Copiloto do avião russo queixou-se à mulher das condições do aparelho

Anatoly Maltsev / EPA

Familiares das vítimas do acidente do avião da Metrojet na Península do Sinai

Familiares das vítimas do acidente do avião da Metrojet na Península do Sinai

O copiloto do avião da companhia russa Metrojet / Kogalimavia, que se despenhou na Península do Sinai provocando a morte a todos os 224 ocupantes, reclamou das condições técnicas do avião antes da decolagem, revelou este domingo a sua mulher.

“Antes do voo, ele queixou-se que a condição técnica do avião deixava muito a desejar”, revelou Natalya Trukhacheva, mulher do copiloto do Airbus A321 russo que caiu no Egipto este sábado, Sergei Trukachev, à televisão estatal russa NTV.

As autoridades egípcias tinham já revelado que antes de o avião perder o contacto com a torre de controle aéreo, o piloto relatou problemas técnicos e disse que tentaria pousar no aeroporto mais próximo.

Um alto funcionário da autoridade de controlo do espaço aéreo disse à  AFP que a comunicação com a torre se perdeu 23 minutos depois da descolagem do aeroporto de Sharm el-Sheikh, na fronteira com o Mar Vermelho, quando o avião sobrevoava o norte da Península do Sinai.

O avião, que tinha como destino São Petersburgo, caiu ao sul da cidade egípcia de Al-Arish, capital da província do Norte Sinai, pouco depois de levantar voo de Sharm el-Sheik.

O avião transportava 224 pessoas, incluindo 217 passageiros e sete tripulantes. Ninguém sobreviveu.

Até agora, foram recuperados no local da tragédia 175 corpos, de acordo com o jornal egípcio Al Ahram, que cita uma fonte da equipa das operações de resgate.

A fonte adianta que alguns dos corpos foram encontrados bastante longe do local do acidente.

“Encontrámos uma menina de três anos de idade a 8 quilómetros de distância do local” dos destroços principais, disse o oficial.

Segundo o Comité Interestatal da Aviação da Rússia, o Airbus partiu-se em pedaços no ar, mas ainda é muito cedo para determinar a causa do acidente, revelou este domingo.

A desintegração da fuselagem teve lugar no ar e os destroços estão espalhados em torno de uma grande área, de cerca de 20 quilómetros quadrados”, revelou um responsável do Comité.

O governo da Rússia declarou um dia de luto nacional e abriu uma investigação contra o operador turístico.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …