/

Carles Puigdemont em paradeiro desconhecido

1

Olivier Hoslet / EPA

O ex-presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont

O ex-presidente do governo da Catalunha Carles Puigdemont não irá amanhã a Madrid apresentar-se perante a Audiência Nacional espanhola para responder pelo crimes de rebelião e motim de que foi acusado pelo governo de Madrid.

Segundo a revista Sábado, o ex-presidente do governo da Catalunha Carles Puigdemont recusa-se a voltar para Madrid para se apresentar perante a Audiência Nacional.

A Audiência Nacional citou Carles Puigdemont e outros 13 membros do governo catalão para se apresentarem às 9:00h desta quinta-feira para responderem pelos delitos de rebelião, motim e mau uso de fundos públicos relacionados com a realização do referendo de 1 de Outubro, considerado ilegal pelo Tribunal Constituicional espanhol.

O advogado do ex-presidente do governo da Catalunha, que se encontra em Bruxelas com mais cinco membros do ex-governo catalão, justificou a tomada decisão por acreditar que o cliente “não terá um julgamento justo” em Espanha.

“É bastante óbvio que o meu cliente vai adotar agora a atitude de esperar para ver o que se passa”, afirmou o advogado belga, Paul Bekaerts, quando questionado sobre se Puigdemont se vai apresentar perante a justiça espanhola.

Os crimes de rebelião, sedição e desvio de fundos, de que são acusados os ex-dirigentes catalães, podem ter sentenças até 30, 15 e seis anos de prisão.

O ex-governante catalão saiu do hotel em Bruxelas onde estava instalado, mas não é conhecido o seu paradeiro. Dois dos ex-ministros catalães regressaram entretanto a Espanha.

O executivo de Mariano Rajoy, do Partido Popular, apoiado pelo maior partido da oposição, os socialistas do PSOE, anunciou no sábado a dissolução do parlamento regional, a realização de eleições em 21 de dezembro próximo e a destituição de todo o Governo catalão, entre outras medidas.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. os ratos sao sempre os primeiros a fugir , este nao perdeu tempo. primeiro instigado pela extrema exquerda e os marxistas do podemos lançou se contra o governo espanhol que deu tudo e mais um par de botas a catalunha durante anos e anos a fio…. agora achando que poderia ser um novo heroi, lançou os catalaes uns contra os outros num processo de dissoluçao do tecido social so no interesse dos terroristas que ja estao ocupando a catalunha e dos marxistas que sempre conviveram bem com o caos e a desordem….agora armado em vitima, esconde se.
    nao sou catalao mas tambem grito puigdemont por la prison!!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.