Comandante afastado teve papel decisivo no relatório que critica a Protecção Civil

Autoridade Nacional de Protecção Civil / Facebook

José Manuel Moura, ex-Comandante Nacional Operacional da Protecção Civil.

O antigo comandante operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil, José Manuel Moura, que foi afastado do cargo há um ano, teve papel decisivo no relatório da Comissão Técnica Independente que aponta falhas à actuação do organismo no incêndio de Pedrógão Grande.

José Manuel Moura, antigo comandante nacional da ANPC designado pelo governo PSD/CDS e afastado durante o Executivo socialista, “teve um papel decisivo na parte do relatório que arrasou o trabalho do comando” da Protecção Civil, no incêndio de Pedrógão Grande, apurou a TSF.

Está em causa o relatório da Comissão Técnica Independente (CTI) que foi entregue no Parlamento, na semana passada, e que aponta falhas e críticas muito graves ao comando da Protecção Civil, durante o incêndio que matou 64 pessoas, em Pedrógão Grande.

A ANPC já veio criticar o documento, apontando-lhe “erros e omissões graves” e considerando que tem “o propósito claro de levar o leitor a formular o juízo de que houve inépcia e inoperância do Comando Nacional”.

Em declarações à TSF, um dos peritos da CTI, Paulo Fernandes, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, confirma que José Manuel Moura foi “o principal redactor” da parte do relatório que aborda a resposta da Protecção Civil no combate ao fogo.

“É quem estava mais dentro dos procedimentos da ANPC por motivos óbvios”, salienta Paulo Fernandes, justificando o facto de essa parte da análise ter sido entregue ao ex-comandante da ANPC.

A Comissão foi constituída por 12 peritos, seis nomeados pelo Conselho de Reitores e seis pelos partidos. José Manuel Moura foi escolhido para a Comissão pelo CDS, nota a TSF.

Outros peritos ouvidos pela Rádio, nomeadamente Sande Silva e Francisco Rego, salientam que o trabalho foi dividido pelos diversos elementos da Comissão, mas que todos subscrevem as conclusões finais.

“Todos temos algum conhecimento, não havendo capítulos assinados individualmente”, nota na TSF Francisco Rego, professor da Universidade de Lisboa.

José Manuel Moura foi designado para o lugar de Comandante Nacional de Operações de Socorro da ANPC durante o governo PSD/CDS. Em Dezembro, foi substituído no cargo por Rui Esteves por nomeação de Joaquim Leitão que, entretanto, se demitiu do cargo de presidente da ANPC.

Entretanto, também Rui Esteves já deixou o cargo de Comandante Operacional, no rescaldo da polémica com a sua licenciatura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Dirty Dancing" está de volta e conta com Jennifer Grey

John Feltheimer, CEO da Lionsgate, confirmou ao The Guardian que a produtora está a desenvolver uma sequela de Dirty Dancing. O clássico dos anos 80 que agora regressa foi protagonizado originalmente por Patrick Swayze e …

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …