Estado Islâmico garante ter colocado bomba no avião russo

Sergey Korovkin 84 / Wikimedia

Airbus A321-231 da MetroJet / Kogalimavia

Airbus A321-231 da MetroJet / Kogalimavia

grupo terrorista voltou a reafirmar a autoria do ataque ao avião russo que caiu em outubro passado, depois de já estar confirmado pelas autoridades russas que o acidente foi provocado por uma bomba.

Através da mais recente edição da Dabiq, a sua revista oficial, o Estado Islâmico anunciou esta quarta-feira ter colocado uma bomba no avião russo que se despenhou no mês passado, depois de ter descoberto “uma maneira de comprometer a segurança” num aeroporto egípcio.

O grupo terrorista refere que o plano inicial era deitar abaixo um avião da coligação liderada pelos Estados Unidos, visando militares do Iraque e da Síria.

Porém, a recente intervenção russa na Síria falou mais alto e o EI acabou por decidir atingir o avião da Metrojet que partia de Sharm el-Sheik com destino à cidade de São Petersburgo, matando todas as 224 pessoas a bordo.

No artigo publicado na revista, os extremistas colocam até uma fotografia dos materiais que usaram para construir esse engenho explosivo.

Uma outra fotografia mostra ainda a posse de alguns passaportes que supostamente pertenciam aos passageiros.

Esta terça-feira foi confirmado pelas autoridades russas de que o avião tinha uma bomba a bordo, hipótese que já tinha sido colocada várias vezes mas que sempre foi rejeitada pela Rússia.

Alexander Bortnikov, o chefe do Serviço Federal de Segurança russo, garantiu que o avião se desintegrou no ar devido à detonação de uma bomba caseira com o equivalente a um quilo de TNT.

O presidente Vladimir Putin reagiu de imediato às conclusões da investigação e prometeu punir de forma severa os autores do atentado.

“Vamos procurá-los onde quer que estejam escondidos. Vamos encontrá-los em qualquer parte do mundo e castigá-los”, afirmou o chefe de Estado russo.

O Kremlin já emitiu um comunicado, no qual oferece uma recompensa de 50 milhões de dólares, cerca de 47 milhões de euros, a quem ajudar a deter os responsáveis por este atentado.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugal sai da "lista negra" da Suíça de países com chegadas condicionadas

As autoridades federais suíças decidiram esta quarta-feira levantar as restrições à entrada de pessoas provenientes da maior parte de países e regiões que estavam na sua lista negra, incluindo Portugal. Os nacionais ou viajantes provenientes desses …

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …