Congresso do PS: Costa avisa que não ouvirão partido falar sobre decisões judiciais

(dr) SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

O novo líder do PS, António Costa

O secretário-geral do PS, António Costa

O secretário-geral socialista salientou este sábado que não ouvirão o PS falar de boas ou más decisões judiciais sobre a prisão preventiva do ex-primeiro-ministro José Sócrates, já que terá nesta matéria sentido de responsabilidade e de Estado.

António Costa falava aos jornalistas à chegada ao XX Congresso Nacional do PS, no Parque de Exposições da Feira Industrial de Lisboa (FIL), depois de insistentemente questionado se vai referir-se à prisão preventiva do ex-primeiro-ministro José Sócrates nas suas intervenções.

Não nos ouvirão a comentar nem decisões boas ou más das autoridades judiciárias, nem estarmos aqui a discutir aquilo que só à justiça cabe discutir”, respondeu António Costa, antes fazer uma das várias sugestões que deixou aos jornalistas presentes no congresso do PS.

“Percebo a vossa curiosidade, mas têm muitos colegas vossos que estão a ouvir advogados, juristas, quem entra e quem sai do Estabelecimento Prisional de Évora. Aqui estaremos para falar de Portugal e dos portugueses”, contrapôs o recém-eleito líder socialista.

António Costa disse mesmo que, no começo do congresso do PS, “para já”, só tem ouvido jornalistas a falar sobre o caso da prisão preventiva de José Sócrates.

“Se me permitem a sugestão, recomendava-vos que seguissem o bom exemplo do que o PS tem feito esta semana. O PS tem tido uma enorme frieza, sentido de responsabilidade, sentido de Estado, separando muito bem os sentimentos individuais de cada um, as amizades, daquilo que deve ser a nossa atitude enquanto força política responsável”, sustentou ainda numa referência ao caso Sócrates.

De acordo com o secretário-geral do PS, os socialistas seguirão uma linha de “separação da política e da justiça, com respeito integral e confiança no funcionamento do Estado de Direito democrático”.

“O que vai motivar o PS é a construção de uma alternativa. O PS está concentrado na definição de uma estratégia para o país e numa metodologia para a elaboração do programa do Governo, aproveitando a energia da força participativa das eleições primárias”, acrescentou.

Carlos César eleito presidente do PS

O ex-líder do Governo Regional dos Açores Carlos César foi hoje eleito presidente do PS com 985 votos, substituindo no cargo Maria de Belém Roseira.

O anúncio foi feito pelo presidente da mesa do Congresso cessante na abertura dos trabalhos do XX Congresso do PS, que decorre até domingo na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações

Carlos César era o candidato único ao cargo de presidente do PS e foi eleito por voto secreto, sucedendo no lugar à ex-ministra socialista Maria de Belém Roseira, que ascendeu a este lugar em 2011 por proposta do anterior líder, António José Seguro.

Presidente do Governo Regional dos Açores entre 1996 e 2012, Carlos César foi mandatário nacional das candidaturas de António Costa nas eleições primárias do PS de 28 de setembro passado e, mais recentemente, ao cargo de secretário-geral.

Carlos César e António Costa, além de amigos de longa data, seguiram quase sempre o mesmo percurso político desde que entraram para a Juventude Socialista (JS) no final da década de 70, altura em que ambos contactaram de perto com o ex-primeiro-ministro António Guterres e com o ex-secretário de Estado Arons de Carvalho.

Ao contrário do que tem sido tradição no PS, António Costa pretende atribuir ao cargo de presidente um perfil mais executivo do que meramente moderador.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Detido proprietário de jornal de Hong Kong ao abrigo da lei de segurança nacional

A polícia de Hong Kong fez buscas, esta segunda-feira, ao grupo de comunicação social Next Media, considerado pró-democracia, pouco depois da detenção do seu proprietário, ao abrigo da lei de segurança nacional. Dezenas de agentes das …

Detetado surto de covid-19 em lar do Barreiro. Há pelo menos 47 infetados

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse, este domingo, o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa …

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Beirute ficou com cratera de 43 metros de profundidade

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …