Falsa vítima do atentado de Barcelona pedia dinheiro nas redes sociais

(d) Gofundme

A suposta vítima Maria Tores com o neto

A mulher, que se fazia passar por uma das vítimas do atentado de Barcelona, que aconteceu no passado mês de agosto, pedia dinheiro nas redes sociais para ajudar nos tratamentos do neto.

Segundo o El Mundo, a falsa vítima apresenta-se com o nome de Maria Tores, residente em Valencia, e conta que precisa de ajuda por causa da sua filha Teresa e do seu neto Antonio, supostamente feridos com gravidade no atentado nas Ramblas, em Barcelona.

“Estavam a visitar uns amigos quando o desastre aconteceu. Agora estão os dois no hospital. Ela com as ancas fraturadas e com lesões na coluna e o meu neto em coma devido a uma lesão na cabeça”, conta a suposta vítima nos sites de angariação de fundos.

“O menino precisa de uma cirurgia numa clínica privada. Os gastos totais serão cerca de oito mil euros e o seguro só cobre metade. Não somos ricos. Só nos temos uns aos outros. O dinheiro será usado para a cirurgia e para os gastos da sua recuperação”.

Juntamente com o texto, escrito quatro dias depois do atentado, surge a fotografia de uma criança entubada numa cama de hospital. O jornal espanhol estranhou alguns detalhes da história, primeiro porque os nomes não apareciam na lista das vítimas divulgadas pelas autoridades e, segundo, porque a criança poderia ter sido operada num hospital público.

Por isso, o El Mundo decidiu investigar e entrar em contacto com a tal “Maria”. No Facebook, a mulher também implorava por ajuda financeira aos seus amigos virtuais.

(dr) Youcaring

A conta de Maria Tores num dos sites de angariação de fundos

“Ajudei tanta gente e tantos animais. Mas agora é a minha família que precisa de ajuda desesperada e urgente. (…) Simplesmente imaginem o que é estar no meu lugar, perder um filho e agora a minha filha e o meu neto no ataque terrorista de Barcelona. Ambos gravemente feridos. Peço por tudo que façam uma doação. Não importa o valor. Pouco a pouco podemos fazer um milagre“.

O jornal tentou falar por telefone com a alegada vítima, que nunca chegou a dar o seu número. Ao mesmo tempo, entraram em contacto com a plataforma Gofundme, que bloqueou a conta de Maria e pôs em marcha os seus mecanismos de verificação.

A utilizadora não respondeu aos pedidos da plataforma e as suspeitas aumentaram quando se comprova que Maria acedia à sua conta a partir do exterior e não em Espanha, onde estaria supostamente no hospital ao lado dos seus familiares.

A conta foi fechada e os 300 euros que tinham sido arrecadados até então foram devolvidos aos doadores. No entanto, há outras plataformas que tinham o mesmo pedido de ajuda. Um desses casos era o Youcaring que, à data da publicação do artigo do El Mundo, já contava com mais de mil euros.

Na galeria de imagens do Facebook, a mulher aparece com um menino nos braços, o mesmo que aparece nos sites de angariação de fundos, mas que identifica como seu sobrinho. Fica a pergunta: Maria Tores existe mesmo?

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …