Rússia confirma que avião que caiu no Egipto tinha uma bomba

STR EGYPT OUT / EPA

Destroços do avião da MetroJet que caiu no Egipto com 214 pessoas a bordo

Destroços do avião da MetroJet que caiu no Egipto com 214 pessoas a bordo

O Kremlin confirmou que a queda do avião A321 na Península do Sinai em outubro passado foi provocada por um atentado terrorista, uma vez que a aeronave tinha uma bomba a bordo.

O chefe do Serviço Federal de Segurança russo (FSB), antigo KGB, Alexander Bortnikov, informou esta segunda-feira o Presidente russo de que a queda do avião A321 aconteceu graças a um atentado.

“Pode dizer-se de forma inequívoca que foi um ato de terrorismo”, afirmou o responsável.

Bortnikov garantiu que o avião se desintegrou no ar devido à detonação de uma bomba caseira com o equivalente a um quilo de TNT.

Depois de ter sido informado pelo chefe de segurança, o Presidente russo reagiu de imediato às conclusões da investigação e prometeu punir de forma severa os autores do atentado.

“Vamos procurá-los onde quer que estejam escondidos. Vamos encontrá-los em qualquer parte do mundo e castigá-los”, disse Vladimir Putin na reunião sobre os resultados da investigação da queda do A321, citado pela Sputnik.

“O assassínio dos nossos cidadãos no Sinai está entre os crimes mais sangrentos, tendo em conta o número de vítimas. Não enxugaremos as lágrimas da nossa alma e do nosso coração. Isso vai ficar connosco para sempre. Mas isto não nos vai impedir de encontrar e castigar os criminosos”, continuou o Presidente.

“Todos os que tentem prestar apoio aos criminosos devem saber que as consequências de tais tentativas serão da sua responsabilidade. Peço a todos os nossos serviços secretos que se concentrem nestes trabalhos”, afirmou.

O Kremlin já emitiu um comunicado, no qual oferece uma recompensa de 50 milhões de dólares, cerca de 47 milhões de euros, a quem ajudar a deter os responsáveis por este atentado, avança a AFP.

Esta terça-feira surgiram notícias de que dois funcionários do aeroporto egípcio já foram detidos por suspeita de terem ajudado a introduzir a bomba no avião da companhia russa Metrojet.

“17 pessoas estão retidas, duas dessas suspeitas de terem ajudado a quem quis introduzir a bomba no avião em Sharm el-Sheikh”, terá assinalado um dos funcionários das forças de segurança egípcias à agência Reuters, citada pelo RT.

Porém, esta é uma situação não confirmada, tanto que o Ministério do Interior egípcio já veio negar esta suposta detenção.

O avião, que fazia a ligação entre a estância turística egípcia de Sharm el-Sheikh e a cidade russa de São Petersburgo, despenhou-se em outubro passado, matando todas as 224 pessoas a bordo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os que agora deitaram este avião abaixo talvez tenham aprendido na mesma escola daqueles que bombardearam o avião sobre a parte da Ucrânia ocupada.

RESPONDER

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …