Dizer que Tancos é conspiração “é sinal de desespero”

Carlos Barroso / Lusa

No seu comentário semanal da SIC, Marques Mendes falou do caso Tancos, grande tema nacional. Para o comentador, foi “muito mau” para as Forças Armadas, para o Governo, para António Costa e para o Partido Socialista.

“O Partido Socialista dizer que isto é conspiração do Ministério Público (MP) não faz sentido e é mesmo um gesto de delírio e sinal de desespero. Toda a gente sabe que o MP não tinha alternativa a fazer esta acusação em campanha eleitoral, há prazos legais a cumprir, há arguidos presos, tinha de ser”, disse Marques Mendes. “Se o PS quiser queixar-se não é do Ministério Público [que se deve queixar], é do comportamento do seu ex-governante”, Azeredo Lopes, apontou o antigo líder do PSD .

Também as Forças Armadas, acrescentou Marques Mendes, “queixam-se que são desprestigiadas” mas aqui “foram as responsáveis” por uma situação que “acrescenta desprestígio ao desprestígio”. “Só se podem queixar delas próprias”, concluiu.

O processo judicial também afeta o Governo, por ter tido um ex-ministro da Defesa que “não falou completamente verdade ao Parlamento, terá omitido questões essenciais ao primeiro-ministro [PM] e terá compactuado numa tramóia, segundo o que consta da acusação”, disse, citado pelo Observador.

O caso afeta António Costa, mesmo que o primeiro-ministro não tenha estado a par do processo de recuperação ilegal das armas, defendeu Marques Mendes. Afinal, num primeiro plano, foi o líder socialista “quem escolheu Azeredo Lopes” para ministro da Defesa. Acresce que “ainda não teve uma palavra para criticar ou pelo menos para se demarcar. Deveria ter dito: ‘se for verdade, é inaceitável’. Deu cobertura”.

Governo PS-PAN é “provável”, mas “tipo queijo limiano”

Relativamente à campanha eleitoral e às sondagens recentes, que mostram uma aproximação do PSD ao PS, Marques Mendes diz que esta subida favorece os dois grandes partidos – por fomentar a ideia de voto útil e por dar a impressão de que nada está decidido -, mas prejudica os pequenos partidos.

O comentador disse que um Governo minoritário do PS com “acordo de incidência parlamentar feito com o PAN”, caso os dois partidos elejam pelo menos 116 deputados, será uma solução que “talvez possa ser muito provável”, porque “para o PS é uma solução baratinha — não tem de dar grandes concessões — e provavelmente o PAN também gosta”.

Porém, não seria era um Governo credível. “Faz-me lembrar até um Governo tipo queijo limiano, pouco credível e pouco consistente

Uma nova geringonça é o cenário “mais difícil”, mais improvável, antevê Marques Mendes. “O quadro que se vive vai ter uma fatura muito elevada para o PS. O PCP, podendo esvaziar-se nas urnas, vai querer compensar com exigências fortes. O BE vai tentar vingar-se, impor um caderno reivindicativo muito pesado, tentar fazer a vida negra ao PS”.

Discurso de Greta Thunberg “quase a tocar no fanatismo”

O antigo líder do PSD e atual Conselheiro de Estado diz acompanhar as “intervenções” de Greta Thunberg, adolescente e popular ativista climática, e por isso não ter dúvidas das suas “retas e boas intenções”.

No entanto, o discurso desta ativista na Cimeira do Clima foi “demasiado obsessivo, demasiado radical, quase a tocar o fanatismo e o fundamentalismo”, entende Luís Marques Mendes. “Foi exagerado e tudo o que é demais… pode ser autêntica, acredito que seja, mas um discurso tão radical, tão fanático, retira-lhe autenticidade. Os fanatismos nunca são bons”, disse ainda.

Apesar de não ter gostado do discurso da adolescente sueca, Marques Mendes defendeu o “mérito incalculável” de um dos seus feitos. “Em poucos meses, conseguiu fazer o que muitas personalidades e organizações governamentais durante anos não conseguiram: colocar a questão do clima na agenda mundial. O mundo inteiro está a mobilizar-se nesta questão”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Nada tendencioso…
    Alias, em tempo de campanha estes senhores comentadores e filiados de partidos, deviam ver suspenso o seu habitual tempo de antena que lhes é dado nas televisões.
    Desespero é Rui Rio fazer insinuações caluniosas contra um adversário politico, que são do mais baixo que já vi em politica!

  2. Olha o papagaio mor… quem diria que um anão mafioso (e que nunca diz nada de jeito!) teria tanto tempo de antena!…
    Para relembrar uma das melhores “postas” desse “artista”:
    “Não ter um pingo de vergonha na cara, aula prática”
    youtube.com/watch?v=QeQnAsZaiFE

  3. A mediocridade da Politica e dos seus protagonistas, não deixam duvidas sobre o desinteresse cada vez mais evidente dos Eleitores em cumprirem o direito de voto !!!!……….. O superior interesse das decisões Politicas em termos de Vida Social, ficam por ser debatidas em prol de ataques pessoais neste momento pré- eleitoral . Politica e Políticos Sujos!

RESPONDER

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …