“Roubaram-me os sonhos e a infância”, acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

Justin Lane / EPA

Greta Thunberg

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância.

“Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e a infância com as vossas palavras vazias”, disse a jovem defensora do ambiente em Nova Iorque, no início da Cimeira da Ação Climática, convocada pelo secretário-geral da ONU.

Eu não devia estar aqui, eu devia estar na escola, do outro lado do oceano”, afirmou, emocionada, a jovem que lançou o movimento Greve Mundial pelo Clima quando, em 2018, decidiu faltar às aulas para protestar junto ao Parlamento sueco contra a inação dos políticos em questões ambientais.

No curto discurso que leu na abertura da cimeira, Greta Thunberg disse que faz parte do grupo de pessoas com sorte, mas que há gente que sofre e que está a morrer, que há ecossistemas inteiros a desaparecer e que se está no início de uma extinção em massa, quando ao mesmo tempo os líderes mundiais apenas falam de dinheiro e “dos contos de fadas do crescimento económico eterno”.

“Como é que se atrevem?”, insistiu. A jovem de 16 anos repetiu factos científicos que confirmam o aquecimento global do planeta e condenou os chefes de Estado e de governo presentes na cimeira, para a qual foi convidada pelo secretário-geral da ONU.

 

Vocês deixaram-nos cair. Mas os jovens começam a compreender a vossa traição”, disse Greta Thunberg, acrescentando: “Se vocês decidiram deixar-nos cair, eu digo-vos: nós nunca vos iremos perdoar. E não deixaremos que vocês se vão embora assim”.

“O mundo está a acordar e a mudança a chegar, quer vocês gostem ou não. Obrigado”, concluiu a jovem, muito aplaudida.

Antes, António Guterres afirmou que “ainda não é demasiado tarde” para atender ao que considera a emergência climática mundial, mas advertiu que o tempo está a esgotar-se.

“A emergência climática é uma corrida que estamos a perder mas que ainda podemos ganhar. A crise climática é provocada por nós e as soluções devem vir de nós. Temos as ferramentas: a tecnologia está do nosso lado”, afirmou o português perante dezenas de líderes internacionais ao abrir a Cimeira da Ação Climática.

Guterres frisou que a cimeira de hoje não é para discursos nem negociações, mas para ação, com compromissos concretos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Se Carl Sagan fosse vivo diria que acordámos demasiado tarde para problemas que há décadas o afligia e que chamou de “O inimigo comum”, apelando a todas as nações para reunir esforços no sentido de procurar soluções para problemas criados por nós – seres humanos, em vez de cada um por si estar a olhar o seu próprio umbigo e a focar-se em guerras que deixaram, em pleno século vinte, os Homens com “h”minúsculo.

  2. Obviamente essa moçoila está exagerando e aproveitando a fama que vem conquistando. A impressão é que há alguém a orientando.

  3. Temos de nos mobilizar não contra os governos, mas a favor da vida na Terra. Se cada um fizesse a sua parte, parte do problema ficaria resolvido. Mas quantos de nós estão dispostos a diminuir significativamente os seus consumos energéticos, reciclar e utilizar transportes coletivos, por exemplo? Quanto a Greta Thunberg surgiu com um discurso perturbado e egocêntrico. Surpreendeu-me, pela negativa.

  4. Pobre miuda que não sabe o que diz e é um pau mandado de alguna interesses.
    Se tivesse ficado em casa teria reduzido a sua pegada ecológica. Está esta pobre garota disposta a não carregar o seu telemóvel todos os dias? a andar a pé? a não usar nenhum tipo de energia fóssil?
    Bollocks!!

  5. Esta geração “Jovem”, representada por esta adolescente, tem toda a razão em se preocupar com o futuro. A minha duvida, é de saber se estão dispostos a abdicar de certas comodidades geradoras de poluição, desde a alimentação produzida intensivamente, aos meios de comunicação com componentes de origem fóssil, a mobilidade grande consumidora de Brent, a produção Industrial, indispensável para as nossas necessidades do dia a dia ??? enfim ….. tudo o que faz funcionar a Sociedade actual. Por muita razão que tenha, esta miúda da-me a impressão de ser mais uma porta voz de algum(a) “Mentor”, que a pós no palco da C.S, afim de ganhar notoriedade. Vozes a muitas……. mas peçam-lhes para abdicar do pópó, do telélé, do Tabaco etc… e calam-se todas !!!!!

  6. Já se sabe quem é a “handler” dela: Luisa-Marie Neubauer, entre outras coisas, ela é membro da “ONE Foundation”, administrada por Bono, Bill Gates e?… George Soros!!!! Mas acham que essa menina chegava a algum lugar se não fosse apoiada por esses “poderosos”? Encaixa perfeitamente na agenda deles.
    Espero que isto vos faça conectar os pontos como a mim.

  7. Estão a fazer com esta miúda igual fizeram com Cristo, ou com as bruxas atiradas às fogueiras.
    Vá de retro, Satanás Trump e seu discípulo+capanga+capitão = “capetão” BolsoNero!

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …