Dizer que Tancos é conspiração “é sinal de desespero”

Carlos Barroso / Lusa

No seu comentário semanal da SIC, Marques Mendes falou do caso Tancos, grande tema nacional. Para o comentador, foi “muito mau” para as Forças Armadas, para o Governo, para António Costa e para o Partido Socialista.

“O Partido Socialista dizer que isto é conspiração do Ministério Público (MP) não faz sentido e é mesmo um gesto de delírio e sinal de desespero. Toda a gente sabe que o MP não tinha alternativa a fazer esta acusação em campanha eleitoral, há prazos legais a cumprir, há arguidos presos, tinha de ser”, disse Marques Mendes. “Se o PS quiser queixar-se não é do Ministério Público [que se deve queixar], é do comportamento do seu ex-governante”, Azeredo Lopes, apontou o antigo líder do PSD .

Também as Forças Armadas, acrescentou Marques Mendes, “queixam-se que são desprestigiadas” mas aqui “foram as responsáveis” por uma situação que “acrescenta desprestígio ao desprestígio”. “Só se podem queixar delas próprias”, concluiu.

O processo judicial também afeta o Governo, por ter tido um ex-ministro da Defesa que “não falou completamente verdade ao Parlamento, terá omitido questões essenciais ao primeiro-ministro [PM] e terá compactuado numa tramóia, segundo o que consta da acusação”, disse, citado pelo Observador.

O caso afeta António Costa, mesmo que o primeiro-ministro não tenha estado a par do processo de recuperação ilegal das armas, defendeu Marques Mendes. Afinal, num primeiro plano, foi o líder socialista “quem escolheu Azeredo Lopes” para ministro da Defesa. Acresce que “ainda não teve uma palavra para criticar ou pelo menos para se demarcar. Deveria ter dito: ‘se for verdade, é inaceitável’. Deu cobertura”.

Governo PS-PAN é “provável”, mas “tipo queijo limiano”

Relativamente à campanha eleitoral e às sondagens recentes, que mostram uma aproximação do PSD ao PS, Marques Mendes diz que esta subida favorece os dois grandes partidos – por fomentar a ideia de voto útil e por dar a impressão de que nada está decidido -, mas prejudica os pequenos partidos.

O comentador disse que um Governo minoritário do PS com “acordo de incidência parlamentar feito com o PAN”, caso os dois partidos elejam pelo menos 116 deputados, será uma solução que “talvez possa ser muito provável”, porque “para o PS é uma solução baratinha — não tem de dar grandes concessões — e provavelmente o PAN também gosta”.

Porém, não seria era um Governo credível. “Faz-me lembrar até um Governo tipo queijo limiano, pouco credível e pouco consistente

Uma nova geringonça é o cenário “mais difícil”, mais improvável, antevê Marques Mendes. “O quadro que se vive vai ter uma fatura muito elevada para o PS. O PCP, podendo esvaziar-se nas urnas, vai querer compensar com exigências fortes. O BE vai tentar vingar-se, impor um caderno reivindicativo muito pesado, tentar fazer a vida negra ao PS”.

Discurso de Greta Thunberg “quase a tocar no fanatismo”

O antigo líder do PSD e atual Conselheiro de Estado diz acompanhar as “intervenções” de Greta Thunberg, adolescente e popular ativista climática, e por isso não ter dúvidas das suas “retas e boas intenções”.

No entanto, o discurso desta ativista na Cimeira do Clima foi “demasiado obsessivo, demasiado radical, quase a tocar o fanatismo e o fundamentalismo”, entende Luís Marques Mendes. “Foi exagerado e tudo o que é demais… pode ser autêntica, acredito que seja, mas um discurso tão radical, tão fanático, retira-lhe autenticidade. Os fanatismos nunca são bons”, disse ainda.

Apesar de não ter gostado do discurso da adolescente sueca, Marques Mendes defendeu o “mérito incalculável” de um dos seus feitos. “Em poucos meses, conseguiu fazer o que muitas personalidades e organizações governamentais durante anos não conseguiram: colocar a questão do clima na agenda mundial. O mundo inteiro está a mobilizar-se nesta questão”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Nada tendencioso…
    Alias, em tempo de campanha estes senhores comentadores e filiados de partidos, deviam ver suspenso o seu habitual tempo de antena que lhes é dado nas televisões.
    Desespero é Rui Rio fazer insinuações caluniosas contra um adversário politico, que são do mais baixo que já vi em politica!

  2. Olha o papagaio mor… quem diria que um anão mafioso (e que nunca diz nada de jeito!) teria tanto tempo de antena!…
    Para relembrar uma das melhores “postas” desse “artista”:
    “Não ter um pingo de vergonha na cara, aula prática”
    youtube.com/watch?v=QeQnAsZaiFE

  3. A mediocridade da Politica e dos seus protagonistas, não deixam duvidas sobre o desinteresse cada vez mais evidente dos Eleitores em cumprirem o direito de voto !!!!……….. O superior interesse das decisões Politicas em termos de Vida Social, ficam por ser debatidas em prol de ataques pessoais neste momento pré- eleitoral . Politica e Políticos Sujos!

RESPONDER

ADN revelou quem teve casos extraconjungais nos últimos 500 anos

Os cientistas revelaram que membros da sociedade tinham mais probabilidade de ter filhos fora do casamento ao estudar o ADN de pessoas da Europa ocidental nos últimos 500 anos. A densidade populacional do local onde uma …

O Ártico pode ficar sem gelo no verão de 2044

As mudanças climáticas provocadas pelo Homem estão muito perto de tornar o Ártico livre de gelo, já a partir do verão de 2044. Um artigo científico, publicado recentemente na Nature Climate Change por investigadores da Universidade …

Estamos sozinhos no Universo? Cientistas detalham que exoplanetas poderiam albergar vida

Através da modelagem climática, uma equipa de cientistas da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, apontou que tipo de planetas têm maior probabilidade de serem habitáveis. A descoberta pode ajudar os astrónomos a selecionar áreas …

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …