Avião da Malaysia Airlines caiu ao mar

Malaysia Airlines / Flickr

-

A marinha do Vietname informou hoje que o avião da Malaysia Airlines que desapareceu esta noite com 239 pessoas a bordo caiu no mar, perto da costa da ilha vietnamita de Tho Chu, no sul do país, segundo a imprensa local.

O Alto Comando da Marinha vietnamita disse hoje em comunicado que o avião se despenhou nas águas do Golfo da Tailândia, entre a Malásia e o Vietname, a cerca de 300 quilómetros da ilha de Tho Chu, na província de Kien Giang, segundo o portal Tuoi Tre.

A Marinha vietnamita disse que está preparada para iniciar a operação de busca e regaste.

Por sua vez, o director do centro de coordenação de emergências vietnamita, Pham Hien, disse ao portal VnExpress que o avião foi detectado a cerca de 220 quilómetros do litoral da província de Ca Mau, também no sul do país.

Pham Hien afirmou que equipas de resgate têm preparadas duas embarcações para seguir em direcção a essa posição.

As autoridades chinesas também enviaram dois barcos para o Mar do Sul da China para ajudar nos trabalhos de busca e resgate, segundo a televisão estatal CCTV.

O primeiro-ministro Li Keqiang deu ordem para activar “todos os sistemas de emergência” para encontrar o aparelho, com mais de 150 passageiros chineses, informou a CCTV.

O avião, um Boeing 777-200, voo MH370, descolou de Kuala Lumpur às 00:41 (16:41 de sexta-feira em Lisboa) e tinha previsto chegar a Pequim seis horas depois.

A torre de controlo de tráfico aéreo de Subang perdeu contacto com o avião às 02:40 (18:41 de sexta-feira em Lisboa).

Mais de 12 horas desde a descolagem em Kuala Lumpur, a Malaysia Airlines não confirmou se o avião se despenhou.

“A Malaysia Airlines está a trabalhar com as autoridades que lançaram uma operação de busca e resgate para localizar o aparelho“, informou a principal companhia aérea principal da Malásia, em comunicado.

O pior acidente do transporte comercial aéreo da Malásia aconteceu a 04 de Dezembro de 1977, quando um avião da Malaysia Arilines se despenhou e morreram as 100 pessoas a bordo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …