CIA avisou em maio para atentado em Barcelona. Catalunha nega

David Armengou / EPA

Segundo um novo balanço divulgado pelo Governo da Catalunha, o ataque ocorrido hoje provocou pelo menos 13 mortos e mais 50 feridos.

Os serviços secretos dos EUA contactaram os agentes para lhes transmitirem os indícios recolhidos e que apontavam para a existência de planos do Estado Islâmico para atacar no verão “zonas turísticas concorridas” de Barcelona.

A polícia da Catalunha recebeu um alerta da agência norte-americana de serviços secretos, CIA, a 25 de maio, sobre a existência de um plano do autodenominado Estado Islâmico para um atentado no verão, especificamente nas Ramblas (Barcelona).

O El Periódico de Catalunya escreveu, esta quinta-feira, que também a 25 de maio o Centro Nacional de Inteligência (CNI) e as forças de Estado informaram a polícia catalã.

Os serviços secretos dos Estados Unidos contactaram os agentes para lhes transmitirem indícios recolhidos pela Agência Central de Inteligência (CIA) sobre os planos do EI de atacar no verão “zonas turísticas concorridas” de Barcelona e “especificamente as Ramblas”.

O mesmo jornal diário tinha já dado essa informação a 17 de agosto, pouco depois do atentado na capital catalã, mas a notícia foi desmentida posteriormente por várias autoridades locais, incluindo o presidente da região, Carles Puigdemont.

As autoridades catalãs voltaram a negar esta quinta-feira que a CIA tenha avisado sobre um atentado planeado para Barcelona. No entanto, admitiram ter recebido dicas de fontes não consideradas credíveis.

O responsável pela administração interna regional catalã, Joaquim Forn, falou em conferência de imprensa dizendo que não recebeu qualquer aviso por parte da CIA ou do Centro Nacional Contra o Terrorismo, acrescentando que esses avisos foram feitos através de canais estatais.

No entanto, as autoridades admitiram ter recebido dicas para possíveis ataques vindas de outras fontes consideradas não credíveis. Joaquim Forn, acrescentou que os avisos foram transmitidos ao Estado pelo que o tema não foi levado às reuniões de avaliação porque não foi valorizado, apesar de ter sido feito um reforço de segurança nas Ramblas.

Espanha foi a meio deste mês alvo de dois ataques terroristas, em Barcelona e em Cambrils, na Catalunha, que fizeram 16 mortos, entre os quais duas portuguesas, e 125 feridos. Os ataques foram reivindicados pelo EI.

Segundo as autoridades espanholas, a célula responsável pelos ataques era constituída por 12 homens, oito dos quais foram abatidos e quatro detidos após os ataques. Dos quatro detidos, dois foram libertados condicionalmente e outros dois estão detidos sem fiança.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Steve Bannon deve ser investigado por envolvimento no ataque ao Capitólio, indica Comissão responsável

Antigo conselheiro de Donald Trump foi aconselhado pelo antigo presidente e pela respetiva equipa de advogados a não colaborar com a comissão especial designada para investigar os ataque. A Comissão responsável por investigar o ataque ao …

Trânsito em Lisboa regista valores mais altos do que em pré-pandemia - e há uma razão para isso

O trânsito na capital tem registado valores que ultrapassaram os da pré-pandemia. O receio que as pessoas ainda têm de usar transportes públicos é visto como o principal fator. Se durante o período de confinamento circular …

Qualificações mais elevadas já não garantem salários altos aos jovens. Contratos a prazo triplicam face às gerações anteriores

Estudar mais anos em Portugal já não é representativo de remunerações mais elevadas. Esta é a principal conclusão de um estudo desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian, centrado nas diferenças e semelhanças entre as gerações de …

Ordem dos Médicos define equipas mínimas para urgências, mas números são "impraticáveis"

A Ordem dos Médicos (OM) decidiu avançar com uma uma proposta de regulamento que define a dimensão mínima das equipas que asseguram o funcionamento de serviços de urgência nos hospitais. Numa altura em que se prevê …

Turistas estão de volta, mas agora falta pessoal nos hotéis

Os turistas estão a voltar às cidades portugueses, nomeadamente a Lisboa, onde os hotéis se debatem agora com um novo problema, a falta de pessoal qualificado. Há responsáveis que já falam da necessidade de fazer …

Gestão do PRR faz tremer Governo dos Açores (que foi bombardeado por críticas)

O Governo dos Açores tem sido acusado de beneficiar empresas no acesso às verbas das Agendas Mobilizadores do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta polémica levou à marcação de um debate de urgência, que ficou …

Inédito na medicina. Rim de porco foi transplantado com sucesso num humano

Pela primeira vez na história, uma equipa médica conseguiu transplantar um rim de porco geneticamente modificado num humano. Foi uma experiência num paciente em morte cerebral, mas que abre portas à utilização de rins de …

Golo do FC Porto: como não assinalaram falta do Taremi?

Avançado do FC Porto desviou Ismaël Bennacer, no momento decisivo do FC Porto 1-0 AC Milan. Mas os portistas mereceram ganhar. Stefano Pioli admitiu que o FC Porto venceu o AC Milan (1-0), na terceira jornada …

Senado defende que Bolsonaro seja acusado de genocídio devido à sua gestão da pandemia

Um relatório do Senado brasileiro defende que o Presidente Jair Bolsonaro deve ser acusado de homicídio pela sua gestão da pandemia de covid-19 no país. O documento ainda pode ser alterado pelos senadores, pois só vai …

Dez anos depois, ainda há feridas por sarar. Sánchez promete não soltar presos da ETA em troca da aprovação do Orçamento

Num debate parlamentar com o Governo espanhol, Pablo Casado confrontou Pedro Sánchez sobre os acordos com os nacionalistas radicais bascos. Esta quarta-feira, quando questionado por Pablo Casado, presidente do Partido Popular (PP), sobre se iria libertar …