Câmara de Lisboa disfarça atrasos nas obras mudando as datas no site

nicolasnova / Flickr

A cidade de Lisboa está com obras por toda a parte e a derrapagem nos prazos previstos de conclusão é uma realidade à vista de todos, mas a autarquia está a tentar esconder os atrasos procedendo à mudança de datas no seu site.

Diário de Notícias refere os casos das obras no Largo de Santos, no Largo da Graça e na Rua de Campolide, cuja previsão inicial era estarem concluídas até ao final de Outubro, mas que, afinal, só ficarão terminadas no primeiro trimestre de 2017. A informação consta do site da Câmara de Lisboa, onde, contudo, já não consta “a informação de que a obra está atrasada“, refere o DN.

O jornal nota que detectou que a autarquia retirou do site “os dados sobre os prazos que não iam ser cumpridos”, inserindo apenas a nova data de conclusão das obras.

Esta circunstância não espanta os vereadores da oposição, nomeadamente João Gonçalves Pereira, do CDS, que diz ao DN que a autarquia tem actuado deste modo em “inúmeras situações”, “alterando as datas no site à medida que lhes é conveniente”.

António Prôa, do PSD, fala ao diário de uma “predisposição para encobrir a verdade” que diz que “já aconteceu com a suspensão das obras na segunda circular, onde se tentou disfarçar a situação para não assumir erros”. O social-democrata considera que são demasiadas obras ao mesmo tempo, com a autarquia a ter “mais olhos que barriga” e a ir “além da sua capacidade” de as acompanhar.

Já o vereador do PCP, Carlos Moura, considera no DN que “só por muita ingenuidade é que se poderia pensar que estas obras iam estar concluídas nestes prazos”.

Para João Gonçalves Pereira, está em causa um “calendário eleitoralista”, com vista às legislativas do próximo ano.

Os comerciantes, por seu turno, estão preocupados que as obras lhes afectem os lucros esperados com as vendas de Natal. “A cidade está caótica para chegar de um lado ao outro, há sempre imenso trânsito, há zonas onde não há estacionamento, onde não há cargas e descargas”, queixa-se ao DN Carla Salsinha, da União de Associações do Comércio e Serviços.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. As obras do Bairro do Arco Cego , acabavam em Outubro , ainda nao estao prontas nem anda la ninguem .
    Na Av da Republica , ainda nao acabaram e ja precisam de obras , daqui a um ano ninguem anda nos passeios , porque entretanto ja abateram , ja
    estao ondulados e ainda nao choveu , porque tecnicamente os trabalhos
    estao mal feitos, ja ha pedras soltas e outras por colocar, nos mini lugares de estacionamento, e ver as pedras soltas e outras ja afundaram .
    O passeio em cimento se e pisado por um ligeiro, vai partir-se , foi reforçado com rede de capoeira , esta enterrado , nao se ve.
    Noa bato mais no ceguinho , porque nem esse pode seguir as marcas no piso , por estarem desencontradas, umas no meio outras encostadas aos predios , atravessar as passadeiras e mentira nao ha avisadores sonoros . Para agora ja chega , ha as viacturas que andaram a varrer o chao , que a chuva se encarregar de varrer , nas manobras de mudança de direcçao derrubaram os pilaretes para obstar ao estacionamento, tal e a largura que muitos foram derrubados , e assim, continuam…. por quanto tempo….??? Se ao entrar para a viactura se demora mais algum tempo , caso de deficientes motores , ou fivamos sem porta ou temos o pessoal a
    apitar . E as noites seguidas sem dormir, possivelmente a CML tamem vai dizer , que isso nunca aconteceu , vamos ver qual foi o valor das multas ??? nunca … perdeu-se um bom presidente ?? ganhou-se um bom primeiro ministro ??? desta vez chega

RESPONDER

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

O ex-diretor de investigação criminal da GNR disse, esta segunda-feira, desconhecer qualquer pacto de silêncio com a Polícia Judiciária Militar que envolvesse a colaboração na investigação do furto das armas de Tancos. Na sessão desta segunda-feira …

Anel de curso perdido nos EUA encontrado 47 anos depois na Finlândia

Um anel de curso de um liceu nos Estados Unidos, perdido em 1973, foi agora descoberto numa floresta da Finlândia. De acordo com o The Guardian, Debra McKenna perdeu o anel de curso do marido em …