Gabriela Canavilhas vai ser a candidata do PS em Cascais

CV Youtube

-

A ex-ministra da Cultura Gabriela Canavilhas será a candidata do PS às autárquicas deste ano em Cascais, informoue sta sexta-feira o presidente da concelhia do partido, Luís Miguel Reis.

O nome da antiga ministra do Governo de José Sócrates, que atualmente é deputada e faz parte do conselho de administração da Fundação Oriente, foi aprovado na quinta-feira à noite em reunião da Comissão Política Concelhia do PS.

“Gabriela Canavilhas é motivo de uma forte mobilização interna no seio do Partido Socialista, que escolheu para encabeçar o projeto socialista para Cascais uma mulher de causas, com provas dadas enquanto líder, com valores, com reconhecimento nacional e com uma visão humanista para o concelho”, referiu Luís Miguel Reis.

Numa nota escrita, o presidente socialista da concelhia acrescentou que o projeto do partido se centra “numa nova ambição para o seu desenvolvimento, assente numa estratégia económica, social e cultural, sendo que o perfil de Gabriela Canavilhas consubstancia esta ambição”.

O concelho de Cascais é liderado por uma maioria PSD/CDS, tendo o PS três mandatos no executivo municipal. O PCP e o movimento independente Ser Cascais têm um mandato cada.

Para os socialistas, a antiga ministra tem um “percurso inigualável” na área da Cultura no qual se destacam as suas funções anteriores como docente e pianista no Conservatório Nacional e como presidente da Academia Nacional Superior de Orquestra e da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

No parlamento, Gabriela Canavilhas integra a Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, a Comissão de Educação e Ciência e a Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

O município é liderado por Carlos Carreiras, ex-vice-presidente do executivo, que assumiu a presidência após a renúncia de António Capucho.

Eleito pela primeira vez em Cascais em 2001, pela coligação PSD/CDS, António Capucho sucedeu ao socialista José Luís Judas.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A Canavilhas está sempre prontinha, sempre à beira de meter a mão no tacho.
    O que lhe falta em competência, sobra-lhe em codícia…

RESPONDER

Bacalhau do Mar do Norte está em risco (e pode deixar de chegar às mesas portuguesas)

O bacalhau do Mar do Norte está a desaparecer e poderá mesmo deixar de chegar aos pratos dos portugueses. O alarme chegou com um relatório publicado em julho pelo Conselho Internacional para a Exploração do …

Estado poderá recorrer a contratos a termo mais longos do que o privado

O Estado vai poder recorrer a contratos a prazo mais longos do que o privado. O diploma, aprovado no mês passado no Parlamento, prevê para o setor privado a redução da duração máxima dos contratos …

Bruno Fernandes critica horário tardio dos jogos do campeonato

No final da partida com o SC Braga, Bruno Fernandes falou aos jornalistas e aproveitou para criticar o horário tardio de alguns jogos do campeonato. A partida começou às 21h. Este domingo, 12 jogos depois, o …

Protesto em Hong Kong juntou mais de 1,7 milhões de manifestantes

Mais de 1,7 milhões de pessoas manifestaram-se no domingo, em Hong Kong, informou o movimento pró-democracia que tem liderado os grandes protestos contra a lei da extradição, desde o início de junho. Em conferência de imprensa, …

Medvedev entra no top 5 mundial do ténis. Pedro Sousa sobe 23 lugares

Medvedev, de 23 anos, que nunca tinha vencido um torneio de categoria Masters 1000, subiu três posições e figura pela primeira vez entre os cinco primeiros da tabela. O russo Daniil Medvedev, vencedor do torneio Masters …

Só 2% das escolas em Portugal têm desfibrilhadores

Apenas 129 dos 5.909 estabelecimentos de ensino em Portugal têm desfibrilhadores automáticos externos (DAE), o que representa 2,1%. Os dados recolhidos pelo Jornal de Notícias são do INEM, que assegura ainda que nas comunidades escolares existem …

Cerca de oito mil pessoas retiradas da Grã Canária devido a incêndio

Cerca de oito mil pessoas foram retiradas das suas casas em várias cidades no norte da Grã Canária na sequência do incêndio florestal que lavra desde sábado naquela ilha espanhola. De acordo com a agência de …

Guerra aberta no PSD/Porto. Líder local desafiado a demitir-se

Hugo Neto escreveu mensagem dura contra Rui Rio e agora recebeu uma carta de militantes do Porto pedindo-lhe que se demita, acusado de falta de "caráter, lealdade, responsabilidade e espírito de serviço". "Expostos os motivos pessoais, …

SNMMP promete greve cirúrgica caso acordo com a Antram falhe

Caso as negociações entre o SNMMP e a Antram falhem, o sindicato poderá voltar a fazer greve. Rui Rio acusou o Governo de montar "um circo com fins eleitorais". Depois de no domingo o Sindicato Nacional …

Taxa das bebidas açucaradas subiu preços (mas não reduziu hábitos de consumo)

Apesar dos aumentos de preço impostos aos refrigerantes, devido à taxa introduzida pelo Governo em 2017, não foram registadas menos vendas. O objetivo da medida, que pretendia incentivar a redução do consumo de bebidas açucaradas, parece …