Conselho Europeu reúne-se para evitar uma guerra de vacinas. Biden é o convidado especial da hora do jantar

Stephanie Lecocq / AFP

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Esta quinta-feira, os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) vão reunir-se numa cimeira que tem como objetivo evitar bloqueios de exportações e guerras de vacinas desnecessárias. Por volta da hora do jantar, vão contar com a presença, por videoconferência, de um convidado especial: Joe Biden.

Segundo o Expresso, um alto responsável europeu revelou que vários países têm-se mostrado “prudentes quanto à aplicação” de um mecanismo que aperta o controlo das exportações para fora do bloco europeu.

Um dia depois de a Comissão Europeia ter proposto um reforço do controlo sobre as exportações de vacinas, os chefes de Estado e de Governo vão reunir-se esta quinta-feira com um objetivo comum: evitar um bloqueio de exportações por parte da UE, que pode criar problemas mais graves na cadeia de abastecimento global

A proposta da Comissão para reforçar o mecanismo de autorização de exportação de vacinas deverá funcionar como um alerta para se evitar uma guerra de vacinas desnecessária, nomeadamente com o Reino Unido.

De acordo com este princípio, a UE verificaria se os países para os quais são exportadas vacinas estão a devolver a solidariedade ou, se pelo contrário, estão a travar a chegada de doses e componentes à União Europeia. Nesse caso, as exportações arriscam ser bloqueadas.

O semanário avança, no entanto, que há vários países reticentes em aplicar a “ideia de reciprocidade“.

Na reunião desta quinta-feira, as vozes vão soar em uníssono e defender o aumento dos esforços para acelerar a produção e distribuição de vacinas e garantir que as farmacêuticas não criam mais atrasos.

A AstraZeneca continua debaixo de fogo pelas falhas na distribuição de vacinas à União Europeia. Além disso, as 29 milhões de doses encontradas numa fábrica em Itália lançou ainda mais confusão, pelo facto de ter sido avançado que seriam destinadas ao Reino Unido.

Os britânicos já negaram e a farmacêutica garantiu que as doses se destinam à União Europeia e aos países de baixos rendimentos.

Por volta da hora do jantar – 19h45 (hora de Lisboa) – os chefes de Estado e de Governo da UE vão ter um convidado especial a participar na reunião do Conselho Europeu: o Presidente norte-americano Joe Biden.

Este será o primeiro contacto do governante com os líderes europeus, que irá dirigir-se aos 27 para falar de cooperação e do futuro da relação transatlântica. No final, António Costa, enquanto presidente do Conselho da UE, deverá falar em nome dos restantes.

O Expresso avança que deverão ser abordados temas de interesse comum: o combate às alterações climáticas; o combate à pandemia de covid-19; e a relação com a Rússia.

A videoconferência de líderes arranca às 12h de Lisboa.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …