Comandante afastado teve papel decisivo no relatório que critica a Protecção Civil

Autoridade Nacional de Protecção Civil / Facebook

José Manuel Moura, ex-Comandante Nacional Operacional da Protecção Civil.

O antigo comandante operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil, José Manuel Moura, que foi afastado do cargo há um ano, teve papel decisivo no relatório da Comissão Técnica Independente que aponta falhas à actuação do organismo no incêndio de Pedrógão Grande.

José Manuel Moura, antigo comandante nacional da ANPC designado pelo governo PSD/CDS e afastado durante o Executivo socialista, “teve um papel decisivo na parte do relatório que arrasou o trabalho do comando” da Protecção Civil, no incêndio de Pedrógão Grande, apurou a TSF.

Está em causa o relatório da Comissão Técnica Independente (CTI) que foi entregue no Parlamento, na semana passada, e que aponta falhas e críticas muito graves ao comando da Protecção Civil, durante o incêndio que matou 64 pessoas, em Pedrógão Grande.

A ANPC já veio criticar o documento, apontando-lhe “erros e omissões graves” e considerando que tem “o propósito claro de levar o leitor a formular o juízo de que houve inépcia e inoperância do Comando Nacional”.

Em declarações à TSF, um dos peritos da CTI, Paulo Fernandes, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, confirma que José Manuel Moura foi “o principal redactor” da parte do relatório que aborda a resposta da Protecção Civil no combate ao fogo.

“É quem estava mais dentro dos procedimentos da ANPC por motivos óbvios”, salienta Paulo Fernandes, justificando o facto de essa parte da análise ter sido entregue ao ex-comandante da ANPC.

A Comissão foi constituída por 12 peritos, seis nomeados pelo Conselho de Reitores e seis pelos partidos. José Manuel Moura foi escolhido para a Comissão pelo CDS, nota a TSF.

Outros peritos ouvidos pela Rádio, nomeadamente Sande Silva e Francisco Rego, salientam que o trabalho foi dividido pelos diversos elementos da Comissão, mas que todos subscrevem as conclusões finais.

“Todos temos algum conhecimento, não havendo capítulos assinados individualmente”, nota na TSF Francisco Rego, professor da Universidade de Lisboa.

José Manuel Moura foi designado para o lugar de Comandante Nacional de Operações de Socorro da ANPC durante o governo PSD/CDS. Em Dezembro, foi substituído no cargo por Rui Esteves por nomeação de Joaquim Leitão que, entretanto, se demitiu do cargo de presidente da ANPC.

Entretanto, também Rui Esteves já deixou o cargo de Comandante Operacional, no rescaldo da polémica com a sua licenciatura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …