“Roubaram-me os sonhos e a infância”, acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

Justin Lane / EPA

Greta Thunberg

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância.

“Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e a infância com as vossas palavras vazias”, disse a jovem defensora do ambiente em Nova Iorque, no início da Cimeira da Ação Climática, convocada pelo secretário-geral da ONU.

Eu não devia estar aqui, eu devia estar na escola, do outro lado do oceano”, afirmou, emocionada, a jovem que lançou o movimento Greve Mundial pelo Clima quando, em 2018, decidiu faltar às aulas para protestar junto ao Parlamento sueco contra a inação dos políticos em questões ambientais.

No curto discurso que leu na abertura da cimeira, Greta Thunberg disse que faz parte do grupo de pessoas com sorte, mas que há gente que sofre e que está a morrer, que há ecossistemas inteiros a desaparecer e que se está no início de uma extinção em massa, quando ao mesmo tempo os líderes mundiais apenas falam de dinheiro e “dos contos de fadas do crescimento económico eterno”.

“Como é que se atrevem?”, insistiu. A jovem de 16 anos repetiu factos científicos que confirmam o aquecimento global do planeta e condenou os chefes de Estado e de governo presentes na cimeira, para a qual foi convidada pelo secretário-geral da ONU.

 

Vocês deixaram-nos cair. Mas os jovens começam a compreender a vossa traição”, disse Greta Thunberg, acrescentando: “Se vocês decidiram deixar-nos cair, eu digo-vos: nós nunca vos iremos perdoar. E não deixaremos que vocês se vão embora assim”.

“O mundo está a acordar e a mudança a chegar, quer vocês gostem ou não. Obrigado”, concluiu a jovem, muito aplaudida.

Antes, António Guterres afirmou que “ainda não é demasiado tarde” para atender ao que considera a emergência climática mundial, mas advertiu que o tempo está a esgotar-se.

“A emergência climática é uma corrida que estamos a perder mas que ainda podemos ganhar. A crise climática é provocada por nós e as soluções devem vir de nós. Temos as ferramentas: a tecnologia está do nosso lado”, afirmou o português perante dezenas de líderes internacionais ao abrir a Cimeira da Ação Climática.

Guterres frisou que a cimeira de hoje não é para discursos nem negociações, mas para ação, com compromissos concretos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Se Carl Sagan fosse vivo diria que acordámos demasiado tarde para problemas que há décadas o afligia e que chamou de “O inimigo comum”, apelando a todas as nações para reunir esforços no sentido de procurar soluções para problemas criados por nós – seres humanos, em vez de cada um por si estar a olhar o seu próprio umbigo e a focar-se em guerras que deixaram, em pleno século vinte, os Homens com “h”minúsculo.

  2. Obviamente essa moçoila está exagerando e aproveitando a fama que vem conquistando. A impressão é que há alguém a orientando.

  3. Temos de nos mobilizar não contra os governos, mas a favor da vida na Terra. Se cada um fizesse a sua parte, parte do problema ficaria resolvido. Mas quantos de nós estão dispostos a diminuir significativamente os seus consumos energéticos, reciclar e utilizar transportes coletivos, por exemplo? Quanto a Greta Thunberg surgiu com um discurso perturbado e egocêntrico. Surpreendeu-me, pela negativa.

  4. Pobre miuda que não sabe o que diz e é um pau mandado de alguna interesses.
    Se tivesse ficado em casa teria reduzido a sua pegada ecológica. Está esta pobre garota disposta a não carregar o seu telemóvel todos os dias? a andar a pé? a não usar nenhum tipo de energia fóssil?
    Bollocks!!

  5. Esta geração “Jovem”, representada por esta adolescente, tem toda a razão em se preocupar com o futuro. A minha duvida, é de saber se estão dispostos a abdicar de certas comodidades geradoras de poluição, desde a alimentação produzida intensivamente, aos meios de comunicação com componentes de origem fóssil, a mobilidade grande consumidora de Brent, a produção Industrial, indispensável para as nossas necessidades do dia a dia ??? enfim ….. tudo o que faz funcionar a Sociedade actual. Por muita razão que tenha, esta miúda da-me a impressão de ser mais uma porta voz de algum(a) “Mentor”, que a pós no palco da C.S, afim de ganhar notoriedade. Vozes a muitas……. mas peçam-lhes para abdicar do pópó, do telélé, do Tabaco etc… e calam-se todas !!!!!

  6. Já se sabe quem é a “handler” dela: Luisa-Marie Neubauer, entre outras coisas, ela é membro da “ONE Foundation”, administrada por Bono, Bill Gates e?… George Soros!!!! Mas acham que essa menina chegava a algum lugar se não fosse apoiada por esses “poderosos”? Encaixa perfeitamente na agenda deles.
    Espero que isto vos faça conectar os pontos como a mim.

  7. Estão a fazer com esta miúda igual fizeram com Cristo, ou com as bruxas atiradas às fogueiras.
    Vá de retro, Satanás Trump e seu discípulo+capanga+capitão = “capetão” BolsoNero!

RESPONDER

Ordem dos Médicos apela a rápida revisão da norma sobre vacinação dos jovens

O bastonário da Ordem dos Médicos considerou esta segunda-feira que a decisão da Direção-Geral da Saúde sobre a vacinação dos jovens cria desigualdades e contribui para entropia no processo de vacinação, apelando a uma "rápida …

Repressão em Hong Kong. Cantor e ativista detido por "conduta corrupta"

O ativista pró-democracia e cantor Anthony Wong foi detido esta segunda-feira em Hong Kong, sob acusações de violar a lei ao atuar num comício, há três anos. O órgão anticorrupção de Hong Kong disse que, no …

Empresa de vestuário Dielmar sucumbiu à covid-19 e pediu insolvência

A empresa de vestuário Dielmar, com sede em Alcains, Castelo Branco, e cerca de 300 trabalhadores, pediu a insolvência ao fim de 56 anos de atividade, uma decisão que a administração atribui aos efeitos da …

Viajantes de UE e EUA vacinados isentos de quarentena em Inglaterra

Os viajantes oriundos da União Europeia e dos Estados Unidos com vacinação completa contra a covid-19 deixaram esta segunda-feira de ter de cumprir quarentena ao entrar em Inglaterra, Escócia e País de Gales. A medida entrou …

Israel ameaça "enviar uma mensagem" ao Irão após ataque contra petroleiro

O Governo de Israel ameaçou "enviar uma mensagem ao Irão" em resposta ao ataque contra um petroleiro de uma empresa israelita, na quinta-feira, na costa de Omã, no qual morreram um segurança britânico e um …

Primazia masculina nas autárquicas. Partidos cumprem lei da paridade "porque são obrigados"

O estudo "Eleitos locais em Portugal: os perfis e a questão de género", do CIES, ISCTE-IUL, analisou a questão de género nas eleições autárquicas de 1974 a 2017. O Diário de Notícias, que cita o estudo …

UE aplica sanções contra primeira-dama do Nicarágua

A União Europeia (UE) aplicou sanções esta segunda-feira à primeira-dama e vice-Presidente da Nicarágua, Rosario Murillo, e a sete outras autoridades por violações dos direitos humanos e por minarem a democracia, durante uma ofensiva contra …

Exames nacionais. Média da maioria das provas desce (e Matemática cai quase 3 valores)

As médias nos exames nacionais desceram a 20 disciplinas, num ano em que o grau de dificuldade das provas aumentou ligeiramente. Português manteve-se igual — média de 12 valores — e só Física e Química …

Presidente tunisino denuncia migração ilegal de jovens e justifica detenção de deputados

O Presidente da Tunísia disse, este domingo, que muitos jovens desesperados são pagos para abandonar ilegalmente o país em direção à Europa, num dia em que foram reveladas detenções de deputados críticos após o golpe …

Número de nascimentos no primeiro semestre de 2021 foi o mais baixo de há mais de 30 anos

Cerca de 37.700 bebés nasceram em Portugal no primeiro semestre, uma redução de mais de 4.400 relativamente ao período homólogo e que representa o valor mais baixo nos últimos 30 anos, segundo dados do Instituto …