Estado Islâmico garante ter colocado bomba no avião russo

1

Sergey Korovkin 84 / Wikimedia

Airbus A321-231 da MetroJet / Kogalimavia

Airbus A321-231 da MetroJet / Kogalimavia

grupo terrorista voltou a reafirmar a autoria do ataque ao avião russo que caiu em outubro passado, depois de já estar confirmado pelas autoridades russas que o acidente foi provocado por uma bomba.

Através da mais recente edição da Dabiq, a sua revista oficial, o Estado Islâmico anunciou esta quarta-feira ter colocado uma bomba no avião russo que se despenhou no mês passado, depois de ter descoberto “uma maneira de comprometer a segurança” num aeroporto egípcio.

O grupo terrorista refere que o plano inicial era deitar abaixo um avião da coligação liderada pelos Estados Unidos, visando militares do Iraque e da Síria.

Porém, a recente intervenção russa na Síria falou mais alto e o EI acabou por decidir atingir o avião da Metrojet que partia de Sharm el-Sheik com destino à cidade de São Petersburgo, matando todas as 224 pessoas a bordo.

No artigo publicado na revista, os extremistas colocam até uma fotografia dos materiais que usaram para construir esse engenho explosivo.

Uma outra fotografia mostra ainda a posse de alguns passaportes que supostamente pertenciam aos passageiros.

Esta terça-feira foi confirmado pelas autoridades russas de que o avião tinha uma bomba a bordo, hipótese que já tinha sido colocada várias vezes mas que sempre foi rejeitada pela Rússia.

Alexander Bortnikov, o chefe do Serviço Federal de Segurança russo, garantiu que o avião se desintegrou no ar devido à detonação de uma bomba caseira com o equivalente a um quilo de TNT.

O presidente Vladimir Putin reagiu de imediato às conclusões da investigação e prometeu punir de forma severa os autores do atentado.

“Vamos procurá-los onde quer que estejam escondidos. Vamos encontrá-los em qualquer parte do mundo e castigá-los”, afirmou o chefe de Estado russo.

O Kremlin já emitiu um comunicado, no qual oferece uma recompensa de 50 milhões de dólares, cerca de 47 milhões de euros, a quem ajudar a deter os responsáveis por este atentado.

ZAP / Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.