Morais Sarmento arrasa Passos e critica apoio a Cristas como “solução de recurso”

(dr) RTP

Nuno Morais Sarmento

Nuno Morais Sarmento deixa duras críticas a Passos Coelho pela forma como tem gerido o processo da escolha do candidato do PSD à Câmara de Lisboa, nas próximas autárquicas. E assume que até poderia ter sido candidato, mas diz que agora é tarde de mais.

Autárquicas 2017

“Agora é difícil e o PSD tornou-o praticamente impossível“, refere Morais Sarmento, a propósito de uma eventual candidatura sua à Câmara de Lisboa, em declarações ao programa “Falar Claro” da Rádio Renascença.

O ex-ministro do PSD nota que teria aceite ser candidato à autarquia da capital “sem nenhuma hesitação” porque é a cidade onde vive e cujos problemas conhece.

“Se [me perguntassem o que] me motivaria mais disputar as eleições para a Câmara de Lisboa ou para a liderança do partido, diria ‘eleições para a Câmara de Lisboa'”, confessa Morais Sarmento, lamentando contudo, que agora é tarde de mais.

O modo como o processo de escolha do candidato social-democrata tem sido arrastado por Passos Coelho merece-lhe duras críticas e considera mesmo que “o PSD tem tido um comportamento autofágico”.

“O processo tem sido no mínimo muito confuso”, aponta Morais Sarmento, relevando que “parece um edifício construído do telhado para o chão que dificilmente alguma vez será sólido e seguro”.

Sobre um eventual apoio do PSD a Assunção Cristas, a candidata do CDS à Câmara de Lisboa, o ex-ministro social-democrata admite que é possível.

“Não vejo que exista algum obstáculo de princípio a que o PSD apoie uma candidatura do CDS à Câmara de Lisboa, mas, para que isso aconteça, tem de ser justificado e desejado pelos dois partidos e nunca surgir como uma solução de recurso ou de mal menos“, aponta Morais Sarmento na Renascença.

Sobre a recusa de Pedro Santana Lopes em ser o candidato do PSD, Morais Sarmento sustenta que isso “não é impeditivo de uma eventual [candidatura à] liderança do partido”.

“Pedro Santana Lopes tem a sua questão arrumada na sua cabeça há bastante tempo. O PSD é que não tinha a cabeça arrumada, pelo vistos. Porque enquanto aguardou por Pedro Santana Lopes, não definiu sequer uma estratégia”, lamenta Morais Sarmento.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Passos COELHO SAI PARA BEM DO P.P,D. Sai pois ainda se vai compor muito
    O P.P. D eu sempre acreditei em Ti mas estas a Levar o P.P.D / P. S. D. a ruina…

  2. Pois porque razão o senhor MS considera tarde demais a sua candidatura a Lisboa, há que avançar e mostrar o que vale, treinadores de bancada temos por aí aos milhões!

  3. O PSD está a cair a pique; e Passos Coelho não é o único culpado. Vai sai muito cara aos portugueses, a frase que pronunciou “Sr. Rebelo de sousa” quando na pré campanha das presidenciais se referiu ao atual Presidente. O PSD vai recuperar mas não com ele; que já compreendeu que este país pertence aos espertos!… A nova euforia revolucionária não vai longe; porque os condicionalismos da nossa economia e os juros da dívida não o vai permitir.

    • A verdade, verdadinha é que a… verdadeira vocação do Sr. Marcelo Rebelo de Sousa é ser comentador de TV em horário nobre e isto é o que temos: um comentador de TV a exercer as funções de Presidente da República que pensa que ainda é comentador de TV portanto não me parece que Passos Coelho tenha feito assim uma gafe tão grande ao chamar o actual Presidente da República de Sr. Rebelo de Sousa.

      Quanto ao PSD é mais do que sabido que, ao longo dos anos, foram várias as oposições internas ao respectivo líder que não se coibiram de mandar as suas bocas traiçoeiras e Passos Coelho que o diga pois a sua oposição interna sempre esteve bastante activa o que é uma atitude bem diferente das oposições internas de outros partidos em que mesmo discordando do rumo ficam caladinhos que nem ratinhos amedrontados.

RESPONDER

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …