Morais Sarmento arrasa Passos e critica apoio a Cristas como “solução de recurso”

(dr) RTP

Nuno Morais Sarmento

Nuno Morais Sarmento deixa duras críticas a Passos Coelho pela forma como tem gerido o processo da escolha do candidato do PSD à Câmara de Lisboa, nas próximas autárquicas. E assume que até poderia ter sido candidato, mas diz que agora é tarde de mais.

Autárquicas 2017

“Agora é difícil e o PSD tornou-o praticamente impossível“, refere Morais Sarmento, a propósito de uma eventual candidatura sua à Câmara de Lisboa, em declarações ao programa “Falar Claro” da Rádio Renascença.

O ex-ministro do PSD nota que teria aceite ser candidato à autarquia da capital “sem nenhuma hesitação” porque é a cidade onde vive e cujos problemas conhece.

“Se [me perguntassem o que] me motivaria mais disputar as eleições para a Câmara de Lisboa ou para a liderança do partido, diria ‘eleições para a Câmara de Lisboa'”, confessa Morais Sarmento, lamentando contudo, que agora é tarde de mais.

O modo como o processo de escolha do candidato social-democrata tem sido arrastado por Passos Coelho merece-lhe duras críticas e considera mesmo que “o PSD tem tido um comportamento autofágico”.

“O processo tem sido no mínimo muito confuso”, aponta Morais Sarmento, relevando que “parece um edifício construído do telhado para o chão que dificilmente alguma vez será sólido e seguro”.

Sobre um eventual apoio do PSD a Assunção Cristas, a candidata do CDS à Câmara de Lisboa, o ex-ministro social-democrata admite que é possível.

“Não vejo que exista algum obstáculo de princípio a que o PSD apoie uma candidatura do CDS à Câmara de Lisboa, mas, para que isso aconteça, tem de ser justificado e desejado pelos dois partidos e nunca surgir como uma solução de recurso ou de mal menos“, aponta Morais Sarmento na Renascença.

Sobre a recusa de Pedro Santana Lopes em ser o candidato do PSD, Morais Sarmento sustenta que isso “não é impeditivo de uma eventual [candidatura à] liderança do partido”.

“Pedro Santana Lopes tem a sua questão arrumada na sua cabeça há bastante tempo. O PSD é que não tinha a cabeça arrumada, pelo vistos. Porque enquanto aguardou por Pedro Santana Lopes, não definiu sequer uma estratégia”, lamenta Morais Sarmento.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Passos COELHO SAI PARA BEM DO P.P,D. Sai pois ainda se vai compor muito
    O P.P. D eu sempre acreditei em Ti mas estas a Levar o P.P.D / P. S. D. a ruina…

  2. Pois porque razão o senhor MS considera tarde demais a sua candidatura a Lisboa, há que avançar e mostrar o que vale, treinadores de bancada temos por aí aos milhões!

  3. O PSD está a cair a pique; e Passos Coelho não é o único culpado. Vai sai muito cara aos portugueses, a frase que pronunciou “Sr. Rebelo de sousa” quando na pré campanha das presidenciais se referiu ao atual Presidente. O PSD vai recuperar mas não com ele; que já compreendeu que este país pertence aos espertos!… A nova euforia revolucionária não vai longe; porque os condicionalismos da nossa economia e os juros da dívida não o vai permitir.

    • A verdade, verdadinha é que a… verdadeira vocação do Sr. Marcelo Rebelo de Sousa é ser comentador de TV em horário nobre e isto é o que temos: um comentador de TV a exercer as funções de Presidente da República que pensa que ainda é comentador de TV portanto não me parece que Passos Coelho tenha feito assim uma gafe tão grande ao chamar o actual Presidente da República de Sr. Rebelo de Sousa.

      Quanto ao PSD é mais do que sabido que, ao longo dos anos, foram várias as oposições internas ao respectivo líder que não se coibiram de mandar as suas bocas traiçoeiras e Passos Coelho que o diga pois a sua oposição interna sempre esteve bastante activa o que é uma atitude bem diferente das oposições internas de outros partidos em que mesmo discordando do rumo ficam caladinhos que nem ratinhos amedrontados.

RESPONDER

Um Mundial a cada dois anos? Entre várias críticas, há quem o defenda com unhas e dentes

Um Mundial a cada dois anos e a concentração dos jogos internacionais em um ou dois períodos por ano? As opiniões dividem-se. Ultimamente tem-se discutido a possibilidade de mudar a periodicidade da realização do Campeonato do …

Hospital de Santa Maria está a realizar cirurgia inovadora no combate à obesidade

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, está a realizar uma nova cirurgia à obesidade que não implica incisões e requer menos tempo de internamento. Inovadora e revolucionária, a cirurgia realizada no Hospital de Santa Maria …

Premier League: ninguém vê pela TV os jogos das 15h. Porquê?

Se estiver a passar na televisão um Manchester United-Liverpool, as equipas mais pequenas terão as bancadas vazias. O argumento foi apresentado pelo presidente do Burnley, há mais de 50 anos. E a regra mantém-se. O assunto …

Alunos regressam às aulas — e professores já têm greve marcada para os primeiros dias

Cerca de 1,2 milhões de alunos do ensino obrigatório começam esta semana as aulas, que arrancam com uma greve anunciada num ano marcado pelo início do plano de recuperação de aprendizagens ainda em ambiente de …

Sporting atira-se ao VAR e reclama dois penáltis e uma expulsão

O Sporting contestou a atuação do VAR do encontro frente ao FC Porto, João Pinheiro. Em causa estão dois penáltis por assinalar e um cartão vermelho por mostrar. Rúben Amorim já só pensa no próximo jogo …

Exclusividade dos médicos ao SNS "nunca irá passar do papel", diz ex-ministro da Saúde

O antigo ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes considera que a questão da exclusividade dos médicos ao SNS "nunca irá passar do papel". Em contexto da pandemia de covid-19, a saúde tem sido um tema bastante …

Rosto de Neandertal que viveu há mais de 50 mil anos foi reconstruído (e pode ser visto ao vivo)

Krijn, o primeiro Neandertal encontrado na Holanda, ganhou agora uma nova vida, depois de uma equipa ter reconstruído o seu rosto. Em 2009, o Museu Nacional de Antiguidades da Holanda apresentou um fragmento de crânio do …

Em julho, quase 20% das chamadas para o SNS24 ficaram por atender

A linha de SNS24 atendeu 736 mil chamadas em julho, mas ficaram por atender quase 20%. De acordo com o jornal Público, que divulga os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde, no mês de …

Vamos lá contar os recordes de Emma Raducanu

Feito impensável? Maior momento de sempre no desporto britânico? Personalidade do ano? Abundam as análises à nova campeã do US Open, que não quer largar o troféu. Foi um dos maiores momentos da história do desporto …

"Assassino" e "ordinário". Ferro Rodrigues insultado por dezenas de manifestantes negacionistas

Um grupo de negacionistas insultou o presidente da Assembleia da República, 71 anos, no interior de um restaurante em Lisboa. Vários negacionistas, reunidos no sábado, 11 de setembro, em mais uma manifestação, desta vez com o …