António José Seguro e António Costa disputam a 28 de Setembro a votação para escolher o candidato do PS a primeiro-ministro, já que foram os únicos que apresentaram candidaturas, confirmou a comissão eleitoral das primárias socialistas.
Ambos os candidatos apresentaram esta semana as suas moções
Esta quinta-feira, 14 de Agosto, foi o último dia para apresentação de candidaturas para as primárias que vão escolher o candidato do PS a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas.
As candidaturas tiveram de ser apresentadas por proposta de, no mínimo, mil militantes, e foram acompanhadas de uma “moção política sobre grandes opções de Governo” e de um orçamento para as iniciativas de campanha interna: de acordo com as informações de ambas as candidaturas, Seguro, secretário-geral do PS, estima gastar 165 mil euros e António Costa, presidente da câmara de Lisboa, tem um orçamento de 163 mil euros.
A proposta de regulamento das eleições primárias para a escolha do candidato a primeiro-ministro prevê que os simpatizantes se registem até 21 de Setembro, uma semana antes do ato eleitoral.
O ex-ministro socialista Jorge Coelho é o presidente da comissão eleitoral das primárias, sendo acompanhado no órgão pelo ex-juiz do Tribunal Constitucional Armindo Ribeiro Mendes e pela ex-deputada do PS Maria Carrilho.
Num texto disponível no site dedicado às primárias –psprimarias2014.pt – a comissão eleitoral nota que a sua tarefa é assegurar que o sufrágio decorra “com seriedade, com respeito democrático e com uma forte mobilização”.
Até quinta-feira, inscreveram-se para votar nas primárias mais de 35 mil pessoas, disse Jorge Coelho à agência Lusa. Os simpatizantes estão obrigados na inscrição a assinar um compromisso individual de concordância com a declaração de princípios do PS e de não filiação em qualquer outro partido.
As assembleias eleitorais para escolher o candidato do PS a primeiro-ministro decorrerão entre as 09:00 e as 19:00, nas sedes das estruturas do PS “e, se necessário, noutros locais que a comissão eleitoral venha a determinar”.
/Lusa
Eleições no PS
-
4 Dezembro, 2014 Sócrates e Santos Silva financiaram a campanha de António CostaTambém em: Caso José Sócrates
-
15 Outubro, 2014 Maria de Belém quer mesmo abandonar presidência do PS
-
8 Outubro, 2014 Seguro renuncia ao mandato de deputado
-
1 Outubro, 2014 Na Índia fala-se de António Costa, o “Gandhi de Lisboa”