/

Controlo na fronteira com Espanha prolongado até 15 de maio

Tiago Petinga / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

O ministro da Administração Interna anunciou que o controlo de fronteiras com Espanha se vai prolongar até ao dia 15 de maio.

Segundo a rádio TSF, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou que já foi acordado com o Governo espanhol que o controlo de fronteiras se vai prolongar durante mais um mês, até ao dia 15 de maio.

Sobre a renovação do estado de emergência, uma vontade expressa pelo Presidente da República na última mensagem ao país, o governante diz que o Executivo está em sintonia.

“Está formada a minha convicção quanto à renovação do estado de emergência até ao dia 1 de maio. Não podemos brincar em serviço, não podemos afrouxar“, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

“O Governo está inteiramente em sintonia com a posição do Presidente da República, no sentido de que o estado de emergência deverá ser prorrogado num terceiro período: a partir do próximo dia 17, indo até ao início do mês de maio. Teremos de encontrar a forma de retomar gradualmente, com segurança”, explicou Cabrita, citado pela mesma rádio.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na Assembleia da República.

126 detenções no segundo estado de emergência

O ministro também anunciou que foram registadas 126 detenções durante o segundo período do estado de emergência, tendo destacado o comportamento exemplar dos portugueses durante o período da Páscoa.

O ministro destacou as 28 detenções por violação de obrigação de confinamento, considerando tratar-se dos “casos mais graves”.

Segundo o governante, 59 pessoas foram detidas por violação do dever geral de recolhimento, oito por tentativa de violação das regras de limitação de passagem no concelho, 11 por manutenção aberta de estabelecimentos, sete por resistência às autoridades e 13 por violação das regras próprias da cerca sanitária de Ovar.

O ministro sublinhou também que as polícias reportam “níveis baixíssimos de circulação de cidadãos”, bem como uma adesão às recomendações das forças e serviços de segurança.

Cabrita referiu que os portugueses cumpriram “de forma exemplar” as recomendações da Direção-Geral da Saúde e das forças de segurança durante o período da Páscoa.

O boletim diário da Direção-Geral de saúde revelou, esta segunda-feira, que Portugal regista 535 mortes por covid-19, mais 31 do que no domingo, e um acréscimo de 349 casos, ou seja, uma subida de 2,1%, havendo um total de 16.934 infetados.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.