Avião da Malaysia Airlines caiu ao mar

Malaysia Airlines / Flickr

-

A marinha do Vietname informou hoje que o avião da Malaysia Airlines que desapareceu esta noite com 239 pessoas a bordo caiu no mar, perto da costa da ilha vietnamita de Tho Chu, no sul do país, segundo a imprensa local.

O Alto Comando da Marinha vietnamita disse hoje em comunicado que o avião se despenhou nas águas do Golfo da Tailândia, entre a Malásia e o Vietname, a cerca de 300 quilómetros da ilha de Tho Chu, na província de Kien Giang, segundo o portal Tuoi Tre.

A Marinha vietnamita disse que está preparada para iniciar a operação de busca e regaste.

Por sua vez, o director do centro de coordenação de emergências vietnamita, Pham Hien, disse ao portal VnExpress que o avião foi detectado a cerca de 220 quilómetros do litoral da província de Ca Mau, também no sul do país.

Pham Hien afirmou que equipas de resgate têm preparadas duas embarcações para seguir em direcção a essa posição.

As autoridades chinesas também enviaram dois barcos para o Mar do Sul da China para ajudar nos trabalhos de busca e resgate, segundo a televisão estatal CCTV.

O primeiro-ministro Li Keqiang deu ordem para activar “todos os sistemas de emergência” para encontrar o aparelho, com mais de 150 passageiros chineses, informou a CCTV.

O avião, um Boeing 777-200, voo MH370, descolou de Kuala Lumpur às 00:41 (16:41 de sexta-feira em Lisboa) e tinha previsto chegar a Pequim seis horas depois.

A torre de controlo de tráfico aéreo de Subang perdeu contacto com o avião às 02:40 (18:41 de sexta-feira em Lisboa).

Mais de 12 horas desde a descolagem em Kuala Lumpur, a Malaysia Airlines não confirmou se o avião se despenhou.

“A Malaysia Airlines está a trabalhar com as autoridades que lançaram uma operação de busca e resgate para localizar o aparelho“, informou a principal companhia aérea principal da Malásia, em comunicado.

O pior acidente do transporte comercial aéreo da Malásia aconteceu a 04 de Dezembro de 1977, quando um avião da Malaysia Arilines se despenhou e morreram as 100 pessoas a bordo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …

Fome e seca levam milhares de angolanos a fugirem para a Namíbia

A fome provocada pela seca extrema na província de Cunene, no sul de Angola, está a levar milhares de pessoas a fugir para a Namíbia. "A estiagem provocou a rutura de 'stocks' alimentares das comunidades e …

Governo britânico confirma Portugal na “lista verde” de viagens. Preço das viagens disparou

Portugal vai estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps. Portugal …

Nova Zelândia vai proteger fiorde emblemático de turismo de massas

O Governo da Nova Zelândia anunciou que vai proteger do turismo de massas a paisagem natural do icónico fiorde Milford Sound-Piopiotahi, património mundial na ilha do Sul. O turismo em Milford Sound-Piopiotahi, considerado um dos principais …

Autárquicas são ensaio para o CDS. Nas legislativas, partido pode ser o "PEV do PSD"

Com o CDS a afundar nas sondagens, as legislativas já estão no campo de visão. As autárquicas que se avizinham vão ser um ensaio para os centristas: e se uns dizem que não, os críticos …

“O cenário é caótico“. Greve do SEF provoca ajuntamentos no Aeroporto de Lisboa e Porto

A greve convocada pelo sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer esta sexta-feira está a provocar grandes ajuntamentos nos principais aeroportos do país. A greve de inspetores e funcionários do Serviço de Estrangeiros …

TAP no fim da lista de credores em caso de insolvência da Groundforce

A tensão entre a companhia aérea e a empresa de handling voltou a colocar o cenário de insolvência em cima da mesa. Mas isso pode vir a revelar-se um "calvário" para a TAP. De acordo com …

Governo propõe juízes diferentes nas fases de inquérito e instrução

O Governo enviou uma proposta de lei enviada ao Parlamento que prevê que o magistrado que acompanha uma investigação não possa continuar a intervir no processo após a acusação. O objetivo do Governo, de acordo com …