Morais Sarmento arrasa Passos e critica apoio a Cristas como “solução de recurso”

(dr) RTP

Nuno Morais Sarmento

Nuno Morais Sarmento deixa duras críticas a Passos Coelho pela forma como tem gerido o processo da escolha do candidato do PSD à Câmara de Lisboa, nas próximas autárquicas. E assume que até poderia ter sido candidato, mas diz que agora é tarde de mais.

Autárquicas 2017

“Agora é difícil e o PSD tornou-o praticamente impossível“, refere Morais Sarmento, a propósito de uma eventual candidatura sua à Câmara de Lisboa, em declarações ao programa “Falar Claro” da Rádio Renascença.

O ex-ministro do PSD nota que teria aceite ser candidato à autarquia da capital “sem nenhuma hesitação” porque é a cidade onde vive e cujos problemas conhece.

“Se [me perguntassem o que] me motivaria mais disputar as eleições para a Câmara de Lisboa ou para a liderança do partido, diria ‘eleições para a Câmara de Lisboa'”, confessa Morais Sarmento, lamentando contudo, que agora é tarde de mais.

O modo como o processo de escolha do candidato social-democrata tem sido arrastado por Passos Coelho merece-lhe duras críticas e considera mesmo que “o PSD tem tido um comportamento autofágico”.

“O processo tem sido no mínimo muito confuso”, aponta Morais Sarmento, relevando que “parece um edifício construído do telhado para o chão que dificilmente alguma vez será sólido e seguro”.

Sobre um eventual apoio do PSD a Assunção Cristas, a candidata do CDS à Câmara de Lisboa, o ex-ministro social-democrata admite que é possível.

“Não vejo que exista algum obstáculo de princípio a que o PSD apoie uma candidatura do CDS à Câmara de Lisboa, mas, para que isso aconteça, tem de ser justificado e desejado pelos dois partidos e nunca surgir como uma solução de recurso ou de mal menos“, aponta Morais Sarmento na Renascença.

Sobre a recusa de Pedro Santana Lopes em ser o candidato do PSD, Morais Sarmento sustenta que isso “não é impeditivo de uma eventual [candidatura à] liderança do partido”.

“Pedro Santana Lopes tem a sua questão arrumada na sua cabeça há bastante tempo. O PSD é que não tinha a cabeça arrumada, pelo vistos. Porque enquanto aguardou por Pedro Santana Lopes, não definiu sequer uma estratégia”, lamenta Morais Sarmento.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Passos COELHO SAI PARA BEM DO P.P,D. Sai pois ainda se vai compor muito
    O P.P. D eu sempre acreditei em Ti mas estas a Levar o P.P.D / P. S. D. a ruina…

  2. Pois porque razão o senhor MS considera tarde demais a sua candidatura a Lisboa, há que avançar e mostrar o que vale, treinadores de bancada temos por aí aos milhões!

  3. O PSD está a cair a pique; e Passos Coelho não é o único culpado. Vai sai muito cara aos portugueses, a frase que pronunciou “Sr. Rebelo de sousa” quando na pré campanha das presidenciais se referiu ao atual Presidente. O PSD vai recuperar mas não com ele; que já compreendeu que este país pertence aos espertos!… A nova euforia revolucionária não vai longe; porque os condicionalismos da nossa economia e os juros da dívida não o vai permitir.

    • A verdade, verdadinha é que a… verdadeira vocação do Sr. Marcelo Rebelo de Sousa é ser comentador de TV em horário nobre e isto é o que temos: um comentador de TV a exercer as funções de Presidente da República que pensa que ainda é comentador de TV portanto não me parece que Passos Coelho tenha feito assim uma gafe tão grande ao chamar o actual Presidente da República de Sr. Rebelo de Sousa.

      Quanto ao PSD é mais do que sabido que, ao longo dos anos, foram várias as oposições internas ao respectivo líder que não se coibiram de mandar as suas bocas traiçoeiras e Passos Coelho que o diga pois a sua oposição interna sempre esteve bastante activa o que é uma atitude bem diferente das oposições internas de outros partidos em que mesmo discordando do rumo ficam caladinhos que nem ratinhos amedrontados.

RESPONDER

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …