/

Homenagem às vítimas dos atentados na Catalunha: “O Rei de Espanha não é bem-vindo nos países catalães”

Henri Garat et JB Gurliat / Mairie de Paris

Felipe VI, rei de Espanha

A Catalunha assinala esta sexta-feira o primeiro aniversário dos atentados de Las Ramblas e de Cambrils em homenagem às 16 vítimas mortais. O rei de Espanha, Felipe VI, anunciou a sua presença e, desde logo, suscitou polémica nos países catalães.

As críticas à presença do monarca espanhol vêm dos setores separatistas, mas há também apelos à despolitização do ato.

A participação de Felipe VI na cerimónia prevista para a Praça da Catalunha foi anunciada a 3 de agosto pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, que frisou que o primeiro aniversário dos ataques “exige de todos solidariedade e respeito pelas vítimas e seus familiares”.

Mas, numa região que atravessa um tenso processo político separatista desde outubro, o anúncio da presença do rei foi mal recebido por alguns setores.

Apesar da contestação, os diferentes partidos e entidades separatistas anunciaram uma semana antes dos atos oficiais que não vão organizar protestos contra o rei no dia do ato oficial. As tomadas de posição contra a presença do rei foram criticadas por todos os partidos políticos nacionais e por organizações da sociedade civil.

O porta-voz do Partido Popular no Congresso, Rafel Hernando, instou partidos e organizações separatistas a deixarem-se de “desvarios políticos” e “delírios independentistas” e “pensem um pouco mais nas vítimas” do terrorismo.

Julio Rodríguez, secretário-geral do Podemos na cidade de Madrid, defendeu que os atos oficiais são uma homenagem às vítimas e devem estar livres de qualquer “conotação política ou de protagonismo pessoal”: “Para falar de outras coisas há muitos dias ao longo do ano”.

“O Rei de Espanha não é bem-vindo nos países catalães”

Um suposto grupo de independentistas catalães colocou uma faixa contra a visita do rei Filipe VI a Barcelona onde participa esta sexta-feira na cerimónia em honra das vítimas dos atentados ocorridos há um ano na Catalunha.

A faixa de grandes dimensões – que já foi retirada pelas autoridades locais – era perfeitamente visível do local onde o chefe de Estado espanhol vai assistir à homenagem e dizia em inglês: “O rei espanhol não é bem-vindo às terras catalãs (países catalães)”.

A frase escrita em letras negras e vermelhas estava acompanhada de uma imagem de Filipe VI pendurado pelos pés. Até ao momento nenhuma entidade reconheceu a colocação da faixa na Praça da Catalunha, na capital da província espanhola da Catalunha.

Os atentados de Las Ramblas e de Cambrils (Tarragona), a 17 de agosto de 2017, fizeram 16 mortos, entre os quais duas portuguesas, e 120 feridos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.