Carles Puigdemont em paradeiro desconhecido

Olivier Hoslet / EPA

O ex-presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont

O ex-presidente do governo da Catalunha Carles Puigdemont não irá amanhã a Madrid apresentar-se perante a Audiência Nacional espanhola para responder pelo crimes de rebelião e motim de que foi acusado pelo governo de Madrid.

Segundo a revista Sábado, o ex-presidente do governo da Catalunha Carles Puigdemont recusa-se a voltar para Madrid para se apresentar perante a Audiência Nacional.

A Audiência Nacional citou Carles Puigdemont e outros 13 membros do governo catalão para se apresentarem às 9:00h desta quinta-feira para responderem pelos delitos de rebelião, motim e mau uso de fundos públicos relacionados com a realização do referendo de 1 de Outubro, considerado ilegal pelo Tribunal Constituicional espanhol.

O advogado do ex-presidente do governo da Catalunha, que se encontra em Bruxelas com mais cinco membros do ex-governo catalão, justificou a tomada decisão por acreditar que o cliente “não terá um julgamento justo” em Espanha.

“É bastante óbvio que o meu cliente vai adotar agora a atitude de esperar para ver o que se passa”, afirmou o advogado belga, Paul Bekaerts, quando questionado sobre se Puigdemont se vai apresentar perante a justiça espanhola.

Os crimes de rebelião, sedição e desvio de fundos, de que são acusados os ex-dirigentes catalães, podem ter sentenças até 30, 15 e seis anos de prisão.

O ex-governante catalão saiu do hotel em Bruxelas onde estava instalado, mas não é conhecido o seu paradeiro. Dois dos ex-ministros catalães regressaram entretanto a Espanha.

O executivo de Mariano Rajoy, do Partido Popular, apoiado pelo maior partido da oposição, os socialistas do PSOE, anunciou no sábado a dissolução do parlamento regional, a realização de eleições em 21 de dezembro próximo e a destituição de todo o Governo catalão, entre outras medidas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. os ratos sao sempre os primeiros a fugir , este nao perdeu tempo. primeiro instigado pela extrema exquerda e os marxistas do podemos lançou se contra o governo espanhol que deu tudo e mais um par de botas a catalunha durante anos e anos a fio…. agora achando que poderia ser um novo heroi, lançou os catalaes uns contra os outros num processo de dissoluçao do tecido social so no interesse dos terroristas que ja estao ocupando a catalunha e dos marxistas que sempre conviveram bem com o caos e a desordem….agora armado em vitima, esconde se.
    nao sou catalao mas tambem grito puigdemont por la prison!!!!

RESPONDER

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …