Procurador alemão reitera que Maddie está morta. E pede ajuda a identificar onde morou o suspeito em Portugal

findmadeleine.com

Maddie McCann

Hans Christian Wolters, o procurador alemão que coordena a equipa de investigação do caso Maddie, reiterou que que tem provas de que a criança inglesa está morta.

Em declarações à emissora britânica Sky News, o procurador alemão Hans Christian Wolters disse que precisa de informações sobre os locais onde o suspeito morou em Portugal, para procurar o corpo da menina, que tinha três anos quando desapareceu do apartamento onde dormia com os irmãos gémeos num resort da Praia da Luz, em Lagos, enquanto os pais jantavam com amigos.

“Depois de todas as informações que obtivemos, a criança está morta. Não temos informações de que ela esteja viva”, afirmou. “Todas as indicações que temos e de que não posso falar apontam que Madeleine está morta. Temos coisas que não podemos comunicar que vão todas na direção da teoria de que Madeleine está morta, mesmo que tenha que admitir que não temos o corpo”.

Wolters apelou aos turistas britânicos para ajudar a identificar as antigas casas do suspeito, Christian Brueckner, para que as autoridades comecem a efetuar buscas pelos vestígios de Madeleine McCann, que terá sido morta logo após o desaparecimento, há 13 anos.

O procurador admitiu que não possui “provas concretas” suficientes para levar o suspeito a julgamento por este crime. Wolters acredita que as provas possam estar nas casas onde o suspeito morou.

A polícia alemã já recuperou a carrinha o suspeito viveu, que estava numa sucata no Algarve, mas não terá encontrado qualquer indício da criança britânica.

O procuradores do Ministério Público alemão já tinham dito acreditar que Madeleine McCann foi assassinada. O investigador Christian Hoppe, do Bundeskriminalamt (Departamento Federal de Polícia Criminal da Alemanha), revelou que a criança pode ter sido alvejada quando o suspeito assaltava o apartamento da família.

Christian Brueckner está detido na Alemanha por violação de uma mulher de 72 nos, também em Portugal, e o procurador alemão responsável pelo caso Maddie disse acreditar que existem outras vítimas britânicas dos seus ataques sexuais. Wolters pediu que entrassem em contato com a polícia.

Brueckner é suspeito do desaparecimento de uma criança alemã no Algarve em 1996 e do desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha.

Madeleine McCann desapareceu poucos dias antes de fazer 4 anos, a 3 de maio de 2007, do quarto onde dormia juntamente com os dois irmãos gémeos, mais novos, num apartamento de um aldeamento turístico, na Praia da Luz, no Algarve.

A polícia britânica começou por formar uma equipa em 2011 para rever toda a informação disponível, abrindo um inquérito formal no ano seguinte, tendo até agora despendido perto de 12 milhões de libras, cerca de 14 milhões de euros.

A Polícia Judiciária portuguesa reabriu a investigação em 2013, depois de o caso ter sido arquivado pela Procuradoria-Geral da República em 2008, ilibando os três arguidos, os pais de Madeleine e um outro britânico, Robert Murat.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa Romeu julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …

UEFA duplica prémios do Europeu feminino

De oito para 16 milhões de euros. Prémio monetário bem diferente do Europeu anterior. A UEFA informou nesta quinta-feira que vai ser duplicado o total do prémio monetário para as selecções participantes no próximo Europeu feminino. O …

Número de animais abatidos continua a cair nos canis portugueses

É esperada uma estabilização do número de abates, dois anos após a entrada em vigor da legislação que regula o ato. Dois últimos anos foram marcados por quedas. Em 2020, foram abatidos em nos canis portugueses …

Entre professoras e uma personal trainer, Braga é o concelho do país com mais candidatas mulheres

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm, pelo menos, uma mulher candidata à presidência de uma Câmara Municipal. A liderar surge Braga com cinco candidatas mulheres às eleições autárquicas de domingo. Há 194 concelhos …

Pais revoltados com professor que deu aula com máscara no queixo — e que publica vídeos obscenos online

PSP foi chamada à Secundária Eça de Queirós, na Póvoa do Varzim, porque docente — que sugeriu aos alunos que seguissem o seu canal de YouTube onde tem vídeos em cuecas e nu — deu …

Sem surpresas, Medina mantém Lisboa, mas sem maioria absoluta. Costa e Pedro Nuno juntos em ação de campanha

As sondagens apontam para uma vitória de Medina, ainda que com um resultado inferior ao de 2017. A grande surpresa na capital será a Iniciativa Liberal, partido que poderá eleger um vereador e inclinar o …