/

Encontradas 29 milhões de doses da AstraZeneca escondidas em Itália

1

Foram encontradas, esta quarta-feira, 29 milhões de doses da vacina da AstraZeneca escondidas numa fábrica em Itália, cujo destino seria o Reino Unido.

Segundo avança o jornal italiano La Stampa, as 29 milhões de doses da vacina da AstraZeneca foram encontradas numa fábrica da empresa Catalent em Anagni, perto da capital italiana, e o seu destino seria o Reino Unido.

A descoberta das autoridades italianas vai ao encontro da inspeção desencadeada pela Comissão Europeia, que pretende controlar a exportação de vacinas para países que tenham taxas de vacinação mais altas do que as da União Europeia e para países que bloqueiem exportações para a UE.

Esta quarta-feira, a Comissão Europeia vai apresentar uma revisão do mecanismo de transparência que obriga as farmacêuticas a pedir autorização antes de exportarem doses para fora da União Europeia.

Num comunicado enviado à rádio TSF, a AstraZeneca garantiu que as únicas exportações que tem planeadas são para países mais pobres, que pertencem ao programa Covax, sendo que 13 milhões destas doses aguardam luz verde do controlo de qualidade para poderem ser enviadas.

Além dessas, a farmacêutica referiu que os outros 16 milhões se destinam aos países da União Europeia, estando apenas à espera de aprovação.

As 29 milhões de doses agora descobertas correspondem a quase ao dobro daquelas que a farmacêutica já enviou até agora à União Europeia (16,6 milhões). Recorde-se que a AstraZeneca comprometeu-se a entregar cerca de 100 milhões de doses da sua vacina à UE no primeiro trimestre deste ano.

A diretora-geral de Saúde da Comissão Europeia, Sandra Gallina, disse, esta terça-feira, que os atrasos na campanha de vacinação dos 27 devem-se exclusivamente ao “muito mau desempenho” da AstraZeneca, pois as restantes farmacêuticas estão a cumprir integralmente os contratos.

Contudo, a diretora-geral de Saúde da Comissão manifestou-se convicta de que a campanha de vacinação irá conhecer “um forte impulso” graças à quarta vacina autorizada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA), ou seja, a desenvolvida pela norte-americana Johnson & Johnson, que começará a ser fornecida à Europa já em abril e que, destacou, é administrada numa só dose.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.