Rússia condena caricaturas de Charlie Hebdo sobre queda de avião

Charlie Hebdo

-

Caricaturas do Charlie Hebdo ao acidente do avião russo no Egito

Moscovo classificou de “blasfémia inaceitável” as caricaturas publicadas pela revista satírica francesa Charlie Hebdo sobre a queda do Airbus A321 russo no deserto do Sinai, em que morreram 224 pessoas.

“Na nossa opinião, isto tem um nome: blasfémia. Não tem nada que ver com a democracia nem com a liberdade de expressão. É uma blasfémia”, disse aos jornalistas em Moscovo um porta-voz do Kremlin, Dmitir Peskov.

O mesmo responsável acrescentou que “apesar de não ter muito tempo” tem tentado procurar caricaturas sobre o assassinato dos próprios trabalhadores da revista por terroristas islâmicos, no passado mês de janeiro em Paris.

“Não encontramos. Mas caso tivessem sido publicadas também seriam uma blasfémia. É assim que nós pensamos no nosso país”, sublinhou.

Peskov foi mais além nas considerações sobre a revista ao afirmar que “tem dúvidas de que uma publicação” como a Charlie Hebdo pudesse existir e ser apoiada na Rússia.

“É uma publicação polémica e muita gente não a apoia. Muitos sentem-se ofendidos”, acrescentou.

Uma das caricaturas inclui a frase “os perigos das ‘low cost’ russas” e mostra os destroços de um avião enquanto uma caveira diz que o melhor será “apanhar a air-cocaína”, numa referência ao aparelho recentemente intercetado no Líbano com um carregamento de droga supostamente destinado ao financiamento dos radicais islâmicos na Síria.

A segunda caricatura mostra um terrorista islâmico a proteger a cabeça da queda dos destroços do aparelho, tendo na parte superior do desenho a inscrição: “a aviação russa intensifica os bombardeamentos” contra o Estado Islâmico.

Questionado pelos jornalistas, o porta-voz frisou que as caricaturas – “ofensivas para a Rússia” – não vão prejudicar as relações entre Moscovo e Paris.

Pelo contrário, a Câmara Baixa do Parlamento russo (Duma) aprovou uma declaração em que condena as duas caricaturas sobre o acidente aéreo, referindo que a publicação vai ter um impacto negativo nas relações entre os dois países.

Em agosto, o Charlie Hebdo tinha já sido criticado pela sua caricatura acerca da queda do voo MH370 da Air Malaysia, no sul do Oceano Índico, em março.

Na caricatura em causa, lê-se que “foram encontrados pedaços do piloto do avião e de uma das hospedeiras de bordo”.

Charlie Hebdo

Caricatura da queda do voo MH370 da Air Malaysia: “foram encontrados pedaços do piloto do avião e de uma das hospedeiras de bordo”

ZAP / Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Realmente é uma vergonha, já não é liberdade de expressão, é falta de vergonha, alarvice, falta de sentimentos e de solidariedade, como “publicação” deviam ser banidos e obrigados a indemnizar as famílias das vitimas, por danos morais.
    Cambada de selvagens.
    Considero que a Rússia devia exigir um pedido de desculpas formal.

  2. Tem alturas em que sinto pena de ser tão sentimental , toda a revolta que senti quando do atentado ao charlie hebdo neste momento resume-se a lastimar a morte daquele polícia simplesmente executado. Perante tanta falta de respeito pelo verdadeiro e merecedor de liberdade JORNALISMO e pela sociedade em geral que ficou chocada com o acidente não me admira que qualquer dia esta escumalha seja silenciada de vez por um qualquer grupo de DESRESPEITADOS da Sociedade, só espero que pelo meio não hajam inocentes

  3. Charlie Hebdo é uma bosta feita por anarquistas loucos e boçais. Deviam ser processados pelo sofrimento que estão a causar às famílias das vítimas, tanto da Air malaysia como agora da companhia aérea. É um nojo e só desprestigia a liberdade de imprensa de que tanto nos orgulhamos. É sádico e indecoroso e só pode mesmo agradar a doentes mentais.

  4. Pois de facto isto de liberdade é pelos vistos para consumir até certamente um dia acabarem com ela por se tornar insuportável, quanto à queda do avião há que lamentar sobretudo as vitimas e ao que parece tudo indica ter sido trabalho de um ataque bombista que os russos agora certamente lamentam e choram as suas vitimas e talvez agora também lhes venha à ideia o avião caído e bombardeado sobre a parte ucraniana ocupada por eles próprios que fez mais de 200 mortes, portanto terroristas há-os por toda a parte alguns até ao nível de Estado e neste ponto os russos são especialistas.

  5. Depois não querem levar bombas ou ser assassinados … Isto é liberdade de expressão ou falta de respeito ??? Os charlies de m£rda que cá nesta província da desunião europeia se manifestaram numa manifestação parola, sem saber aquilo que estavam a protestar, agora não dizem nada ??? té que ponto a “liberdade de expressão” pode interferir com a dor e o luta das famílias que perderam os seus entes queridos ??? Eu nunca serei charlie hebdo !!!

    • Subscrevo inteiramente.
      Tem de haver limites e decoro . A etica , o bom senso ,o sentimento e a compreensao pela dor de quem sofre , tem de prevalecer e os caricaturistas , jornalistas , etc, nao sao ninguem para que possam ultrapassar essa dita fronteira.
      Deixo aqui a minha sentida solidariedade por todos os que sofrem .

RESPONDER

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …