Ministério da Saúde abre 435 vagas para médicos de família

COD Newsroom / Flickr

É o maior número de vagas dos últimos anos colocadas a concurso para a contratação de médicos especialistas em medicina geral e familiar para o SNS.

De acordo com o jornal Público, o Ministério da Saúde abriu 435 vagas para a contratação de médicos recém-especialistas em medicina geral e familiar para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), mais 37 vagas em relação ao concurso da primeira época do ano passado.

Das 435 vagas, já se sabe que 185 dão direito a incentivos para atrair os médicos para zonas carenciadas do país. São mais 18 do que as lançadas no ano anterior.

Entretanto, o comunicado do Ministério da Saúde, citado pelo semanário Expresso, explica que entre estes incentivos estão o “acréscimo da remuneração base de 40%, um reforço de dois dias de férias, a possibilidade de participação em atividades de investigação clínica, e maior facilidade de mobilidade também para os cônjuges”.

Segundo o diário, das vagas colocadas a concurso, 216 situam-se na Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, 86 na ARS Norte, 64 na ARS Centro, 34 na ARS Alentejo e 35 na ARS Algarve.

“Nunca como hoje, foi tão necessário que o SNS estivesse à altura dos desafios assistenciais como nesta época em que vivemos sob a ameaça da covid-19″, salienta o despacho conjunto dos ministérios da Saúde, Finanças e Modernização do Estado e da Administração Pública.

O Público escreve ainda que, tal como tem sido prática nos últimos anos, há mais vagas a concurso do que médicos formados, este ano, em medicina geral e familiar (394).

No ano passado, o Governo abriu 398 vagas e candidataram-se 370 profissionais, sendo que um foi excluído. No final, foram colocados 305 médicos de família.

Os sindicatos criticam a demora na abertura do concurso, que se atrasou devido à pandemia de covid-19. A Federação Nacional dos Médicos e o Sindicato Independente dos Médicos lembram que as notas dos internatos médicos foram homologadas a 16 de junho, e que a lei diz que o concurso deve ser aberto no prazo de 30 dias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, os vikings não eram loiros nem tinham olhos azuis (e também não eram da Escandinávia)

Um estudo revelou que os Vikings afinal não eram loiros nem provenientes da Escandinávia. O estudo, realizado através da análise de ADN, conclui ainda que indivíduos que não eram vikings foram enterrados como tal. Normalmente, a …

Emmys 2020: "Succession" é a série do ano, "Schitt’s Creek" e "Watchmen" em destaque

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia. Centrada em …

Aulas do 1.º ciclo em escola de Lisboa suspensas. Escola em Viseu fecha portas

As aulas do 1.º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas, devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a covid-19. De acordo com o Agrupamento …

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …

FinCEN Files. Isabel dos Santos e marido envolvidos em investigação aos maiores bancos mundiais

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo estão entre os clientes confidenciais de bancos que foram reportados às autoridades norte-americanas, segundo uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ). A empresária angolana Isabel dos Santos …

Alojamento local, hotéis e pousadas. Governo anuncia mais 4.500 camas para universitários

Acordos com hotéis e alojamentos locais vão reforçar a oferta de alojamento estudantil depois de uma perda de 15% dos lugares em residências. Hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar “mais 4.500 …

As girafas são tão altas que podem funcionar como um pára-raios fatal

A ideia de que a girafa pode funcionar como um pára-raios não é nova e já se sabe que estes animais já foram mortos por relâmpagos. Porém, agora, cientistas descreveram as circunstâncias em detalhe pela …

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …