Há 2131 profissionais de saúde infetados. Cerco em Ovar levantado no fim-de-semana

José Sena Goulão / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas (E), e o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales (D)

Na conferência de imprensa diária de atualização sobre a pandemia de covid-19 em Portugal, as autoridades de saúde revelaram que há, atualmente, mais de dois mil profissionais de saúde infetados. O cerco sanitário imposto em Ovar deverá ser levantado no fim-de-semana.

O secretário de Estado da Saúde revelou, esta quinta-feira, que há 2131 profissionais de saúde infetados com o coronavírus, entre os quais 396 médicos e 566 enfermeiros.

Somam-se 1169 assistentes operacionais, técnicos e outros profissionais de saúde infetados, revelou António Lacerda Sales, na conferência de imprensa diária de atualização sobre a pandemia da covid-19 em Portugal.

O secretário de Estado situou ainda a taxa de letalidade global em 3,2% e, acima dos 70 anos, em 12%. Sobre a aplicação Trace Covid-19, o governante disse que há “mais de 35 mil pessoas em vigilância clínica” e, relativamente à linha Saúde 24, esta está a receber 9500 chamadas diárias.

Lacerda Sales disse que têm “acumulados 208.738 testes” e que há capacidade de fazer “sete mil no público e quatro mil no privado”. “São naturais algumas oscilações diárias, mas, de forma global, estamos a reforçar – e muito – a capacidade de testagem“.

Já questionada sobre os dados de um inquérito da Escola de Saúde Pública (ENSP), tornado público na quarta-feira e que revela que mais de seis em cada 10 casos suspeitos de covid-19 em profissionais de saúde não foram submetidos a vigilância ativa e apenas um quarto realizou o teste nas primeiras 24 horas, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, sem comentar diretamente o estudo, apontou que nenhum dos valores lhe “parece à partida estranho”.

“Quero crer que com as equipas de saúde ocupacional e com as autoridades de saúde, muitos dos profissionais de saúde que ficaram em casa durante 14 dias ficaram em vigilância passiva, ou seja, eles próprios a vigiarem os seus sintomas e a reportarem. Trata-se de uma população especial com capacidade para se autovigiar. Nenhum destes valores nos parece à partida estranho”, respondeu.

Sobre o levantamento de restrições, a diretora-geral da Saúde avançou que Portugal vai observar o que acontecerá noutros países para decidir quando e como o vai fazer. “Sobre o chamado R0, houve um país que decidiu que, quando o R0 fosse 0,7, estaria na altura de descomprimir as medidas”.

“A grande vantagem, em Portugal, é que começámos o período epidémico mais tarde, pelo que vamos acompanhar diferentes critérios de diferentes países para vermos qual se adapta à nossa realidade. Em Portugal, o R0 está perto de 1, com pequenas variações regionais”, acrescentou a responsável, citada pelo jornal Público.

A diretora-geral da Saúde adiantou ainda que o cerco sanitário em Ovar deverá ser levantado no fim-de-semana. A avaliação, explicou, ainda está a ser feita, mas a decisão está prevista para “dia 18 ou dia 19”.

Ovar é um bom exemplo. Foi alvo de medidas proporcionais e extraordinárias. Entretanto, felizmente a evolução da situação indica que já não é uma situação especial. Ovar tem características da epidemia semelhantes a outras zonas do país“, sustentou.

De acordo com um publicação do presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, na sua conta do Facebook, o cerco será levantado já esta sexta-feira.

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 30 vítimas mortais por covid-19, elevando o número total de óbitos para 629, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde esta quinta-feira.

A mesma nota divulgada pelo organismo liderado por Graça Freitas dá conta que existem agora 18.841 casos positivos, mais mais 750 do que nesta quarta-feira.

A pandemia de covid-19  já matou, pelo menos, 137.500 pessoas em todo o mundo desde que surgiu em Dezembro, na China. O balanço da agência AFP dá conta de mais de dois milhões de infetados.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo alerta para níveis preocupantes de produtos químicos tóxicos no leite materno

Um novo estudo, que analisou o leite materno de mulheres americanas quanto à contaminação por PFAS, detetou o produto químico tóxico em todas as 50 amostras testadas, e em níveis quase 2.000 vezes mais altos …

Dinheiro, imóveis e arte. João Rendeiro perde fortuna para o Estado

Um milhão e meio de euros em numerário, contas e ativos bancários, obras de arte e quatro imóveis em Lisboa, Cascais e Oeiras vão ser arrestados a João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP). Segundo …

A primeira eco-casa impressa em 3D "nasceu" em Itália

A empresa de impressão 3D WASP e o Mario Cucinella Architects concluíram a casa TECLA. É o primeiro modelo de habitação eco-sustentável a ser construído a partir de matérias-primas locais usando tecnologia de impressão 3D.  O …

Partido de Le Pen desviou 6,8 milhões de fundos europeus, segundo jornal francês

O partido francês de extrema-direita União Nacional (RN, sigla original), liderado por Marine Le Pen, terá desviado 6,8 milhões de euros de fundos do Parlamento Europeu, revela este domingo um inquérito policial noticiado pelo Le …

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …

Morreu o prefeito de São Paulo que venceu a covid-19, mas que perdeu a batalha para o cancro

O prefeito da cidade brasileira de São Paulo, Bruno Covas, morreu este domingo, aos 41 anos, vítima de cancro, segundo a imprensa brasileira e várias personalidades que nas redes sociais têm lamentado a sua morte. Bruno …

China não está a conseguir macacos de laboratório suficientes para responder à procura da comunidade científica

A proibição do comércio de animais selvagens e o crescimento da investigação científica estão a causar uma escassez de macacos de laboratório na China. A oferta cada vez menor de macacos de laboratório, amplamente usados em …