Potencial de contágio do Covid-19 é o dobro do da gripe

Roman Pilipey / EPA

O potencial de contágio do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19) é o dobro do da gripe, revelam números da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O semanário Expresso, que avança os números este sábado, explica que uma forma utilizada pelos especialistas para perceber a velocidade a é que um determinado vírus se espalha passa por calcular quantas pessoas é que um infetado poderá contagiar.

Esta métrica é apelidada de R0 número básico de reprodução. Quando este valor fica acima de 1, cada doente pode contagiar mais do que uma pessoa, podendo levar a uma epidemia, tal como aconteceu com o novo coronavírus.

Segundo a OMS, um infetado com o Covid-19 poderá contaminar, em média, outras 2,3 pessoas – quase o dobro do potencial de contágio da gripe sazonal (1,3).

Especialista ouvido pelo Expresso explicou que o objetivo das autoridades de saúde passa por diminuir o R0 que, assim que ficar abaixo de 1, encaminha-se para a extinção.

“O número básico de reprodução [de um vírus] é calculado para uma população não imune e por isso totalmente suscetível, e num cenário sem qualquer intervenção. Diminuir o R0 é o grande objetivo das medidas de Saúde Pública (…) A partir do momento em que este número fica abaixo de 1, o surto deixa de ser epidémico e segue para extinção”, explicou ao semanário Baltazar Nunes, epidemiologista e estatístico do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, no Porto.

O número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo novo coronavírus aumentou para 101.988, dos quais morreram 3.491, segundo um balanço feito pela AFP, com dados atualizados às 09:00 deste sábado. Cerca de 50.000 pessoas já recuperaram.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Tanto vírus que por aí anda, alguns bem mais contagiosos e mortais que este. Pois o corona até agora ainda só matou pessoas de idade avançada e com antecedentes de debilidade. Pessoas saudáveis este vírus não mata.
    Ora por que razão tanto alarido?
    A maior parte dos infectados não morre e supera a doença como uma gripe. Têm morrido apenas algumas pessoas que já tinham problemas de saúde prévios e de idade bastante avançada.
    Em França há 60 e tal milhões de habitantes e até agora só morreram 16 pessoas todas elas bastante idosas e que já tinham problemas de saúde.
    Ora por que razão tanto alarido para este vírus?
    Uma qualquer outra gripe contagia-se com a mesma facilidade.
    Ora qual é a jogada por detrás de toda esta histeria?
    Como eu já há muita gente que se questiona!
    Desvio de atenções internacionais? Objectivos económicos? Anti-globalização? Negócios de farmácias e laboratórios?
    Aqui há gato!

  2. Este virus não é igual ao da gripe nem por perto .
    Este virus contem os cromossomas HIV (Sida) + SARS (Sindroma respiratório agudo.).
    O cromossoma do HIV enfraquece os globolos brancos , enquanto o SARS cria a infeção polmunar .
    Tanto que a medicação para tratamento atual é a mesma que os doentes com sida tomam porque a infeção pulmonar o nosso proprio sistema imunoilógico é capaz de combater .
    Desta forma quem apanhar este virus fica com o inicio do virus da sida no organismo .
    E para ficar bem claro , não existe cura , existem alguns tratamentos que atenuam esta ipedemia .

    • Pedro, exato. Agora, as pessoas deviam-se perguntar como podem essas inserções de HIV estar presentes no vírus Covid.
      É o que dá brincarem com o fogo e julgarem que podem manipular a Natureza para ver quem tem a maior bioarma…

  3. Nada como instalar o histerismo, o pânico e o medo devido a este vírus Corona produzido em laboratório. Morrem mais de 3,5 milhões no mundo devido à gripe e problemas das vias respiratorias como resfriados e nunca se falou em pandemia

RESPONDER

Costa descarta confinamento ou cercas sanitárias em Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta quarta-feira que não estão em cima da mesa cercas sanitárias ou confinamentos em Paços de Ferreira, Lousada ou Felgueiras, concelhos do distrito do Porto onde o número de novas …

Espanha supera um milhão de infetados. França pondera estado de emergência até fevereiro

Espanha ultrapassou esta quarta-feira um milhão de infetados por covid-19, no mesmo dia em que o Governo francês admitiu estar a ponderar manter o estado de emergência até fevereiro e algumas medidas até abril. Espanha …

Há 49 escolas com surtos ativos de covid-19

Cerca de meia centena de escolas têm surtos ativos de covid-19, avançou esta quarta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que fez um balanço positivo das primeiras semanas de aulas. "Neste momento, estão ativos 49 surtos …

Índia pode atingir os 600 milhões de casos de covid-19 em fevereiro, dizem especialistas

Mais de 600 milhões de indianos, mais da metade da população do país, provavelmente serão infetados com o novo coronavírus até fevereiro de 2021, segundo um painel de especialistas que aconselha o Governo do país. Segundo …

Ficheiro apreendido a Rui Pinto tinha número de telemóvel da procuradora

Um ficheiro de um dos dispositivos apreendidos ao criador do ‘Football Leaks’, Rui Pinto, contém o número de telemóvel da procuradora do Ministério Público (MP) envolvida no julgamento, Marta Viegas, confirmou a própria na 15.ª …

Rio anuncia vota contra no OE. "O PSD é mais responsável na oposição do que o PS no Governo"

O presidente do PSD anunciou esta quarta-feira o voto contra do partido na proposta de Orçamento do Estado para 2021, dizendo que esse é “o único voto coerente” e porque outra votação nem sequer “evitaria …

"A pandemia derrubou-me." "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, abandona a política

O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica disse que continuará a ser "conselheiro" dos companheiros de partido. José "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, renunciou esta terça-feira ao seu lugar no Senado e abandonou definitivamente a política ativa. …

Milhares de reclusos na Nigéria fugiram depois de invasões a prisões

De acordo com as autoridades nigerianas, cerca de 2000 presos fugiram de prisões na Nigéria, após os locais terem sido invadidos por multidões. Foi imposto um recolher obrigatório em resposta à agitação resultante de duas …

Manuel Maria Carrilho absolvido pela terceira vez do crime de violência doméstica

O ex-ministro Manuel Maria Carrilho foi esta quarta-feira novamente absolvido do caso de violência doméstica em que era suspeito de ter agredido a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães. Em comunicado Manuel Maria Carrilho explica que o …

Maiores construtoras portuguesas juntam-se contra a "armada espanhola"

As duas maiores construtoras portuguesas, Mota-Engil e Teixeira Duarte, aliaram-se num consórcio, no âmbito de um concurso público lançado pela Infraestruturas de Portugal (IP), para tentar derrotar a concorrência espanhola. Habitualmente concorrentes na disputa pelas grandes …