Há 2131 profissionais de saúde infetados. Cerco em Ovar levantado no fim-de-semana

José Sena Goulão / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas (E), e o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales (D)

Na conferência de imprensa diária de atualização sobre a pandemia de covid-19 em Portugal, as autoridades de saúde revelaram que há, atualmente, mais de dois mil profissionais de saúde infetados. O cerco sanitário imposto em Ovar deverá ser levantado no fim-de-semana.

O secretário de Estado da Saúde revelou, esta quinta-feira, que há 2131 profissionais de saúde infetados com o coronavírus, entre os quais 396 médicos e 566 enfermeiros.

Somam-se 1169 assistentes operacionais, técnicos e outros profissionais de saúde infetados, revelou António Lacerda Sales, na conferência de imprensa diária de atualização sobre a pandemia da covid-19 em Portugal.

O secretário de Estado situou ainda a taxa de letalidade global em 3,2% e, acima dos 70 anos, em 12%. Sobre a aplicação Trace Covid-19, o governante disse que há “mais de 35 mil pessoas em vigilância clínica” e, relativamente à linha Saúde 24, esta está a receber 9500 chamadas diárias.

Lacerda Sales disse que têm “acumulados 208.738 testes” e que há capacidade de fazer “sete mil no público e quatro mil no privado”. “São naturais algumas oscilações diárias, mas, de forma global, estamos a reforçar – e muito – a capacidade de testagem“.

Já questionada sobre os dados de um inquérito da Escola de Saúde Pública (ENSP), tornado público na quarta-feira e que revela que mais de seis em cada 10 casos suspeitos de covid-19 em profissionais de saúde não foram submetidos a vigilância ativa e apenas um quarto realizou o teste nas primeiras 24 horas, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, sem comentar diretamente o estudo, apontou que nenhum dos valores lhe “parece à partida estranho”.

“Quero crer que com as equipas de saúde ocupacional e com as autoridades de saúde, muitos dos profissionais de saúde que ficaram em casa durante 14 dias ficaram em vigilância passiva, ou seja, eles próprios a vigiarem os seus sintomas e a reportarem. Trata-se de uma população especial com capacidade para se autovigiar. Nenhum destes valores nos parece à partida estranho”, respondeu.

Sobre o levantamento de restrições, a diretora-geral da Saúde avançou que Portugal vai observar o que acontecerá noutros países para decidir quando e como o vai fazer. “Sobre o chamado R0, houve um país que decidiu que, quando o R0 fosse 0,7, estaria na altura de descomprimir as medidas”.

“A grande vantagem, em Portugal, é que começámos o período epidémico mais tarde, pelo que vamos acompanhar diferentes critérios de diferentes países para vermos qual se adapta à nossa realidade. Em Portugal, o R0 está perto de 1, com pequenas variações regionais”, acrescentou a responsável, citada pelo jornal Público.

A diretora-geral da Saúde adiantou ainda que o cerco sanitário em Ovar deverá ser levantado no fim-de-semana. A avaliação, explicou, ainda está a ser feita, mas a decisão está prevista para “dia 18 ou dia 19”.

Ovar é um bom exemplo. Foi alvo de medidas proporcionais e extraordinárias. Entretanto, felizmente a evolução da situação indica que já não é uma situação especial. Ovar tem características da epidemia semelhantes a outras zonas do país“, sustentou.

De acordo com um publicação do presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, na sua conta do Facebook, o cerco será levantado já esta sexta-feira.

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 30 vítimas mortais por covid-19, elevando o número total de óbitos para 629, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde esta quinta-feira.

A mesma nota divulgada pelo organismo liderado por Graça Freitas dá conta que existem agora 18.841 casos positivos, mais mais 750 do que nesta quarta-feira.

A pandemia de covid-19  já matou, pelo menos, 137.500 pessoas em todo o mundo desde que surgiu em Dezembro, na China. O balanço da agência AFP dá conta de mais de dois milhões de infetados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSD recusa negociar com Costa e Silva (só "se vier a ser ministro")

Rui Rio disse, esta segunda-feira, que António Costa pode escolher quem entender para conselheiro económico, mas o PSD só aceitará negociar com ministros. O líder do PSD, Rui Rio, disse estar de acordo com a decisão …

"Não haverá acordo" se Londres não respeitar compromissos, avisa Michel Barnier

O negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Michel Barnier, sublinhou no domingo que "o tempo urge", avisando que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores. "O Reino Unido …

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …