Maddie McCann. Polícia identifica alemão como suspeito

findmadeleine.com

Maddie McCann

A polícia alemã, inglesa e portuguesa identificaram um cidadão alemão como o principal suspeito do desaparecimento de Madeleine McCann, há 13 anos.

A polícia alemã, a Metropolitan Police de Londres e a Polícia Judiciária acreditam que o principal suspeito do desaparecimento de Madeleine McCann é um cidadão alemão, de 43 anos. O suspeito está preso na Alemanha e terá estado na Praia da Luz, em maio de 2007, altura em que a criança desapareceu.

De acordo com o comunicado emitido pela polícia inglesa, o alemão encontra-se atualmente a cumprir pena no país natal e tem cadastro por crimes sexuais contra menores. A polícia adianta ainda que se trata de um homem “branco, de cabelo comprido louro” que, na altura, tinha 30 anos.

“Suspeito identificado como um alemão de 43 anos. Revelamos que era detentor de dois veículos suspeitos que são conhecidos por terem sido usados na altura do desaparecimento [assim como] números de telefone ligados ao desaparecimento de Madeleine [um deles considerado muito significante para a investigação]”, lê-se no comunicado.

https://twitter.com/metpoliceuk/status/1268244759723872259

O Sub-Comissário Adjunto da Metropolitan Police, Stuart Cundy, disse que o suspeito passou a interessar aos investigadores na sequência de um apelo público em 2017, no âmbito do 10.º aniversário do desaparecimento.

“O nome deste homem era conhecido da nossa investigação. Não vou dar detalhes sobre como era conhecido, mas já era conhecido antes de recebermos informação nova em 2017. Desde então temos continuado a trabalhar de forma muito próxima com colegas em Portugal e na Alemanha”, afirmou.

De acordo com o The Guardian, o alemão terá vivido no Algarve durante períodos entre 1995 e 2007.  A Metropolitan Police, que está a investigar o desaparecimento numa investigação designada por Operação Grange, identificou uma carrinha caravana branca de marca Volkswagen, que o suspeito usou para viver, e um automóvel Jaguar ao qual teria acesso.

Além disso, registos telefónicos colocam-no na área da Praia da Luz no dia em que Madeleine desapareceu. A polícia identificou dois números: um deles usado pelo suspeito e que terá recebido uma chamada entre as 19h32 e 20h02 de 3 de maio, no dia em que Maddie desapareceu; e o outro que iniciou o telefonema e que poderá ser uma “testemunha altamente significativa”.

Ainda esta quarta-feira, a polícia Bundeskriminalamt (BKA) vai emitir um apelo público na estação de televisão ZDF.

Também esta quarta-feira, a ZDF vai transmitir um programa sobre casos criminais não resolvidos, no qual irá abordar o caso de Maddie McCann. A televisão alemã descobriu que a polícia encontrara um novo suspeito e é por esse motivo que as autoridades decidiram revelar os avanços na investigação, avança o Diário de Notícias.

Madeleine McCann desapareceu a 3 de maio de 2007, num apartamento de um aldeamento turístico, na Praia da Luz, no Algarve.

A polícia britânica começou por formar uma equipa em 2011 para rever toda a informação disponível, abrindo um inquérito formal no ano seguinte, tendo até agora despendido perto de 12 milhões de libras, cerca de 14 milhões de euros.

A Polícia Judiciária reabriu a investigação em 2013, depois de o caso ter sido arquivado pela Procuradoria Geral da República em 2008, ilibando os três arguidos, os pais de Madeleine, Kate e Gerry McCann, e um outro britânico, Robert Murat.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Vamos lá ver o que vai dar mais este episódio da saga: “1001 suspeitos do desaparecimento de Maddie”, by Metropolitan Police!
    Vá lá que desta vez o supeito (ainda) está vivo!…

  2. Um dia destes ainda vêm dizer que foi o D. Sebastião… que estaria a regressar do Norte de África a nado numa noite de nevoeiro.

  3. Porque é que em todas as investigações se começa por familiares e neste caso nunca foram suspeitos os pais, mesmo só para tirar dos suspeitos..

  4. Fazem muito bem, a investigação não deve parar e não se deve acusar ninguém sem provas. Isto de apontar o dedo a alguém sem provas não é uma atitude digna nem profissional. É vergonhoso isso sim.

RESPONDER

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …