Carrinha atropela várias pessoas nas Ramblas, em Barcelona. Imprensa local avança mais de dez mortes

sab / Twitter

Carrinha atropleoou pelo menos 10 pessoas nas Ramblas, em Barcelona, Espanha

Uma carrinha atropelou hoje dezenas de pessoas na zona turística das Ramblas, em Barcelona, fazendo vários feridos, anunciou a polícia espanhola. As autoridades já confirmaram que se trata de um atentado terrorista.

Uma furgoneta branca atropelou mais de dez pessoas nas Ramblas, em Barcelona. Há vários feridos espalhados no chão. Foi cortado o acesso ao local, que é um dos mais frequentados por turistas. Através do twitter, a polícia pediu a quem estivesse no local que se mantivesse lá e a todos os outros que não se aproximassem da zona.

O governo regional da Catalunha, Generalitat, recomendou ainda aos habitantes que evitem estar nas ruas devido a este “incidente grave” e pediu o encerramento das estações de metro e de comboio na zona.

Ouviram-se tiros no local e as lojas e estabelecimentos (restaurantes incluídos) foram evacuados. Segundo o El País, o condutor está em fuga. No local estão cerca de uma dezena de ambulâncias, que estão de volta dos vários feridos que se encontram espalhados pelo chão.

A imprensa local adianta que mais de 50 pessoas foram transportadas para o hospital.

No twitter, as autoridades espanholas confirmaram a existência de feridos e mortos, sem revelar o número. No entanto, segundo o El País, que cita fonte oficial do governo regional, o acidente fez pelo menos dez mortos.

O El Mundo conta agora treze mortos e 20 feridos. Segundo as primeiras investigações, pelo menos duas carrinhas brancas foram alugadas para realizar o ataque – uma para atacar e a segunda para fugir. As duas já foram encontradas, sendo que a segunda estava perto do Burger King de Vic. A polícia procura uma pessoa de camisa branca com riscas azuis.

O jornal fala ainda em dois homens armados que se barricaram num restaurante e fizeram vários reféns. O canal espanhol Tv3 confirmou também essa informação, dizendo que há pelo menos uma pessoa barricada dentro do restaurante “Rey de Estambul”.

O jornal La Vanguardia escreve que entre os feridos está um menino que se encontra em estado muito grave. A criança acaba de dar entrada nas urgências pediátricas do hospital Vall d’Hebron. É esperada a chegada de outras crianças com ferimentos ligeiros.

Ainda de acordo com o La Vanguardia, ainda não se sabe número oficial de mortos e/ou feridos, assim como é também desconhecido o paradeiro do agressor.

O incidente aconteceu na zona central da Grande Rambla, que é constituída por várias barraquinhas de venda, todas elas entretanto encerradas. Há relatos de que várias pessoas se encontram refugiadas no interior de estabelecimentos.

As estações de metro, de autocarro e de metro que servem a zona afetada foram encerradas, sendo que a polícia local emitiu um curto comunicado, via Twitter, a pedir que as pessoas evitem o local do incidente. As Ramblas ligam a Praça da Catalunha ao Porto Velho, na cidade velha de Barcelona.

Como é habitual neste tipo de situações, há uma disparidade grande entre as informações oficiais disponibilizadas e os dados apurados pelos jornalistas no local junto de fontes não identificadas. Só ao final do dia deverá ser possível fazer um balanço rigoroso.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. terroristas assassinos….. ninguem os prende??? mas se os prendem la vem os protetores de animais raivosos insultar quem quer fazer justiça e cumprir a lei, alegando entre outras coisas desumanidade…
    chegamos a conclusao que estes assassinos e terroristas tem mais apoio que a gente julga… e provavelmente ha midias que vivem a conta destas e outras acçoes de terror.
    que estes pobres islamitas estejam debaixo de chantagem emocional e por accao de drogas para cometer estes crimes, a gente imagina…mas o que move os que os defendem???? de certeza nao e compaixao.
    sabemos que 90 por cento destes terroristas sao abatidos porque te-los na prisao seria um chamariz para as forças marxistas atearem violencia e odio contra os que tentam proteger a lei e a justiça. e assim conseguem evitar que se possa obter informaçoes sobre estas atividades terroristas e assassinas.

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …