Carrinha atropela várias pessoas nas Ramblas, em Barcelona. Imprensa local avança mais de dez mortes

sab / Twitter

Carrinha atropleoou pelo menos 10 pessoas nas Ramblas, em Barcelona, Espanha

Uma carrinha atropelou hoje dezenas de pessoas na zona turística das Ramblas, em Barcelona, fazendo vários feridos, anunciou a polícia espanhola. As autoridades já confirmaram que se trata de um atentado terrorista.

Uma furgoneta branca atropelou mais de dez pessoas nas Ramblas, em Barcelona. Há vários feridos espalhados no chão. Foi cortado o acesso ao local, que é um dos mais frequentados por turistas. Através do twitter, a polícia pediu a quem estivesse no local que se mantivesse lá e a todos os outros que não se aproximassem da zona.

O governo regional da Catalunha, Generalitat, recomendou ainda aos habitantes que evitem estar nas ruas devido a este “incidente grave” e pediu o encerramento das estações de metro e de comboio na zona.

Ouviram-se tiros no local e as lojas e estabelecimentos (restaurantes incluídos) foram evacuados. Segundo o El País, o condutor está em fuga. No local estão cerca de uma dezena de ambulâncias, que estão de volta dos vários feridos que se encontram espalhados pelo chão.

A imprensa local adianta que mais de 50 pessoas foram transportadas para o hospital.

No twitter, as autoridades espanholas confirmaram a existência de feridos e mortos, sem revelar o número. No entanto, segundo o El País, que cita fonte oficial do governo regional, o acidente fez pelo menos dez mortos.

O El Mundo conta agora treze mortos e 20 feridos. Segundo as primeiras investigações, pelo menos duas carrinhas brancas foram alugadas para realizar o ataque – uma para atacar e a segunda para fugir. As duas já foram encontradas, sendo que a segunda estava perto do Burger King de Vic. A polícia procura uma pessoa de camisa branca com riscas azuis.

O jornal fala ainda em dois homens armados que se barricaram num restaurante e fizeram vários reféns. O canal espanhol Tv3 confirmou também essa informação, dizendo que há pelo menos uma pessoa barricada dentro do restaurante “Rey de Estambul”.

O jornal La Vanguardia escreve que entre os feridos está um menino que se encontra em estado muito grave. A criança acaba de dar entrada nas urgências pediátricas do hospital Vall d’Hebron. É esperada a chegada de outras crianças com ferimentos ligeiros.

Ainda de acordo com o La Vanguardia, ainda não se sabe número oficial de mortos e/ou feridos, assim como é também desconhecido o paradeiro do agressor.

O incidente aconteceu na zona central da Grande Rambla, que é constituída por várias barraquinhas de venda, todas elas entretanto encerradas. Há relatos de que várias pessoas se encontram refugiadas no interior de estabelecimentos.

As estações de metro, de autocarro e de metro que servem a zona afetada foram encerradas, sendo que a polícia local emitiu um curto comunicado, via Twitter, a pedir que as pessoas evitem o local do incidente. As Ramblas ligam a Praça da Catalunha ao Porto Velho, na cidade velha de Barcelona.

Como é habitual neste tipo de situações, há uma disparidade grande entre as informações oficiais disponibilizadas e os dados apurados pelos jornalistas no local junto de fontes não identificadas. Só ao final do dia deverá ser possível fazer um balanço rigoroso.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. terroristas assassinos….. ninguem os prende??? mas se os prendem la vem os protetores de animais raivosos insultar quem quer fazer justiça e cumprir a lei, alegando entre outras coisas desumanidade…
    chegamos a conclusao que estes assassinos e terroristas tem mais apoio que a gente julga… e provavelmente ha midias que vivem a conta destas e outras acçoes de terror.
    que estes pobres islamitas estejam debaixo de chantagem emocional e por accao de drogas para cometer estes crimes, a gente imagina…mas o que move os que os defendem???? de certeza nao e compaixao.
    sabemos que 90 por cento destes terroristas sao abatidos porque te-los na prisao seria um chamariz para as forças marxistas atearem violencia e odio contra os que tentam proteger a lei e a justiça. e assim conseguem evitar que se possa obter informaçoes sobre estas atividades terroristas e assassinas.

RESPONDER

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …