente entrevista ao jornal Público. …

Rui Costa "jamais aceitaria ser príncipe herdeiro" (e deixa candidatura em aberto)

O presidente do Benfica, Rui Costa, disse que seria uma cobardia a si próprio e aos benfiquistas se não assumisse o cargo e que ignorou Luís Filipe Vieira porque ninguém está acima do clube. “Não podia …

Emprego recupera para níveis históricos, mas jovens não acompanham tendência

Números provisórios do INE correspondentes a junho indicam uma retoma do emprego, com 17 mil novos postos de trabalho criados — numa sequência de cinco meses consecutivos de melhoria. Trata-se do mês mais forte desde …

Desconfinamento: A satisfação de uns, continua a ser a angústia de outros

Há vários meses que muitas áreas de atividade económica desejavam o anúncio de um desconfinamento generalizado. Numa altura altura em que a taxa de vacinação está a aumentar progressivamente, o Governo fez-lhes a vontade, mas …

Hospitais privados acusados de acordo anticoncorrencial com a ADSE e IASFA

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou esta quinta-feira cinco grupos hospitalares privados e a respetiva associação empresarial por acordo anticoncorrencial, pelo menos durante cinco anos, quando organizaram uma estratégia no âmbito das negociações comerciais com …

Santos explica por que falharam as negociações com o Benfica por Kaio Jorge

O consultor de mercado do Santos, Sergio Canozzi, explica que a crise interna do Benfica prejudicou as negociações por Kaio Jorge. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com pagamento e cedência de …