/

Covid-19. Mais 30 mortes, 110 recuperados e 750 novos casos

José Sena Goulão / Lusa

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 30 vítimas mortais por covid-19, elevando o número total de óbitos para 629, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde esta quinta-feira.

A mesma nota divulgada pelo organismo liderado por Graça Freitas dá conta que existem agora 18.841 casos positivos, mais mais 750 do que nesta quarta-feira.

Registou-se um aumento de 4,1% no que respeita a novas infeções em Portugal, uma taxa mais alta do que a registada na véspera (3,7%).

No que respeita a recuperados, houve um crescimento de 28,7% relativamente a quarta-feira: há agora 493 pacientes dados como recuperados – o que implica dois testes negativos -, mais 110 do que na véspera, refere ainda o boletim da DGS.

Os mesmos números dão conta de 1302 pessoas internadas, das quais 229 estão nos cuidados intensivos (mais 21 do que na quarta-feira).

Há 3910 pessoas a aguardar resultado laboratorial, estando 26.065 estão sob vigilância das autoridades de saúde.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (355), seguida pelo Centro (146), pela região de Lisboa e Vale Tejo (115) e pelo Algarve, com nove vítimas mortais. O boletim regista ainda quatro óbitos nos Açores.

Em conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, situou a taxa de letalidade global em 3,2% e, acima dos 70 anos, em 12%.

Regressar à normalidade num mundo com covid

Graça Freitas, que também participou na conferência, sublinhou que o regresso à vida normal não se poderá fazer sem restrições. “Temos de equilibrar o retorno à atividade normal num mundo com covid. Não podemos recuar a 30 de dezembro de 2019. Vamos ter de compatibilizar uma nova forma de estar na vida”, disse a responsável.

A diretora-geral da Saúde adiantou ainda que o cerco sanitário imposto em Ovar deverá ser levantado no fim-de-semana. Avaliação, explicou, ainda está a ser feita, mas a decisão está prevista para “dia 18 ou dia 19”.

“Ovar é um bom exemplo. Foi alvo de medidas proporcionais e extraordinárias. Entretanto, felizmente a evolução da situação em Ovar indica que já não é uma situação especial. Ovar tem características da epidemia semelhantes a outras zonas do país“, sustentou.

De acordo com um publicação do presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, na sua conta do Facebook, o cerco será levantado já esta sexta-feira.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou quase 127 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.