Congresso do PS: Costa avisa que não ouvirão partido falar sobre decisões judiciais

(dr) SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

O novo líder do PS, António Costa

O secretário-geral do PS, António Costa

O secretário-geral socialista salientou este sábado que não ouvirão o PS falar de boas ou más decisões judiciais sobre a prisão preventiva do ex-primeiro-ministro José Sócrates, já que terá nesta matéria sentido de responsabilidade e de Estado.

António Costa falava aos jornalistas à chegada ao XX Congresso Nacional do PS, no Parque de Exposições da Feira Industrial de Lisboa (FIL), depois de insistentemente questionado se vai referir-se à prisão preventiva do ex-primeiro-ministro José Sócrates nas suas intervenções.

Não nos ouvirão a comentar nem decisões boas ou más das autoridades judiciárias, nem estarmos aqui a discutir aquilo que só à justiça cabe discutir”, respondeu António Costa, antes fazer uma das várias sugestões que deixou aos jornalistas presentes no congresso do PS.

“Percebo a vossa curiosidade, mas têm muitos colegas vossos que estão a ouvir advogados, juristas, quem entra e quem sai do Estabelecimento Prisional de Évora. Aqui estaremos para falar de Portugal e dos portugueses”, contrapôs o recém-eleito líder socialista.

António Costa disse mesmo que, no começo do congresso do PS, “para já”, só tem ouvido jornalistas a falar sobre o caso da prisão preventiva de José Sócrates.

“Se me permitem a sugestão, recomendava-vos que seguissem o bom exemplo do que o PS tem feito esta semana. O PS tem tido uma enorme frieza, sentido de responsabilidade, sentido de Estado, separando muito bem os sentimentos individuais de cada um, as amizades, daquilo que deve ser a nossa atitude enquanto força política responsável”, sustentou ainda numa referência ao caso Sócrates.

De acordo com o secretário-geral do PS, os socialistas seguirão uma linha de “separação da política e da justiça, com respeito integral e confiança no funcionamento do Estado de Direito democrático”.

“O que vai motivar o PS é a construção de uma alternativa. O PS está concentrado na definição de uma estratégia para o país e numa metodologia para a elaboração do programa do Governo, aproveitando a energia da força participativa das eleições primárias”, acrescentou.

Carlos César eleito presidente do PS

O ex-líder do Governo Regional dos Açores Carlos César foi hoje eleito presidente do PS com 985 votos, substituindo no cargo Maria de Belém Roseira.

O anúncio foi feito pelo presidente da mesa do Congresso cessante na abertura dos trabalhos do XX Congresso do PS, que decorre até domingo na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações

Carlos César era o candidato único ao cargo de presidente do PS e foi eleito por voto secreto, sucedendo no lugar à ex-ministra socialista Maria de Belém Roseira, que ascendeu a este lugar em 2011 por proposta do anterior líder, António José Seguro.

Presidente do Governo Regional dos Açores entre 1996 e 2012, Carlos César foi mandatário nacional das candidaturas de António Costa nas eleições primárias do PS de 28 de setembro passado e, mais recentemente, ao cargo de secretário-geral.

Carlos César e António Costa, além de amigos de longa data, seguiram quase sempre o mesmo percurso político desde que entraram para a Juventude Socialista (JS) no final da década de 70, altura em que ambos contactaram de perto com o ex-primeiro-ministro António Guterres e com o ex-secretário de Estado Arons de Carvalho.

Ao contrário do que tem sido tradição no PS, António Costa pretende atribuir ao cargo de presidente um perfil mais executivo do que meramente moderador.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Computador principal do Hubble deixou de funcionar (e a NASA ainda não sabe porquê)

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, está em "modo de segurança" depois de o computador principal ter deixado de funcionar repentinamente no dia 13 de junho. A 13 de junho, o computador principal do Hubble deixou …

Partilha de dados com a Rússia. Medina ouvido hoje no parlamento

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (PS), é hoje ouvido no parlamento, a requerimento de PSD e CDS-PP, sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos com a embaixada …

Cientistas descobrem como é que o cérebro nos faz espirrar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificou, em ratos de laboratório, células e proteínas específicas que controlam o reflexo do espirro. "Compreender melhor o que nos faz espirrar - de que …

Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, …

Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença. Kelly Rogers, …

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …