Potencial de contágio do Covid-19 é o dobro do da gripe

Roman Pilipey / EPA

O potencial de contágio do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19) é o dobro do da gripe, revelam números da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O semanário Expresso, que avança os números este sábado, explica que uma forma utilizada pelos especialistas para perceber a velocidade a é que um determinado vírus se espalha passa por calcular quantas pessoas é que um infetado poderá contagiar.

Esta métrica é apelidada de R0 número básico de reprodução. Quando este valor fica acima de 1, cada doente pode contagiar mais do que uma pessoa, podendo levar a uma epidemia, tal como aconteceu com o novo coronavírus.

Segundo a OMS, um infetado com o Covid-19 poderá contaminar, em média, outras 2,3 pessoas – quase o dobro do potencial de contágio da gripe sazonal (1,3).

Especialista ouvido pelo Expresso explicou que o objetivo das autoridades de saúde passa por diminuir o R0 que, assim que ficar abaixo de 1, encaminha-se para a extinção.

“O número básico de reprodução [de um vírus] é calculado para uma população não imune e por isso totalmente suscetível, e num cenário sem qualquer intervenção. Diminuir o R0 é o grande objetivo das medidas de Saúde Pública (…) A partir do momento em que este número fica abaixo de 1, o surto deixa de ser epidémico e segue para extinção”, explicou ao semanário Baltazar Nunes, epidemiologista e estatístico do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, no Porto.

O número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo novo coronavírus aumentou para 101.988, dos quais morreram 3.491, segundo um balanço feito pela AFP, com dados atualizados às 09:00 deste sábado. Cerca de 50.000 pessoas já recuperaram.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Tanto vírus que por aí anda, alguns bem mais contagiosos e mortais que este. Pois o corona até agora ainda só matou pessoas de idade avançada e com antecedentes de debilidade. Pessoas saudáveis este vírus não mata.
    Ora por que razão tanto alarido?
    A maior parte dos infectados não morre e supera a doença como uma gripe. Têm morrido apenas algumas pessoas que já tinham problemas de saúde prévios e de idade bastante avançada.
    Em França há 60 e tal milhões de habitantes e até agora só morreram 16 pessoas todas elas bastante idosas e que já tinham problemas de saúde.
    Ora por que razão tanto alarido para este vírus?
    Uma qualquer outra gripe contagia-se com a mesma facilidade.
    Ora qual é a jogada por detrás de toda esta histeria?
    Como eu já há muita gente que se questiona!
    Desvio de atenções internacionais? Objectivos económicos? Anti-globalização? Negócios de farmácias e laboratórios?
    Aqui há gato!

  2. Este virus não é igual ao da gripe nem por perto .
    Este virus contem os cromossomas HIV (Sida) + SARS (Sindroma respiratório agudo.).
    O cromossoma do HIV enfraquece os globolos brancos , enquanto o SARS cria a infeção polmunar .
    Tanto que a medicação para tratamento atual é a mesma que os doentes com sida tomam porque a infeção pulmonar o nosso proprio sistema imunoilógico é capaz de combater .
    Desta forma quem apanhar este virus fica com o inicio do virus da sida no organismo .
    E para ficar bem claro , não existe cura , existem alguns tratamentos que atenuam esta ipedemia .

    • Pedro, exato. Agora, as pessoas deviam-se perguntar como podem essas inserções de HIV estar presentes no vírus Covid.
      É o que dá brincarem com o fogo e julgarem que podem manipular a Natureza para ver quem tem a maior bioarma…

  3. Nada como instalar o histerismo, o pânico e o medo devido a este vírus Corona produzido em laboratório. Morrem mais de 3,5 milhões no mundo devido à gripe e problemas das vias respiratorias como resfriados e nunca se falou em pandemia

RESPONDER

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Mulheres longe do poder local

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …