Avião russo partiu-se no ar devido a “fatores externos”

STR EGYPT OUT / EPA

Destroços do avião da MetroJet que caiu no Egipto com 214 pessoas a bordo

Destroços do avião da MetroJet que caiu no Egipto com 214 pessoas a bordo

O acidente com um avião de passageiros russo no Egito deveu-se a fatores externos, afirmou esta segunda-feira a companhia aérea Kogalymavia, assegurando que foi afastada a possibilidade de problemas técnicos terem provocado a quebra do aparelho em voo.

“Não há falhas técnicas que possam fazer com que o avião se parta no ar”, disse Alexander Smirnov, um responsável da companhia Kogalymavia, também conhecida por MetroJet, numa conferência de imprensa em Moscovo. “A única explicação é algum tipo de ação exterior”, acrescentou.

Smirnov disse que os pilotos do Airbus A321 perderam “completamente o controlo” do aparelho e não tentaram fazer qualquer contacto rádio com os controladores aéreos antes de o avião se despenhar.

“A tripulação perdeu completamente o controlo e por essa razão não houve tentativa de contacto”, disse, acrescentando que o avião estava em “excelentes condições técnicas”.

Durante o dia de ontem, o MAK, Comité Interestatal da Aviação da Rússia, já tinha confirmado que o avião se tinha partido em pedaços no ar, embora adiantasse que era ainda muito cedo para determinar a causa do acidente.

“A desintegração da fuselagem teve lugar no ar e os destroços estão espalhados em torno de uma grande área, de cerca de 20 quilómetros quadrados”, acrescentou.

Até esse momento, já tinham sido recuperados no local da tragédia 175 corpos, de acordo com o jornal egípcio Al Ahram, que citava uma fonte da equipa das operações de resgate.

Esta versão contraria assim a das autoridades russas que asseguravam que a causa do acidente estava relacionada com “falhas técnicas” e não com um possível atentado terrorista.

Na altura, o ministro dos Transportes russo, Maxim Sokolov, defendeu que essa teoria não podia ser considerada verdadeira.

“Neste momento não há informações que confirmem essas fantasias”,  assegurou o ministro.

Também a mulher do copiloto corroborou essa teoria ao revelar que, antes do acidente, o marido tinha criticado as condições técnicas do avião.

“Antes do voo, ele queixou-se que a condição técnica do avião deixava muito a desejar”, revelou Natalya Trukhacheva à televisão estatal russa NTV.

Estas versões surgiram depois de vários sites de informação terem anunciado que uma fação egípcia do Estado Islâmico reivindicou o abate do avião como forma de “represália” à intervenção russa na Síria.

Vários especialistas militares questionados pela AFP disseram que os insurgentes do grupo terrorista, que têm seu bastião no norte da Península do Sinai, não dispõem de mísseis capazes de atingir um avião a 30 mil pés.

Não excluíram, no entanto, a possibilidade de uma bomba a bordo do avião, ou que o mesmo tenha sido atingido por um foguete ou míssil quando descia na sequência das alegadas falhas técnicas na aeronave.

O aparelho, que fazia a ligação entre a estância turística egípcia de Sharm el-Sheikh e a cidade russa de São Petersburgo, despenhou-se no sábado na Península do Sinai, matando todas as 224 pessoas a bordo.

 ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …