Potencial de contágio do Covid-19 é o dobro do da gripe

Roman Pilipey / EPA

O potencial de contágio do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19) é o dobro do da gripe, revelam números da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O semanário Expresso, que avança os números este sábado, explica que uma forma utilizada pelos especialistas para perceber a velocidade a é que um determinado vírus se espalha passa por calcular quantas pessoas é que um infetado poderá contagiar.

Esta métrica é apelidada de R0 número básico de reprodução. Quando este valor fica acima de 1, cada doente pode contagiar mais do que uma pessoa, podendo levar a uma epidemia, tal como aconteceu com o novo coronavírus.

Segundo a OMS, um infetado com o Covid-19 poderá contaminar, em média, outras 2,3 pessoas – quase o dobro do potencial de contágio da gripe sazonal (1,3).

Especialista ouvido pelo Expresso explicou que o objetivo das autoridades de saúde passa por diminuir o R0 que, assim que ficar abaixo de 1, encaminha-se para a extinção.

“O número básico de reprodução [de um vírus] é calculado para uma população não imune e por isso totalmente suscetível, e num cenário sem qualquer intervenção. Diminuir o R0 é o grande objetivo das medidas de Saúde Pública (…) A partir do momento em que este número fica abaixo de 1, o surto deixa de ser epidémico e segue para extinção”, explicou ao semanário Baltazar Nunes, epidemiologista e estatístico do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, no Porto.

O número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo novo coronavírus aumentou para 101.988, dos quais morreram 3.491, segundo um balanço feito pela AFP, com dados atualizados às 09:00 deste sábado. Cerca de 50.000 pessoas já recuperaram.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Tanto vírus que por aí anda, alguns bem mais contagiosos e mortais que este. Pois o corona até agora ainda só matou pessoas de idade avançada e com antecedentes de debilidade. Pessoas saudáveis este vírus não mata.
    Ora por que razão tanto alarido?
    A maior parte dos infectados não morre e supera a doença como uma gripe. Têm morrido apenas algumas pessoas que já tinham problemas de saúde prévios e de idade bastante avançada.
    Em França há 60 e tal milhões de habitantes e até agora só morreram 16 pessoas todas elas bastante idosas e que já tinham problemas de saúde.
    Ora por que razão tanto alarido para este vírus?
    Uma qualquer outra gripe contagia-se com a mesma facilidade.
    Ora qual é a jogada por detrás de toda esta histeria?
    Como eu já há muita gente que se questiona!
    Desvio de atenções internacionais? Objectivos económicos? Anti-globalização? Negócios de farmácias e laboratórios?
    Aqui há gato!

  2. Este virus não é igual ao da gripe nem por perto .
    Este virus contem os cromossomas HIV (Sida) + SARS (Sindroma respiratório agudo.).
    O cromossoma do HIV enfraquece os globolos brancos , enquanto o SARS cria a infeção polmunar .
    Tanto que a medicação para tratamento atual é a mesma que os doentes com sida tomam porque a infeção pulmonar o nosso proprio sistema imunoilógico é capaz de combater .
    Desta forma quem apanhar este virus fica com o inicio do virus da sida no organismo .
    E para ficar bem claro , não existe cura , existem alguns tratamentos que atenuam esta ipedemia .

    • Pedro, exato. Agora, as pessoas deviam-se perguntar como podem essas inserções de HIV estar presentes no vírus Covid.
      É o que dá brincarem com o fogo e julgarem que podem manipular a Natureza para ver quem tem a maior bioarma…

  3. Nada como instalar o histerismo, o pânico e o medo devido a este vírus Corona produzido em laboratório. Morrem mais de 3,5 milhões no mundo devido à gripe e problemas das vias respiratorias como resfriados e nunca se falou em pandemia

RESPONDER

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …