Rússia confirma que avião que caiu no Egipto tinha uma bomba

STR EGYPT OUT / EPA

Destroços do avião da MetroJet que caiu no Egipto com 214 pessoas a bordo

Destroços do avião da MetroJet que caiu no Egipto com 214 pessoas a bordo

O Kremlin confirmou que a queda do avião A321 na Península do Sinai em outubro passado foi provocada por um atentado terrorista, uma vez que a aeronave tinha uma bomba a bordo.

O chefe do Serviço Federal de Segurança russo (FSB), antigo KGB, Alexander Bortnikov, informou esta segunda-feira o Presidente russo de que a queda do avião A321 aconteceu graças a um atentado.

“Pode dizer-se de forma inequívoca que foi um ato de terrorismo”, afirmou o responsável.

Bortnikov garantiu que o avião se desintegrou no ar devido à detonação de uma bomba caseira com o equivalente a um quilo de TNT.

Depois de ter sido informado pelo chefe de segurança, o Presidente russo reagiu de imediato às conclusões da investigação e prometeu punir de forma severa os autores do atentado.

“Vamos procurá-los onde quer que estejam escondidos. Vamos encontrá-los em qualquer parte do mundo e castigá-los”, disse Vladimir Putin na reunião sobre os resultados da investigação da queda do A321, citado pela Sputnik.

“O assassínio dos nossos cidadãos no Sinai está entre os crimes mais sangrentos, tendo em conta o número de vítimas. Não enxugaremos as lágrimas da nossa alma e do nosso coração. Isso vai ficar connosco para sempre. Mas isto não nos vai impedir de encontrar e castigar os criminosos”, continuou o Presidente.

“Todos os que tentem prestar apoio aos criminosos devem saber que as consequências de tais tentativas serão da sua responsabilidade. Peço a todos os nossos serviços secretos que se concentrem nestes trabalhos”, afirmou.

O Kremlin já emitiu um comunicado, no qual oferece uma recompensa de 50 milhões de dólares, cerca de 47 milhões de euros, a quem ajudar a deter os responsáveis por este atentado, avança a AFP.

Esta terça-feira surgiram notícias de que dois funcionários do aeroporto egípcio já foram detidos por suspeita de terem ajudado a introduzir a bomba no avião da companhia russa Metrojet.

“17 pessoas estão retidas, duas dessas suspeitas de terem ajudado a quem quis introduzir a bomba no avião em Sharm el-Sheikh”, terá assinalado um dos funcionários das forças de segurança egípcias à agência Reuters, citada pelo RT.

Porém, esta é uma situação não confirmada, tanto que o Ministério do Interior egípcio já veio negar esta suposta detenção.

O avião, que fazia a ligação entre a estância turística egípcia de Sharm el-Sheikh e a cidade russa de São Petersburgo, despenhou-se em outubro passado, matando todas as 224 pessoas a bordo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os que agora deitaram este avião abaixo talvez tenham aprendido na mesma escola daqueles que bombardearam o avião sobre a parte da Ucrânia ocupada.

RESPONDER

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …