Governo já contratou 4300 profissionais de saúde para reforçar SNS

José Sena Goulão / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas (E), e o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales (D)

Cerca de 4300 profissionais de saúde foram contratados para garantir a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) “às diferentes fases da pandemia”, anunciou, esta sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde.

“Temos feito um reforço importante ao nível dos recursos humanos para garantir que o Serviço Nacional de Saúde vai tendo capacidade de resposta às diferentes fases da pandemia”, afirmou António Lacerda Sales na conferência de imprensa regular sobre a covid-19.

Assim, foram contratados no âmbito da resposta à covid-19 cerca de 4300 profissionais de saúde. Destes, mais de 1800 são assistentes operacionais, mais de 1300 são enfermeiros, cerca de 170 médicos, entre outros, como assistentes técnicos e técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica.

O governante recordou também a abertura do procedimento para 435 postos de trabalho na especialidade de Medicina Geral e Familiar, observando que “é o maior número de vagas para médicos de família dos últimos tempos”.

Foi também publicado o despacho que fixou os postos de trabalho médico nas zonas geográficas do país e especialidades definidas como carenciadas.

“São 185 vagas, o maior número de sempre para zonas do país que mais delas necessitam como o Algarve, as Beiras, Trás-os-Montes, às quais o Governo atribui um conjunto de incentivos aos profissionais que a elas se candidatam, porque reconhecemos que a força de trabalho é o motor do Serviço Nacional de Saúde e queremos profissionais de saúde motivados”, vincou Lacerda Sales.

O secretário de Estado assinalou ainda que, pela primeira vez, o concurso de mobilidades para vínculos ao SNS abrange as especialidades médicas hospitalares e saúde pública e que “será brevemente lançado”. Segundo o governante, foram também abertas 2400 vagas para a formação no internato geral.

Mais de 1,7 milhões de testes à covid-19

O secretário de Estado disse ainda que Portugal já fez, desde 1 de março, mais de 1,7 milhões de testes diagnósticos à covid-19″.

“Em agosto, a média de testes por dia é superior a 13 mil, o que faz com que sejamos o sexto país da União Europeia com mais testes por milhão de habitantes”, destacou.

Na mesma conferência de imprensa, Purificação Gandra, coordenadora da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, destaca que, durante o período da pandemia, registaram-se 15 óbitos devido à covid-19.

“A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados tem, neste momento, um único doente com covid-19 nas suas 393 unidades”, disse Lacerda Sales, citado pelo jornal online Observador.

Lares são responsabilidade das ARS e autoridades locais

Por sua vez, o subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, disse que quem deve prestar apoio aos lares e fazer a vigilância são as autoridades regionais de saúde (ARS) e as autoridades locais.

Sobre o relatório da Ordem dos Médicos, que mostra que o lar de Reguengos não cumpria as orientações da DGS, o responsável diz que este “é bem vindo e deve ser analisado com cuidado”. Porém, recorda que os lares não são responsabilidade direta da DGS.

Relativamente aos lares, Purificação Gandra declarou que, atualmente, existem 76 instituições com infetados, quando em abril eram 365. Neste momento, há 500 doentes nestas estruturas, sendo que no pico da pandemia eram 2500.

O mais relevante, neste momento, é o do lar de Torres Vedras, que tem 48 utentes infetados, sendo que 17 tiveram de ser internados. 24 funcionários também testaram positivo e estão de quarentena em casa.

Em Portugal, morreram 1746 pessoas das 52.351 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …