Avião russo partiu-se em pedaços no ar

Sergey Korovkin 84 / Wikimedia

Airbus A321-231 da MetroJet / Kogalimavia

Airbus A321-231 da MetroJet / Kogalimavia

O Airbus A321 russo que caiu no Egipto sábado, provocando a morte a 224 pessoas, partiu-se em pedaços no ar, mas ainda é muito cedo para determinar a causa, revelou este domingo o MAK, Comité Interestatal da Aviação da Rússia.

Viktor Sorochenko, director-executivo do MAK, teceu alguns comentários depois de inspeccionar o local do acidente que este sábado vitimou 217 passageiros e 7 tripulantes, na península do Sinai, no Egipto.

“É muito cedo para tirar conclusões”, disse Sorochenko.

A desintegração da fuselagem teve lugar no ar e os destroços estão espalhados em torno de uma grande área, de cerca de 20 quilómetros quadrados”, acrescentou.

Por sua vez, o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, afirma que a investigação sobre as causas de acidente poderia levar meses.

“Este é um assunto complicado e exige tecnologias avançadas e investigações amplas que poderão levar meses”, diz o presidente do Egipto, citado pela Spunik News.

De acordo com um porta-voz do Ministério russo das Situações de Emergência, os especialistas examinaram, na capital egípcia, os corpos de cerca de 120 das vítimas do acidente do Airbus russo.

“A equipa de trabalho liderada pelo ministro das Situações de Emergências, Vladimir Puchkov, está a trabalhar no local do acidente do A321″, revelou um porta-voz do ministério durante uma conferência de imprensa, este domingo.

“As equipes de resgate estão a inspeccionar mais de 16 quilómetros quadrados de terreno”, acrescentou.

Até agora, foram recuperados no local da tragédia 175 corpos, de acordo com o jornal egípcio Al Ahram, que cita uma fonte da equipa das operações de resgate.

A fonte adianta que alguns dos corpos foram encontrados bastante longe do local do acidente.

Todos os corpos foram entregues à base aérea de Kibrit, aguardando transporte para o Cairo.

Um oficial egípcio revelou à AFP que o corpo de uma menina de três anos de idade tinha sido encontrado longe dos destroços.

“Encontrámos uma menina de três anos de idade a 8 quilómetros de distância do local” dos destroços principais, disse o oficial.

A muitos dos corpos faltam alguns membros, acrescentou o oficial, que pediu anonimato por não estar autorizado a falar com a imprensa.

O avião, pertence à companhia russa MetroJet, ou Kogalimavia, tinha como destino São Petersburgo, e caiu ao sul da cidade egípcia de Al-Arish, pouco depois de levantar voo de Sharm el-Sheik.

O ministro dos Transportes russo garantiu entretanto serem falsas as informações de que o avião teria sido alvo de atentado terrorista.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …