Maddie McCann. Polícia identifica alemão como suspeito

findmadeleine.com

Maddie McCann

A polícia alemã, inglesa e portuguesa identificaram um cidadão alemão como o principal suspeito do desaparecimento de Madeleine McCann, há 13 anos.

A polícia alemã, a Metropolitan Police de Londres e a Polícia Judiciária acreditam que o principal suspeito do desaparecimento de Madeleine McCann é um cidadão alemão, de 43 anos. O suspeito está preso na Alemanha e terá estado na Praia da Luz, em maio de 2007, altura em que a criança desapareceu.

De acordo com o comunicado emitido pela polícia inglesa, o alemão encontra-se atualmente a cumprir pena no país natal e tem cadastro por crimes sexuais contra menores. A polícia adianta ainda que se trata de um homem “branco, de cabelo comprido louro” que, na altura, tinha 30 anos.

“Suspeito identificado como um alemão de 43 anos. Revelamos que era detentor de dois veículos suspeitos que são conhecidos por terem sido usados na altura do desaparecimento [assim como] números de telefone ligados ao desaparecimento de Madeleine [um deles considerado muito significante para a investigação]”, lê-se no comunicado.

https://twitter.com/metpoliceuk/status/1268244759723872259

O Sub-Comissário Adjunto da Metropolitan Police, Stuart Cundy, disse que o suspeito passou a interessar aos investigadores na sequência de um apelo público em 2017, no âmbito do 10.º aniversário do desaparecimento.

“O nome deste homem era conhecido da nossa investigação. Não vou dar detalhes sobre como era conhecido, mas já era conhecido antes de recebermos informação nova em 2017. Desde então temos continuado a trabalhar de forma muito próxima com colegas em Portugal e na Alemanha”, afirmou.

De acordo com o The Guardian, o alemão terá vivido no Algarve durante períodos entre 1995 e 2007.  A Metropolitan Police, que está a investigar o desaparecimento numa investigação designada por Operação Grange, identificou uma carrinha caravana branca de marca Volkswagen, que o suspeito usou para viver, e um automóvel Jaguar ao qual teria acesso.

Além disso, registos telefónicos colocam-no na área da Praia da Luz no dia em que Madeleine desapareceu. A polícia identificou dois números: um deles usado pelo suspeito e que terá recebido uma chamada entre as 19h32 e 20h02 de 3 de maio, no dia em que Maddie desapareceu; e o outro que iniciou o telefonema e que poderá ser uma “testemunha altamente significativa”.

Ainda esta quarta-feira, a polícia Bundeskriminalamt (BKA) vai emitir um apelo público na estação de televisão ZDF.

Também esta quarta-feira, a ZDF vai transmitir um programa sobre casos criminais não resolvidos, no qual irá abordar o caso de Maddie McCann. A televisão alemã descobriu que a polícia encontrara um novo suspeito e é por esse motivo que as autoridades decidiram revelar os avanços na investigação, avança o Diário de Notícias.

Madeleine McCann desapareceu a 3 de maio de 2007, num apartamento de um aldeamento turístico, na Praia da Luz, no Algarve.

A polícia britânica começou por formar uma equipa em 2011 para rever toda a informação disponível, abrindo um inquérito formal no ano seguinte, tendo até agora despendido perto de 12 milhões de libras, cerca de 14 milhões de euros.

A Polícia Judiciária reabriu a investigação em 2013, depois de o caso ter sido arquivado pela Procuradoria Geral da República em 2008, ilibando os três arguidos, os pais de Madeleine, Kate e Gerry McCann, e um outro britânico, Robert Murat.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Vamos lá ver o que vai dar mais este episódio da saga: “1001 suspeitos do desaparecimento de Maddie”, by Metropolitan Police!
    Vá lá que desta vez o supeito (ainda) está vivo!…

  2. Um dia destes ainda vêm dizer que foi o D. Sebastião… que estaria a regressar do Norte de África a nado numa noite de nevoeiro.

  3. Porque é que em todas as investigações se começa por familiares e neste caso nunca foram suspeitos os pais, mesmo só para tirar dos suspeitos..

  4. Fazem muito bem, a investigação não deve parar e não se deve acusar ninguém sem provas. Isto de apontar o dedo a alguém sem provas não é uma atitude digna nem profissional. É vergonhoso isso sim.

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …