Comandante afastado teve papel decisivo no relatório que critica a Protecção Civil

Autoridade Nacional de Protecção Civil / Facebook

José Manuel Moura, ex-Comandante Nacional Operacional da Protecção Civil.

O antigo comandante operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil, José Manuel Moura, que foi afastado do cargo há um ano, teve papel decisivo no relatório da Comissão Técnica Independente que aponta falhas à actuação do organismo no incêndio de Pedrógão Grande.

José Manuel Moura, antigo comandante nacional da ANPC designado pelo governo PSD/CDS e afastado durante o Executivo socialista, “teve um papel decisivo na parte do relatório que arrasou o trabalho do comando” da Protecção Civil, no incêndio de Pedrógão Grande, apurou a TSF.

Está em causa o relatório da Comissão Técnica Independente (CTI) que foi entregue no Parlamento, na semana passada, e que aponta falhas e críticas muito graves ao comando da Protecção Civil, durante o incêndio que matou 64 pessoas, em Pedrógão Grande.

A ANPC já veio criticar o documento, apontando-lhe “erros e omissões graves” e considerando que tem “o propósito claro de levar o leitor a formular o juízo de que houve inépcia e inoperância do Comando Nacional”.

Em declarações à TSF, um dos peritos da CTI, Paulo Fernandes, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, confirma que José Manuel Moura foi “o principal redactor” da parte do relatório que aborda a resposta da Protecção Civil no combate ao fogo.

“É quem estava mais dentro dos procedimentos da ANPC por motivos óbvios”, salienta Paulo Fernandes, justificando o facto de essa parte da análise ter sido entregue ao ex-comandante da ANPC.

A Comissão foi constituída por 12 peritos, seis nomeados pelo Conselho de Reitores e seis pelos partidos. José Manuel Moura foi escolhido para a Comissão pelo CDS, nota a TSF.

Outros peritos ouvidos pela Rádio, nomeadamente Sande Silva e Francisco Rego, salientam que o trabalho foi dividido pelos diversos elementos da Comissão, mas que todos subscrevem as conclusões finais.

“Todos temos algum conhecimento, não havendo capítulos assinados individualmente”, nota na TSF Francisco Rego, professor da Universidade de Lisboa.

José Manuel Moura foi designado para o lugar de Comandante Nacional de Operações de Socorro da ANPC durante o governo PSD/CDS. Em Dezembro, foi substituído no cargo por Rui Esteves por nomeação de Joaquim Leitão que, entretanto, se demitiu do cargo de presidente da ANPC.

Entretanto, também Rui Esteves já deixou o cargo de Comandante Operacional, no rescaldo da polémica com a sua licenciatura.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …