Carles Puigdemont em paradeiro desconhecido

Olivier Hoslet / EPA

O ex-presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont

O ex-presidente do governo da Catalunha Carles Puigdemont não irá amanhã a Madrid apresentar-se perante a Audiência Nacional espanhola para responder pelo crimes de rebelião e motim de que foi acusado pelo governo de Madrid.

Segundo a revista Sábado, o ex-presidente do governo da Catalunha Carles Puigdemont recusa-se a voltar para Madrid para se apresentar perante a Audiência Nacional.

A Audiência Nacional citou Carles Puigdemont e outros 13 membros do governo catalão para se apresentarem às 9:00h desta quinta-feira para responderem pelos delitos de rebelião, motim e mau uso de fundos públicos relacionados com a realização do referendo de 1 de Outubro, considerado ilegal pelo Tribunal Constituicional espanhol.

O advogado do ex-presidente do governo da Catalunha, que se encontra em Bruxelas com mais cinco membros do ex-governo catalão, justificou a tomada decisão por acreditar que o cliente “não terá um julgamento justo” em Espanha.

“É bastante óbvio que o meu cliente vai adotar agora a atitude de esperar para ver o que se passa”, afirmou o advogado belga, Paul Bekaerts, quando questionado sobre se Puigdemont se vai apresentar perante a justiça espanhola.

Os crimes de rebelião, sedição e desvio de fundos, de que são acusados os ex-dirigentes catalães, podem ter sentenças até 30, 15 e seis anos de prisão.

O ex-governante catalão saiu do hotel em Bruxelas onde estava instalado, mas não é conhecido o seu paradeiro. Dois dos ex-ministros catalães regressaram entretanto a Espanha.

O executivo de Mariano Rajoy, do Partido Popular, apoiado pelo maior partido da oposição, os socialistas do PSOE, anunciou no sábado a dissolução do parlamento regional, a realização de eleições em 21 de dezembro próximo e a destituição de todo o Governo catalão, entre outras medidas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. os ratos sao sempre os primeiros a fugir , este nao perdeu tempo. primeiro instigado pela extrema exquerda e os marxistas do podemos lançou se contra o governo espanhol que deu tudo e mais um par de botas a catalunha durante anos e anos a fio…. agora achando que poderia ser um novo heroi, lançou os catalaes uns contra os outros num processo de dissoluçao do tecido social so no interesse dos terroristas que ja estao ocupando a catalunha e dos marxistas que sempre conviveram bem com o caos e a desordem….agora armado em vitima, esconde se.
    nao sou catalao mas tambem grito puigdemont por la prison!!!!

RESPONDER

"Solo ciborgue" revela a metrópole microbiana secreta debaixo dos nossos pés

Uma equipa de investigadores criou um "solo ciborgue" para poder estudar como é que é a vida dos micoorganismos no solo debaixo dos nossos pés. Cave uma colher de chá do solo mais próximo e o …

Graças a Eunice Foote, cientistas já compreendiam as alterações climáticas em 1856

Há quase dois séculos, os cientistas já sabiam o que causava as alterações climáticas graças ao trabalho da cientista norte-americana Eunice Foote. Muito antes da atual divisão política sobre as alterações climática, e mesmo antes da …

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …