Regresso à nova normalidade depende de um número mágico – é o 0,7

Tiago Petinga / Lusa

Para que Portugal possa voltar gradualmente à nova normalidade pós-pandemia, é importante que o número médio de contágios por pessoa atinja os 0,7.  

De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia esta quinta-feira, os técnicos e especialistas apontaram este valor na recente reunião, que decorreu no Infarmed, em Lisboa, e voltou a juntar as mais  altas figuras do Estado, líderes partidários, técnicos da Direção Geral de Saúde (DGS) e especialistas do Instituto Ricardo Jorge.

O potencial de contágios – métrica conhecida como R0 – trata-se de um indicador utilizados pelos especialistas para calcular quantas pessoas é que um infetado poderá contagiar – na prática, o R0 mede a velocidade de propagação de um vírus.

Quando o valor do R0 (número básico de reprodução) está acima de 1, cada doente pode contagiar mais do que uma pessoa. Já quando o valor é inferior a 1, a transmissão de um vírus ainda é possível, mas a tendência é para que o número de casos vá reduzindo ao longo do tempo até que, eventualmente, o surto termine.

Em Portugal, o R0 tem vindo a diminuir: estará perto dos 0,87 na média nacional e até a região norte, onde a incidência do vírus é maior, já terá baixado para 1.

Para regressar à nova normalidade e pensar em aliviar medidas, este número deverá cair para 0,7, tal como apontaram os especialistas citados pelo Expresso, que nota ainda que foi a partir deste número que países como a Noruega começaram a levantar restrições.

Nesta reunião, os especialistas de saúde pública ouvidos abordaram, pela primeira vez, cenários de reabertura do país, o que parece indicar, segundo o Expresso, que os epidemiologistas estão de acordo de que é preciso deixar gradualmente o confinamento.

Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados se registaram em 2 de março, o último balanço da Direção-Geral da Saúde indicava 599 óbitos entre 18.091 infeções confirmadas.

Entre esses doentes, 1.200 estão internados em hospitais, 383 já recuperaram e os restantes convalescem em casa ou noutras instituições.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “… já terá baixo para 1.”
    Não seria antes: já terá baixado para 1 ?!

    Com os verbos ser/estar: baixo
    Com os verbos ter/haver: baixado

RESPONDER

Na Bélgica, há um homem que recebe pizzas que não encomendou há uma década (e nem a polícia sabe porquê)

Jean Van Landeghen, um belgo de 65 anos, já não pode ouvir falar em pizza. Há nove anos que o homem recebe pizzas que não encomendou - e nem a polícia consegue desvendar este mistério. Jean …

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels"

Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels", que reconhece um compromisso com a segurança, informou esta quinta-feira o Governo. A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar …

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …