Relatório de Pedrógão conclui que militares procuraram protagonismo e propaganda

Paulo Cunha / Lusa

De acordo com o relatório elaborado pela Comissão Técnica Independente (CTI), a presença do chefe do Exército no local dos fogos “veio reforçar o papel propagandístico do apoio” dos militares “às populações”, enquanto a do comandante naval “pode ter dado algum tipo de dividendos políticos à Marinha”.

O relatório entregue na quinta-feira ao Parlamento pela CTI, presidida pelo ex-reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro, conclui que as Forças Armadas também tiveram a sua quota de responsabilidade no incêndio que vitimou mortalmente 65 pessoas.

A evidente procura de protagonismos setoriais foi uma evidência da não existência de uma verdadeira e adequada coordenação a nível superior” no Comando Nacional de Operações de Socorro “com o oficial de ligação” das Forças Armadas, que intervêm nos fogos em apoio e sob a autoridade da ANPC, avança o Diário de Notícias.

O relatório aponta expressamente Rovisco Duarte, chefe do Estado-Maior do Exército, e o comandante naval (Marinha), Gouveia e Melo, como responsáveis, uma vez que, no caso de Rovisco Duarte, por exemplo, que compareceu no local acompanhando Azeredo Lopes, ministro da Defesa, “veio reforçar o papel propagandístico do apoio às populações”.

Já o aparecimento de Gouveia e Melo, vice almirante, no local “pode ter dado algum tipo de dividendos à Marinha do ponto de vista político mas é negativo para as Forças Armadas e para o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas “, conclui o relatório.

Sobre os antecedentes da participação das Forças Armadas na luta contra os fogos, o texto afirma que elas “fazem-no em ações de prevenção, combate e rescaldo, mas lamentavelmente em modo que contraria os princípios que norteiam a instituição militar”.

E o relatório continua: “onde deve haver planeamento, preparação, treino e ação conjunta tem havido muita ausência destes princípios“, por exemplo visível na “total ausência” da Marinha nessas ações “até há bem pouco tempo”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este título é uma “obra prima” de jornalismo, ou para jornalista utilizar:
    “Relatório de Pedrógão conclui que militares procuraram protagonismo e propaganda”

RESPONDER

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …

Mortes nos Comandos. Recruta diz que colocaram um cateter em Hugo Abreu já depois de estar morto

Rodrigo Silvano, o último recruta no curso 127 de Comandos a sair da tenda de enfermaria onde morreu Hugo Abreu no primeiro dia da Prova Zero, relatou ao tribunal que viu o enfermeiro do INEM …

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …

França é esta sexta-feira novamente palco de greve geral contra reforma das pensões

Os sindicatos franceses voltam à rua no 51.º dia de greve contra a reforma das pensões que é apresentada esta sexta-feira no Conselho de Ministros. Durante esta sexta-feira, não se espera o nível de paralisação …

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …