Câmara de Lisboa disfarça atrasos nas obras mudando as datas no site

nicolasnova / Flickr

A cidade de Lisboa está com obras por toda a parte e a derrapagem nos prazos previstos de conclusão é uma realidade à vista de todos, mas a autarquia está a tentar esconder os atrasos procedendo à mudança de datas no seu site.

Diário de Notícias refere os casos das obras no Largo de Santos, no Largo da Graça e na Rua de Campolide, cuja previsão inicial era estarem concluídas até ao final de Outubro, mas que, afinal, só ficarão terminadas no primeiro trimestre de 2017. A informação consta do site da Câmara de Lisboa, onde, contudo, já não consta “a informação de que a obra está atrasada“, refere o DN.

O jornal nota que detectou que a autarquia retirou do site “os dados sobre os prazos que não iam ser cumpridos”, inserindo apenas a nova data de conclusão das obras.

Esta circunstância não espanta os vereadores da oposição, nomeadamente João Gonçalves Pereira, do CDS, que diz ao DN que a autarquia tem actuado deste modo em “inúmeras situações”, “alterando as datas no site à medida que lhes é conveniente”.

António Prôa, do PSD, fala ao diário de uma “predisposição para encobrir a verdade” que diz que “já aconteceu com a suspensão das obras na segunda circular, onde se tentou disfarçar a situação para não assumir erros”. O social-democrata considera que são demasiadas obras ao mesmo tempo, com a autarquia a ter “mais olhos que barriga” e a ir “além da sua capacidade” de as acompanhar.

Já o vereador do PCP, Carlos Moura, considera no DN que “só por muita ingenuidade é que se poderia pensar que estas obras iam estar concluídas nestes prazos”.

Para João Gonçalves Pereira, está em causa um “calendário eleitoralista”, com vista às legislativas do próximo ano.

Os comerciantes, por seu turno, estão preocupados que as obras lhes afectem os lucros esperados com as vendas de Natal. “A cidade está caótica para chegar de um lado ao outro, há sempre imenso trânsito, há zonas onde não há estacionamento, onde não há cargas e descargas”, queixa-se ao DN Carla Salsinha, da União de Associações do Comércio e Serviços.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. As obras do Bairro do Arco Cego , acabavam em Outubro , ainda nao estao prontas nem anda la ninguem .
    Na Av da Republica , ainda nao acabaram e ja precisam de obras , daqui a um ano ninguem anda nos passeios , porque entretanto ja abateram , ja
    estao ondulados e ainda nao choveu , porque tecnicamente os trabalhos
    estao mal feitos, ja ha pedras soltas e outras por colocar, nos mini lugares de estacionamento, e ver as pedras soltas e outras ja afundaram .
    O passeio em cimento se e pisado por um ligeiro, vai partir-se , foi reforçado com rede de capoeira , esta enterrado , nao se ve.
    Noa bato mais no ceguinho , porque nem esse pode seguir as marcas no piso , por estarem desencontradas, umas no meio outras encostadas aos predios , atravessar as passadeiras e mentira nao ha avisadores sonoros . Para agora ja chega , ha as viacturas que andaram a varrer o chao , que a chuva se encarregar de varrer , nas manobras de mudança de direcçao derrubaram os pilaretes para obstar ao estacionamento, tal e a largura que muitos foram derrubados , e assim, continuam…. por quanto tempo….??? Se ao entrar para a viactura se demora mais algum tempo , caso de deficientes motores , ou fivamos sem porta ou temos o pessoal a
    apitar . E as noites seguidas sem dormir, possivelmente a CML tamem vai dizer , que isso nunca aconteceu , vamos ver qual foi o valor das multas ??? nunca … perdeu-se um bom presidente ?? ganhou-se um bom primeiro ministro ??? desta vez chega

RESPONDER

“Há uma mudança histórica na Madeira”

Este domingo, no seu espaço habitual de comentário, Luís Marques Mendes disse que, embora ainda não tenham sido apurados todos os resultados das eleições na Madeira, tudo aponta para que haja uma “mudança histórica” no …

O outono chegou e traz aguaceiros. Mas o calor ainda pode aparecer em outubro

O outono começou oficialmente às 8h50 desta segunda-feira. Este é o dia do equinócio, a data em que, segundo o saber popular, o dia e a noite têm a mesma duração. A data que assinala o …

Portugal não aderiu a programa da UE criado de propósito após os incêndios de 2017

No ano passado, a União Europeia criou um programa de proteção civil devido aos incêndios de 2017 em Portugal. Contudo, o país não aderiu ao mecanismo. Em 2017, Portugal viveu momentos difíceis devido aos incêndios que …

Boris responsabiliza Irão por ataque a petrolífera saudita

Boris Johnson diz que o país atribui ao Irão, "com muito alto grau de probabilidade, os ataques à gigante petrolífera saudita". O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, acusou esta segunda-feira o Irão de ser, muito provavelmente, responsável …

41 países comprometem-se com iniciativa "Clima e Qualidade do Ar"

A iniciativa "Clima e Qualidade do Ar", apresentada na véspera da Cimeira da Ação Climática, propõe alcançar até 2030 uma qualidade do ar saudável e a harmonização das políticas de luta contra as alterações …

Reino Unido. Trabalhistas querem abolir ensino privado se formarem Governo

O Partido Trabalhista britânico compromete-se a abolir o ensino privado no Reino Unido caso venha a formar Governo. O plano do partido liderado por Jeremy Corbyn implica nacionalizar e integrar no sistema educativo público todas …

Rio acusa PS de se comportar como "dono disto tudo" (e diz que também tem um "Centeno")

No último debate a dois antes das legislativas de 6 outubro, os líderes do PSD e PS trocaram esta segunda-feira críticas - em tom leve e cordial -, recordando telhados de vidro de cada força …

Em decisão histórica, partidos árabes recomendam Gantz como primeiro-ministro de Israel

O Presidente de Israel, Reuven Rivlin, iniciou este domingo as suas consultas para a formação de um novo Governo. A Lista Conjunta, uma coligação que reúne os principais partidos árabes do país (Balad, Hadash, Ta’al …

Tancos. Azeredo Lopes teve "exercício perverso" de funções públicas, diz Ministério Público

O Ministério Público (MP) já terá terminado a acusação do caso de Tancos, na qual sustenta que o antigo ministro da Defesa Azeredo Lopes soube de toda a encenação, tendo ainda tentado tirar louros políticos …

Salário de 273 mil euros brutos anuais para Varandas revolta accionistas do Sporting

Um grupo de acionistas do Sporting fez chegar ao presidente da Mesa da Assembleia Geral (AG) da Sporting SAD, Bernardo Ayala, um pedido em que exige a retirada da proposta de aumento salarial para o …