Diferença entre PS e PSD cai para metade

Hugo Delgado / Lusa

A nova sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias, TSF e TVI mostra que a tendência continua a ser uma queda dos socialistas e dos centristas e uma subida dos sociais-democratas.

Nos dados desta terça-feira, o PS volta a cair mais de um ponto e meio, recua para os 36% de intenções de voto. No dia em que foi divulgada a primeira sondagem, o PS registava 40,6% de intenções de voto, vantagem que se foi reduzindo nos dias seguintes (38,7% no domingo, 37,6% na segunda e 37,6%, terça) – uma queda de cerca de 4 pontos (4,6pp).

Em sentido contrário, o PSD foi galgando terreno e recolhe agora 28,5% das intenções de voto (dos 26,6% de sábado, 26,8% no domingo, 26,8% terça) uma subida de 1,9 pontos percentuais. O PSD regista, assim, a quarta subida consecutiva: 7,5 pontos percentuais separam os dois maiores partidos nesta sondagem diária.

Em terceiro, o Bloco mantém-se estável nos 10,5%. A CDU desliza pouco menos de um ponto: está com 6,8%. O CDS mantém-se em queda de acordo com esta sondagem e recolhe 4,4% de intenções de voto. O PAN recupera e está nos 3,7%.

Entre os partidos sem representação parlamentar, a Iniciativa Liberal ultrapassa, neste estudo, a fasquia do 1% tem 1,2%. O Livre também sobe e ronda 1%. Pelo contrário, o partido Aliança mantém a tendência de descida e regista meio ponto, o mesmo resultado obtido nesta sondagem pelo Chega.

Numa análise da evolução, nestes 4 dias, da transferência de voto, conclui-se que o PSD está a conseguir recuperar terreno junto dos eleitores que dizem ter votado na coligação Portugal à Frente (PàF), em 2015.

A Pitagórica recolheu, entre 20 e 23 de setembro, uma amostra de 600 e este resultado refere-se a uma subamostra de 150 entrevistas representativa do universo eleitoral português, tendo por base o género, a idade e a região. Dessas entrevistas, conclui-se que em pleno arranque da campanha eleitoral a diferença entre os maiores partidos caiu para metade: no sábado era de 14 pontos percentuais, esta terça-feira, e já depois dos debates entre os candidatos na segunda-feira, está em 7,5 pontos esta terça-feira.

Quando se analisam as intenções de voto diretas (sem distribuição de indecisos) percebe-se que, no que diz respeito aos escalões de rendimento, quanto menor é o rendimento do eleitor, maior é o apoio a Costa. Já Rui Rio reúne consenso de quem mais aufere, de acordo com o Jornal de Notícias.

Quanto à idade, entre os que têm 55 ou mais anos, o PS tem mais 10 pontos que o PSD. Mas a diferença já foi de 20 pontos. Os sociais-democratas só lideram entre os eleitores dos 45/54 anos (dois pontos).

Relativamente à divisão geográfica, o PS parece recuperar a região Norte pelo PS (ainda que seja por apenas um ponto percentual). Ao contrário, é notória a aproximação do PSD nas regiões do Porto e do Centro (a um ponto da liderança). Em Lisboa Costa mantém-se 13 pontos à frente de Rio.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …