Advogados de Tancos queixam-se do juiz Carlos Alexandre

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

Dezasseis advogados dos arguidos de Tancos contestam ter conhecido o despacho da decisão instrutória depois da comunicação social.

Dezasseis advogados dos arguidos do caso Tancos enviaram um protesto para o juiz de instrução criminal, Carlos Alexandre, por terem ficado a saber da decisão de pronuncia através da comunicação social.

Na posição, os advogados referem que, no dia 13 de maio de 2020, na última sessão do debate instrutório, o juiz “comunicou aos sujeitos processuais que a decisão instrutória seria proferida no dia 26 de junho, às 15h, e que dela os mandatários dos arguidos teriam imediato conhecimento através de correio electrónico que lhes seria endereçado, estando os arguidos e os seus mandatários dispensados de estar presentes”.

“Na passada sexta-feira, as horas foram passando sem que os mandatários dos arguidos tivessem recebido cópia da decisão instrutória, ao mesmo tempo que na comunicação social se divulgava que todos os arguidos tinham sido pronunciados nos exatos termos constantes da acusação do Ministério Público”, acrescentam.

“Não está em causa a divulgação pela comunicação social do sentido da decisão instrutória, porque o país tinha o direito a ter conhecimento dessa decisão a partir do momento em que ela foi proferida, ou seja, presumivelmente, a partir das 15h da passada sexta-feira”, escreveram ainda, segundo o Expresso.

“O que está em causa é que o Tribunal não assegurou, tempestiva e adequadamente, que essa comunicação, porque devida, se impunha ser feita a essa mesma hora aos mandatários dos arguidos (admitindo que aos arguidos teria de seguir via postal)”, justificam.

“Durante toda a tarde e noite da passada sexta-feira, a comunicação social foi dando eco do sentido da decisão, enquanto os signatários e os seus constituintes permaneciam na ignorância da mesma, à exceção de dois colegas que tomaram conhecimento do conteúdo da decisão por consulta do processo junto do tribunal.”

O desconhecimento “ainda acontece para vários mandatários ao dia de hoje”, referem os advogados, adiantando que alguns começaram a receber cópia da decisão instrutória proferida, mas não chegou a todos.

“Lamentamos profundamente o que se está a passar com a notificação da decisão instrutória de V. Exa., bem como com a falta de justificação para o sucedido que se impõe e nos é devida.”

“Daremos conhecimento desta exposição/requerimento aos Senhores Presidente do Conselho Superior da Magistratura, Bastonário da Ordem dos Advogados, Presidentes dos Conselhos Regionais de Lisboa e Porto da Ordem dos Advogados para os efeitos tidos por convenientes; daremos igualmente público conhecimento desta nossa iniciativa, porque entendemos que temos esse direito e esse dever”, rematam.

Carlos Alexandre decidiu levar a julgamento o ex-ministro da Defesa, Azeredo Lopes ,e os restantes 22 arguidos no caso de Tancos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …

Covid-19. “Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considerou que a situação pandémica é ainda "frágil", dando o exemplo da evolução da covid-19 em Portugal para sustentar que é necessário continuarmos vigilantes. “Penso que o exemplo de …

Catarina Martins diz que há neste momento um acordo entre PS e PSD

A líder do BE, Catarina Martins, considerou hoje que "o Orçamento Suplementar não é uma primeira parte do Orçamento do Estado", mas avisou que o que está a acontecer neste momento no país "é um …

Quase 40% dos restaurantes tenciona avançar para insolvência

Quase 40% das empresas de restauração e bebidas e 18% do alojamento turístico tencionam avançar para insolvência. Os números são resultado de um inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) esta …

Cientistas ingleses acreditam que um número significativo da população tem imunidade natural ao coronavírus

Cientistas ingleses que estão a desenvolver uma vacina para a covid-19 acreditam que um largo número de pessoas pode ter imunidade natural contra o novo coronavírus, mesmo que nunca tenha sido infetado. Ao Telegraph, citado esta …

Bruxelas autoriza tratamentos com Remdesivir na UE

A Comissão Europeia deu esta sexta-feira “luz verde” à comercialização do antiviral Remdesivir, que se torna assim o primeiro medicamento autorizado ao nível da União Europeia para tratamento da Covid-19. A autorização do executivo comunitário, concedida …