Comandante afastado teve papel decisivo no relatório que critica a Protecção Civil

Autoridade Nacional de Protecção Civil / Facebook

José Manuel Moura, ex-Comandante Nacional Operacional da Protecção Civil.

O antigo comandante operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil, José Manuel Moura, que foi afastado do cargo há um ano, teve papel decisivo no relatório da Comissão Técnica Independente que aponta falhas à actuação do organismo no incêndio de Pedrógão Grande.

José Manuel Moura, antigo comandante nacional da ANPC designado pelo governo PSD/CDS e afastado durante o Executivo socialista, “teve um papel decisivo na parte do relatório que arrasou o trabalho do comando” da Protecção Civil, no incêndio de Pedrógão Grande, apurou a TSF.

Está em causa o relatório da Comissão Técnica Independente (CTI) que foi entregue no Parlamento, na semana passada, e que aponta falhas e críticas muito graves ao comando da Protecção Civil, durante o incêndio que matou 64 pessoas, em Pedrógão Grande.

A ANPC já veio criticar o documento, apontando-lhe “erros e omissões graves” e considerando que tem “o propósito claro de levar o leitor a formular o juízo de que houve inépcia e inoperância do Comando Nacional”.

Em declarações à TSF, um dos peritos da CTI, Paulo Fernandes, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, confirma que José Manuel Moura foi “o principal redactor” da parte do relatório que aborda a resposta da Protecção Civil no combate ao fogo.

“É quem estava mais dentro dos procedimentos da ANPC por motivos óbvios”, salienta Paulo Fernandes, justificando o facto de essa parte da análise ter sido entregue ao ex-comandante da ANPC.

A Comissão foi constituída por 12 peritos, seis nomeados pelo Conselho de Reitores e seis pelos partidos. José Manuel Moura foi escolhido para a Comissão pelo CDS, nota a TSF.

Outros peritos ouvidos pela Rádio, nomeadamente Sande Silva e Francisco Rego, salientam que o trabalho foi dividido pelos diversos elementos da Comissão, mas que todos subscrevem as conclusões finais.

“Todos temos algum conhecimento, não havendo capítulos assinados individualmente”, nota na TSF Francisco Rego, professor da Universidade de Lisboa.

José Manuel Moura foi designado para o lugar de Comandante Nacional de Operações de Socorro da ANPC durante o governo PSD/CDS. Em Dezembro, foi substituído no cargo por Rui Esteves por nomeação de Joaquim Leitão que, entretanto, se demitiu do cargo de presidente da ANPC.

Entretanto, também Rui Esteves já deixou o cargo de Comandante Operacional, no rescaldo da polémica com a sua licenciatura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maternidade Alfredo da Costa fechou Urgência este domingo. Faltam anestesistas

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz 40 anos, a emblemática Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a …

"Jojo Rabbit" vence prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto

O filme "Jojo Rabbit" venceu no domingo o prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tornando-se assim um forte candidato a vencedor dos Óscares deste ano. O filme do realizador neozelandês Taika …

Dívida da Assistência na Doença aos Militares ascende a quase 95 milhões de euros

A dívida da Assistência na Doença aos Militares (ADM), gerida pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), ascende a quase 95 milhões de euros, valor que representa um aumento de 5,5% face aos …

Portugal conquista três medalhas na Taça do Mundo de ginástica acrobática

Portugal conquistou no domingo três medalhas, uma de ouro e duas de prata, no último dia da Taça do Mundo de ginástica acrobática. Esta prova antecede o Europeu, que acontecerá entre 30 de Outubro e …

"Nesta legislatura, andámos a recuperar aquilo que tinha sido destruído"

O secretário-geral do PS, António Costa, promete que, na próxima legislatura, o partido vai "fazer o avanço de que o SNS precisa". O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu este domingo que quem quer a …

De esquiador a vencedor da Vuelta, Roglic pedalou para entrar na história

O esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma, confirmou este domingo a vitória da Volta à Espanha na sua estreia na competição. O pódio ficou completo com Alejandro Valverde e Tadej Pogacar, respetivamente. O holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick …

CDS quer estatuto de benefícios fiscais para o interior

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje em Viseu que o interior deve ter um estatuto de benefícios fiscais, com reduções no IRS, no IRC ou nas portagens. "Temos uma proposta muito forte para o …

Jerónimo responde com sorriso à tese do voto útil do Bloco

O Bloco diz que o voto útil é no BE, contra a maioria absoluta. Jerónimo de Sousa, questionado sobre o que pensa da afirmação de Catarina Martins, respondeu: "Não acho nem deixo de achar. O …

No seu primeiro encontro, Boris dirá a Juncker que não vai adiar novamente o Brexit

Naquela que será a primeira vez que Boris Jonhson e Jean-Claude Juncker se encontram, o primeiro-ministro britânico vai defender que o Reino Unido não está preparado para adiar mais uma vez o Brexit. Boris Johnson prepara-se …

Ataques com drones paralisam metade da produção saudita. Preço do petróleo sobe mais de 10%

Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita paralisaram metade de produção de petróleo do país que é um dos maiores produtores a nível mundial. Segundo a Saudi Aramco, os dez drones explosivos, que …