Cérebro dos atentados de Barcelona circula livremente pela Europa

Andreu Dalmau / EPA

Pelo menos duas carrinhas brancas foram alugadas para realizar o ataque – uma para atacar e a segunda para fugir.

O autor intelectual dos atentados de agosto de 2017 continua à solta, circula por diferentes países da Europa e mantém-se em contacto com outros terroristas.

De acordo com o El Periodico, fontes próximas da investigação ao atentado de Barcelona, que ocorreu em agosto do ano passado, relatam que o cérebro dos ataques está localizado, muda com alguma regularidade de país – embora não saibam dizer se passa por Espanha – e “continua em contacto com outros grupos extremistas”.

Aliás, em 2017, ano em que se deu o atentado que matou 16 pessoas e fez mais de uma centena de feridos, o autor intelectual do ataque encontrava-se numa “cidade no centro da Europa”.

Poucas semanas depois, com a ajuda dos serviços de espionagem estrangeiros, as forças de segurança espanholas conseguiram chegar ao cérebro dos ataques que, segundo o jornal espanhol, planeava atentados em Camp Nou, o estádio do FC Barcelona, na Sagrada Família e ainda outro em Paris, mais precisamente na Torre Eiffel.

No entanto, devido à morte de três dos terroristas na explosão de uma casa em Alcanar, Montsià, durante a preparação de explosivos para o ataque, os planos mudaram. Uma dessas pessoas foi o imã de Ripoll, Abdelbaki Es-Satty, cabecilha do ataque.

Tendo perdido a base de operações, os integrantes do resto da célula terrorista decidiram, de forma improvisada, que Younes Abouyaaqoub seria o responsável por atropelar várias pessoas nas Ramblas e que outros cinco iriam atacar na cidade balnear de Cambrils, onde acabaram por ser abatidos.

Os seis autores dos ataques, todos filhos de imigrantes marroquinos entre os 17 e os 24 anos, foram mortos pela polícia. Para já, as fontes consultadas pelo jornal não dão detalhes sobre a nacionalidade ou idade do cérebro dos ataques, nem tampouco desvendam se viveu algum tempo em Espanha.

Certo é que os investigadores suspeitaram desde o primeiro momento que havia uma conexão internacional por três fatores: a grande quantidade de explosivos (cerca de 200 quilos), a grande envergadura dos atentados e a rapidez com que o Estado Islâmico reivindicou o ataque.

Geralmente, quando o ataque é cometido por um simpatizante do grupo terrorista ou um chamado “lobo solitário”, costuma demorar um ou mais dias até que os extremistas emitam um comunicado. Neste caso, às nove da noite do mesmo dia dos ataques surgiu uma mensagem da agência de propaganda Amaq.

Entretanto, o semanário Expresso apurou junto de fontes das forças de segurança que o suspeito não terá passado pelo território português.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esse e muitos outros bem apadrinhados que foram por vários governantes europeus ao longo dos anos, depois ainda há quem esteja admirado que os europeus estão a mudar o sentido de voto, a isso se vêm obrigados!.

RESPONDER

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden continua à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …

Teletrabalho sim, confinamento não. O que vai sair do Conselho de Ministros de sábado

O Conselho de Ministro reúne no próximo sábado para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus e em cima da mesa está o regresso ao teletrabalho e medidas de restrição à circulação. A …

Conselho de Disciplina instaura dois processos disciplinares a Varandas

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou, esta quinta-feira, dois processos disciplinares ao presidente do Sporting, na sequência das declarações proferidas sobre o seu homólogo do FC Porto e das …

Há infetados que escondem a doença com medo de perder o salário

O médico António Pais Lacerda, diretor do serviço de Medicina Interna II do Hospital Santa Maria, em Lisboa, alerta que o medo de perder salário ou emprego leva pessoas infetadas com o novo coronavírus …

Tottenham perde frente ao Antuérpia. Mourinho "rasga" equipa: "Queria fazer 11 substituições ao intervalo"

O Tottenham perdeu esta quinta-feira frente ao Antuérpia, na segunda jornada da Liga Europa de futebol, levando o treinador português José Mourinho a criticar a sua equipa. "Queria fazer 11 substituições ao intervalo", admitiu. No …

PCP sobe fasquia no OE2021. Quer mais um escalão de IRS

O PCP quer que o Orçamento do Estado para 2021 contemple a criação de um novo escalão de IRS, segundo uma das dezenas propostas de alteração ao documento que os comunistas fizeram chegar ao Parlamento. Em …