Diferença entre PS e PSD cai para metade

Hugo Delgado / Lusa

A nova sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias, TSF e TVI mostra que a tendência continua a ser uma queda dos socialistas e dos centristas e uma subida dos sociais-democratas.

Nos dados desta terça-feira, o PS volta a cair mais de um ponto e meio, recua para os 36% de intenções de voto. No dia em que foi divulgada a primeira sondagem, o PS registava 40,6% de intenções de voto, vantagem que se foi reduzindo nos dias seguintes (38,7% no domingo, 37,6% na segunda e 37,6%, terça) – uma queda de cerca de 4 pontos (4,6pp).

Em sentido contrário, o PSD foi galgando terreno e recolhe agora 28,5% das intenções de voto (dos 26,6% de sábado, 26,8% no domingo, 26,8% terça) uma subida de 1,9 pontos percentuais. O PSD regista, assim, a quarta subida consecutiva: 7,5 pontos percentuais separam os dois maiores partidos nesta sondagem diária.

Em terceiro, o Bloco mantém-se estável nos 10,5%. A CDU desliza pouco menos de um ponto: está com 6,8%. O CDS mantém-se em queda de acordo com esta sondagem e recolhe 4,4% de intenções de voto. O PAN recupera e está nos 3,7%.

Entre os partidos sem representação parlamentar, a Iniciativa Liberal ultrapassa, neste estudo, a fasquia do 1% tem 1,2%. O Livre também sobe e ronda 1%. Pelo contrário, o partido Aliança mantém a tendência de descida e regista meio ponto, o mesmo resultado obtido nesta sondagem pelo Chega.

Numa análise da evolução, nestes 4 dias, da transferência de voto, conclui-se que o PSD está a conseguir recuperar terreno junto dos eleitores que dizem ter votado na coligação Portugal à Frente (PàF), em 2015.

A Pitagórica recolheu, entre 20 e 23 de setembro, uma amostra de 600 e este resultado refere-se a uma subamostra de 150 entrevistas representativa do universo eleitoral português, tendo por base o género, a idade e a região. Dessas entrevistas, conclui-se que em pleno arranque da campanha eleitoral a diferença entre os maiores partidos caiu para metade: no sábado era de 14 pontos percentuais, esta terça-feira, e já depois dos debates entre os candidatos na segunda-feira, está em 7,5 pontos esta terça-feira.

Quando se analisam as intenções de voto diretas (sem distribuição de indecisos) percebe-se que, no que diz respeito aos escalões de rendimento, quanto menor é o rendimento do eleitor, maior é o apoio a Costa. Já Rui Rio reúne consenso de quem mais aufere, de acordo com o Jornal de Notícias.

Quanto à idade, entre os que têm 55 ou mais anos, o PS tem mais 10 pontos que o PSD. Mas a diferença já foi de 20 pontos. Os sociais-democratas só lideram entre os eleitores dos 45/54 anos (dois pontos).

Relativamente à divisão geográfica, o PS parece recuperar a região Norte pelo PS (ainda que seja por apenas um ponto percentual). Ao contrário, é notória a aproximação do PSD nas regiões do Porto e do Centro (a um ponto da liderança). Em Lisboa Costa mantém-se 13 pontos à frente de Rio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …