/

Diferença entre PS e PSD cai para metade

Hugo Delgado / Lusa

A nova sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias, TSF e TVI mostra que a tendência continua a ser uma queda dos socialistas e dos centristas e uma subida dos sociais-democratas.

Nos dados desta terça-feira, o PS volta a cair mais de um ponto e meio, recua para os 36% de intenções de voto. No dia em que foi divulgada a primeira sondagem, o PS registava 40,6% de intenções de voto, vantagem que se foi reduzindo nos dias seguintes (38,7% no domingo, 37,6% na segunda e 37,6%, terça) – uma queda de cerca de 4 pontos (4,6pp).

Em sentido contrário, o PSD foi galgando terreno e recolhe agora 28,5% das intenções de voto (dos 26,6% de sábado, 26,8% no domingo, 26,8% terça) uma subida de 1,9 pontos percentuais. O PSD regista, assim, a quarta subida consecutiva: 7,5 pontos percentuais separam os dois maiores partidos nesta sondagem diária.

Em terceiro, o Bloco mantém-se estável nos 10,5%. A CDU desliza pouco menos de um ponto: está com 6,8%. O CDS mantém-se em queda de acordo com esta sondagem e recolhe 4,4% de intenções de voto. O PAN recupera e está nos 3,7%.

Entre os partidos sem representação parlamentar, a Iniciativa Liberal ultrapassa, neste estudo, a fasquia do 1% tem 1,2%. O Livre também sobe e ronda 1%. Pelo contrário, o partido Aliança mantém a tendência de descida e regista meio ponto, o mesmo resultado obtido nesta sondagem pelo Chega.

Numa análise da evolução, nestes 4 dias, da transferência de voto, conclui-se que o PSD está a conseguir recuperar terreno junto dos eleitores que dizem ter votado na coligação Portugal à Frente (PàF), em 2015.

A Pitagórica recolheu, entre 20 e 23 de setembro, uma amostra de 600 e este resultado refere-se a uma subamostra de 150 entrevistas representativa do universo eleitoral português, tendo por base o género, a idade e a região. Dessas entrevistas, conclui-se que em pleno arranque da campanha eleitoral a diferença entre os maiores partidos caiu para metade: no sábado era de 14 pontos percentuais, esta terça-feira, e já depois dos debates entre os candidatos na segunda-feira, está em 7,5 pontos esta terça-feira.

Quando se analisam as intenções de voto diretas (sem distribuição de indecisos) percebe-se que, no que diz respeito aos escalões de rendimento, quanto menor é o rendimento do eleitor, maior é o apoio a Costa. Já Rui Rio reúne consenso de quem mais aufere, de acordo com o Jornal de Notícias.

Quanto à idade, entre os que têm 55 ou mais anos, o PS tem mais 10 pontos que o PSD. Mas a diferença já foi de 20 pontos. Os sociais-democratas só lideram entre os eleitores dos 45/54 anos (dois pontos).

Relativamente à divisão geográfica, o PS parece recuperar a região Norte pelo PS (ainda que seja por apenas um ponto percentual). Ao contrário, é notória a aproximação do PSD nas regiões do Porto e do Centro (a um ponto da liderança). Em Lisboa Costa mantém-se 13 pontos à frente de Rio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.