Comandante afastado teve papel decisivo no relatório que critica a Protecção Civil

Autoridade Nacional de Protecção Civil / Facebook

José Manuel Moura, ex-Comandante Nacional Operacional da Protecção Civil.

O antigo comandante operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil, José Manuel Moura, que foi afastado do cargo há um ano, teve papel decisivo no relatório da Comissão Técnica Independente que aponta falhas à actuação do organismo no incêndio de Pedrógão Grande.

José Manuel Moura, antigo comandante nacional da ANPC designado pelo governo PSD/CDS e afastado durante o Executivo socialista, “teve um papel decisivo na parte do relatório que arrasou o trabalho do comando” da Protecção Civil, no incêndio de Pedrógão Grande, apurou a TSF.

Está em causa o relatório da Comissão Técnica Independente (CTI) que foi entregue no Parlamento, na semana passada, e que aponta falhas e críticas muito graves ao comando da Protecção Civil, durante o incêndio que matou 64 pessoas, em Pedrógão Grande.

A ANPC já veio criticar o documento, apontando-lhe “erros e omissões graves” e considerando que tem “o propósito claro de levar o leitor a formular o juízo de que houve inépcia e inoperância do Comando Nacional”.

Em declarações à TSF, um dos peritos da CTI, Paulo Fernandes, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, confirma que José Manuel Moura foi “o principal redactor” da parte do relatório que aborda a resposta da Protecção Civil no combate ao fogo.

“É quem estava mais dentro dos procedimentos da ANPC por motivos óbvios”, salienta Paulo Fernandes, justificando o facto de essa parte da análise ter sido entregue ao ex-comandante da ANPC.

A Comissão foi constituída por 12 peritos, seis nomeados pelo Conselho de Reitores e seis pelos partidos. José Manuel Moura foi escolhido para a Comissão pelo CDS, nota a TSF.

Outros peritos ouvidos pela Rádio, nomeadamente Sande Silva e Francisco Rego, salientam que o trabalho foi dividido pelos diversos elementos da Comissão, mas que todos subscrevem as conclusões finais.

“Todos temos algum conhecimento, não havendo capítulos assinados individualmente”, nota na TSF Francisco Rego, professor da Universidade de Lisboa.

José Manuel Moura foi designado para o lugar de Comandante Nacional de Operações de Socorro da ANPC durante o governo PSD/CDS. Em Dezembro, foi substituído no cargo por Rui Esteves por nomeação de Joaquim Leitão que, entretanto, se demitiu do cargo de presidente da ANPC.

Entretanto, também Rui Esteves já deixou o cargo de Comandante Operacional, no rescaldo da polémica com a sua licenciatura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gage Skidmore

Livro de John Bolton revela como Trump fez depender ajuda à Ucrânia de investigação a Biden

O rascunho de um livro do antigo conselheiro de segurança nacional John Bolton revela como o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe falou da sua determinação em reter a ajuda militar à Ucrânia até …

Billie Eilish foi a grande vencedora dos Grammy em noite de homenagem a Kobe

A cantora norte-americana venceu as quatro categorias principais dos Prémios Grammy: Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação. Aquela que deveria ser uma noite de festa, no Staples Center, em Los Angeles, …

Kobe Bryant. Revelado o áudio entre o helicóptero e a torre de controlo

Ainda antes da queda do helicóptero em que viajava Kobe Bryant, ouve-se o controlador aéreo avisar que a aeronave viajava a uma altitude abaixo do recomendado para aquela zona. Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de …

Arménio Carlos: Governo frustrou trabalhadores e foi penalizado

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou o Governo socialista de ter frustrado as expectativas dos trabalhadores, não resolvendo os seus principais problemas, e, em resposta, foi penalizado nas últimas eleições legislativas, não alcançando a …

Coronavírus: Centro europeu apela a "medidas rigorosas" na UE após casos detetados em França

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças pediu hoje aos Estados-membros da União Europeia (UE) que adotem "medidas rigorosas e oportunas" para controlo do novo coronavírus chinês na região, após a confirmação de …

Auschwitz: É preciso "recordar este período negro da História da Humanidade e assegurar que não se repete"

O Governo português recorda esta segunda-feira em comunicado as vítimas do Holocausto no dia que se assinala a libertação pelas tropas aliadas do campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau, localizado na Polónia, durante a II …

"É completamente possível" Bulgária aderir ao euro em 2023

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), a búlgara Kristalina Georgieva, afirmou que é "completamente possível" o seu país aderir à zona euro em 2023, depois de conversas com o Banco Central Europeu (BCE). O objetivo …

Ana Gomes critica "dois pesos e duas medidas" da justiça em relação a Rui Pinto

A ex-eurodeputada Ana Gomes criticou esta segunda-feira os "dois pesos e duas medidas" da justiça portuguesa em relação a Rui Pinto, a fonte dos documentos que levaram à investigação 'Luanda Leaks', exigindo que o 'hacker' …

Função Pública ganha 46% acima da média

Em abril de 2019, o ganho mensal médio dos trabalhadores da Função Pública era de 1.730,80, valor 45,68% acima da média da totalidade dos portugueses, cujo rendimento estava fixado nos 1.188,10 euros no mesmo mês.  Os número …

Primeiro-ministro esloveno demite-se e pede eleições antecipadas

O primeiro-ministro da Eslovénia anunciou de surpresa, esta segunda-feira, a sua demissão, acabando com um Governo minoritário, com cinco partidos, que geria o país desde 2018. "Com os atuais membros do Parlamento e esta coligação não …