“Roubaram-me os sonhos e a infância”, acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

Justin Lane / EPA

Greta Thunberg

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância.

“Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e a infância com as vossas palavras vazias”, disse a jovem defensora do ambiente em Nova Iorque, no início da Cimeira da Ação Climática, convocada pelo secretário-geral da ONU.

Eu não devia estar aqui, eu devia estar na escola, do outro lado do oceano”, afirmou, emocionada, a jovem que lançou o movimento Greve Mundial pelo Clima quando, em 2018, decidiu faltar às aulas para protestar junto ao Parlamento sueco contra a inação dos políticos em questões ambientais.

No curto discurso que leu na abertura da cimeira, Greta Thunberg disse que faz parte do grupo de pessoas com sorte, mas que há gente que sofre e que está a morrer, que há ecossistemas inteiros a desaparecer e que se está no início de uma extinção em massa, quando ao mesmo tempo os líderes mundiais apenas falam de dinheiro e “dos contos de fadas do crescimento económico eterno”.

“Como é que se atrevem?”, insistiu. A jovem de 16 anos repetiu factos científicos que confirmam o aquecimento global do planeta e condenou os chefes de Estado e de governo presentes na cimeira, para a qual foi convidada pelo secretário-geral da ONU.

 

Vocês deixaram-nos cair. Mas os jovens começam a compreender a vossa traição”, disse Greta Thunberg, acrescentando: “Se vocês decidiram deixar-nos cair, eu digo-vos: nós nunca vos iremos perdoar. E não deixaremos que vocês se vão embora assim”.

“O mundo está a acordar e a mudança a chegar, quer vocês gostem ou não. Obrigado”, concluiu a jovem, muito aplaudida.

Antes, António Guterres afirmou que “ainda não é demasiado tarde” para atender ao que considera a emergência climática mundial, mas advertiu que o tempo está a esgotar-se.

“A emergência climática é uma corrida que estamos a perder mas que ainda podemos ganhar. A crise climática é provocada por nós e as soluções devem vir de nós. Temos as ferramentas: a tecnologia está do nosso lado”, afirmou o português perante dezenas de líderes internacionais ao abrir a Cimeira da Ação Climática.

Guterres frisou que a cimeira de hoje não é para discursos nem negociações, mas para ação, com compromissos concretos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Se Carl Sagan fosse vivo diria que acordámos demasiado tarde para problemas que há décadas o afligia e que chamou de “O inimigo comum”, apelando a todas as nações para reunir esforços no sentido de procurar soluções para problemas criados por nós – seres humanos, em vez de cada um por si estar a olhar o seu próprio umbigo e a focar-se em guerras que deixaram, em pleno século vinte, os Homens com “h”minúsculo.

  2. Obviamente essa moçoila está exagerando e aproveitando a fama que vem conquistando. A impressão é que há alguém a orientando.

  3. Temos de nos mobilizar não contra os governos, mas a favor da vida na Terra. Se cada um fizesse a sua parte, parte do problema ficaria resolvido. Mas quantos de nós estão dispostos a diminuir significativamente os seus consumos energéticos, reciclar e utilizar transportes coletivos, por exemplo? Quanto a Greta Thunberg surgiu com um discurso perturbado e egocêntrico. Surpreendeu-me, pela negativa.

  4. Pobre miuda que não sabe o que diz e é um pau mandado de alguna interesses.
    Se tivesse ficado em casa teria reduzido a sua pegada ecológica. Está esta pobre garota disposta a não carregar o seu telemóvel todos os dias? a andar a pé? a não usar nenhum tipo de energia fóssil?
    Bollocks!!

  5. Esta geração “Jovem”, representada por esta adolescente, tem toda a razão em se preocupar com o futuro. A minha duvida, é de saber se estão dispostos a abdicar de certas comodidades geradoras de poluição, desde a alimentação produzida intensivamente, aos meios de comunicação com componentes de origem fóssil, a mobilidade grande consumidora de Brent, a produção Industrial, indispensável para as nossas necessidades do dia a dia ??? enfim ….. tudo o que faz funcionar a Sociedade actual. Por muita razão que tenha, esta miúda da-me a impressão de ser mais uma porta voz de algum(a) “Mentor”, que a pós no palco da C.S, afim de ganhar notoriedade. Vozes a muitas……. mas peçam-lhes para abdicar do pópó, do telélé, do Tabaco etc… e calam-se todas !!!!!

  6. Já se sabe quem é a “handler” dela: Luisa-Marie Neubauer, entre outras coisas, ela é membro da “ONE Foundation”, administrada por Bono, Bill Gates e?… George Soros!!!! Mas acham que essa menina chegava a algum lugar se não fosse apoiada por esses “poderosos”? Encaixa perfeitamente na agenda deles.
    Espero que isto vos faça conectar os pontos como a mim.

  7. Estão a fazer com esta miúda igual fizeram com Cristo, ou com as bruxas atiradas às fogueiras.
    Vá de retro, Satanás Trump e seu discípulo+capanga+capitão = “capetão” BolsoNero!

RESPONDER

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …