Dizer que Tancos é conspiração “é sinal de desespero”

Carlos Barroso / Lusa

No seu comentário semanal da SIC, Marques Mendes falou do caso Tancos, grande tema nacional. Para o comentador, foi “muito mau” para as Forças Armadas, para o Governo, para António Costa e para o Partido Socialista.

“O Partido Socialista dizer que isto é conspiração do Ministério Público (MP) não faz sentido e é mesmo um gesto de delírio e sinal de desespero. Toda a gente sabe que o MP não tinha alternativa a fazer esta acusação em campanha eleitoral, há prazos legais a cumprir, há arguidos presos, tinha de ser”, disse Marques Mendes. “Se o PS quiser queixar-se não é do Ministério Público [que se deve queixar], é do comportamento do seu ex-governante”, Azeredo Lopes, apontou o antigo líder do PSD .

Também as Forças Armadas, acrescentou Marques Mendes, “queixam-se que são desprestigiadas” mas aqui “foram as responsáveis” por uma situação que “acrescenta desprestígio ao desprestígio”. “Só se podem queixar delas próprias”, concluiu.

O processo judicial também afeta o Governo, por ter tido um ex-ministro da Defesa que “não falou completamente verdade ao Parlamento, terá omitido questões essenciais ao primeiro-ministro [PM] e terá compactuado numa tramóia, segundo o que consta da acusação”, disse, citado pelo Observador.

O caso afeta António Costa, mesmo que o primeiro-ministro não tenha estado a par do processo de recuperação ilegal das armas, defendeu Marques Mendes. Afinal, num primeiro plano, foi o líder socialista “quem escolheu Azeredo Lopes” para ministro da Defesa. Acresce que “ainda não teve uma palavra para criticar ou pelo menos para se demarcar. Deveria ter dito: ‘se for verdade, é inaceitável’. Deu cobertura”.

Governo PS-PAN é “provável”, mas “tipo queijo limiano”

Relativamente à campanha eleitoral e às sondagens recentes, que mostram uma aproximação do PSD ao PS, Marques Mendes diz que esta subida favorece os dois grandes partidos – por fomentar a ideia de voto útil e por dar a impressão de que nada está decidido -, mas prejudica os pequenos partidos.

O comentador disse que um Governo minoritário do PS com “acordo de incidência parlamentar feito com o PAN”, caso os dois partidos elejam pelo menos 116 deputados, será uma solução que “talvez possa ser muito provável”, porque “para o PS é uma solução baratinha — não tem de dar grandes concessões — e provavelmente o PAN também gosta”.

Porém, não seria era um Governo credível. “Faz-me lembrar até um Governo tipo queijo limiano, pouco credível e pouco consistente

Uma nova geringonça é o cenário “mais difícil”, mais improvável, antevê Marques Mendes. “O quadro que se vive vai ter uma fatura muito elevada para o PS. O PCP, podendo esvaziar-se nas urnas, vai querer compensar com exigências fortes. O BE vai tentar vingar-se, impor um caderno reivindicativo muito pesado, tentar fazer a vida negra ao PS”.

Discurso de Greta Thunberg “quase a tocar no fanatismo”

O antigo líder do PSD e atual Conselheiro de Estado diz acompanhar as “intervenções” de Greta Thunberg, adolescente e popular ativista climática, e por isso não ter dúvidas das suas “retas e boas intenções”.

No entanto, o discurso desta ativista na Cimeira do Clima foi “demasiado obsessivo, demasiado radical, quase a tocar o fanatismo e o fundamentalismo”, entende Luís Marques Mendes. “Foi exagerado e tudo o que é demais… pode ser autêntica, acredito que seja, mas um discurso tão radical, tão fanático, retira-lhe autenticidade. Os fanatismos nunca são bons”, disse ainda.

Apesar de não ter gostado do discurso da adolescente sueca, Marques Mendes defendeu o “mérito incalculável” de um dos seus feitos. “Em poucos meses, conseguiu fazer o que muitas personalidades e organizações governamentais durante anos não conseguiram: colocar a questão do clima na agenda mundial. O mundo inteiro está a mobilizar-se nesta questão”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Nada tendencioso…
    Alias, em tempo de campanha estes senhores comentadores e filiados de partidos, deviam ver suspenso o seu habitual tempo de antena que lhes é dado nas televisões.
    Desespero é Rui Rio fazer insinuações caluniosas contra um adversário politico, que são do mais baixo que já vi em politica!

  2. Olha o papagaio mor… quem diria que um anão mafioso (e que nunca diz nada de jeito!) teria tanto tempo de antena!…
    Para relembrar uma das melhores “postas” desse “artista”:
    “Não ter um pingo de vergonha na cara, aula prática”
    youtube.com/watch?v=QeQnAsZaiFE

  3. A mediocridade da Politica e dos seus protagonistas, não deixam duvidas sobre o desinteresse cada vez mais evidente dos Eleitores em cumprirem o direito de voto !!!!……….. O superior interesse das decisões Politicas em termos de Vida Social, ficam por ser debatidas em prol de ataques pessoais neste momento pré- eleitoral . Politica e Políticos Sujos!

RESPONDER

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …