Acusados do caso Tancos vão ter mais um mês para preparar defesa

Paulo Novais / Lusa

Militares à entrada dos Paióis Nacionais do Polígono Militar de Tancos

De acordo com o Expresso, o juiz João Bártolo prolongou o prazo depois de muitos pedidos de tempo extra. Os arguidos têm agora até dia 25 de novembro para pedirem instrução do processo de Tancos.

Os 23 acusados do caso de Tancos vão ter mais um mês para prepararem a estratégia de defesa. Segundo avança o Expresso, a instrução pode ser agora pedida até 25 de novembro.

O juiz de instrução João Bártolo prolongou o prazo depois de vários pedidos de advogados uma vez que se trata de um processo de alta complexidade que tem mais de 40 volumes e dezenas de apensos.

Dado que a acusação foi deduzida a 25 de setembro, os arguidos passam a ter agora dois meses para ler as milhares de folhas e centenas de ficheiros de vídeo e áudio que fazem parte do processo.

O matutino adianta ainda que alguns deles já anunciaram o pedido de abertura de instrução, mas outros ainda não decidiram se o vão fazer. A fase de instrução é o momento em que as defesas rebatem os argumentos do Ministério Público a um juiz de instrução que decide depois se leva o caso a julgamento nos termos exatos da acusação.

Os principais suspeitos do processo são o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes, o ex-número um da Polícia Judiciária Militar, coronel Luís Vieira, e vários militares daquela polícia e da GNR.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pneumonia viral na China já fez seis vítimas mortais

Subiu para seis o número de mortos na China devido ao vírus de pneumonia que está a assolar o País. Esta terça-feira registaram-se 77 novos casos da misteriosa doença com origem na cidade Wuhan, elevando …

Gil Vicente tem um registo único em Portugal e apenas igualado por "gigantes" europeus

O Gil Vicente é a única equipa imbatível em casa na liga portuguesa. Apenas oito equipas no resto da Europa conseguem equiparar este registo de invencibilidade. O Gil Vicente é a única equipa da Liga NOS …

Governo avança com incentivos à natalidade. Baixas para assistência a filho vão ser pagas a 100%

O Governo vai avançar com novos incentivos à natalidade. Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, avança que as baixas para assistência aos filhos passarão a ser pagas a 100%. Em entrevista ao …

OE2020. Afinal, o risco de incumprimento é "bastante baixo"

O presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças de Portugal mostrou-se esta segunda-feira despreocupado com os alertas da Comissão Europeia, afirmando que, enquanto responsável pela elaboração do Orçamento de Estado para 2020, não conta ter …

Claques do Sporting vão passar a estar numa caixa de segurança no Estádio de Alvalade

A partir da próxima época, o Sporting vai colocar todas as suas claques na arquibancada do Estádio de Alvalade e no interior de caixas de segurança. As claques serão assim "despromovidas" do primeiro anel do …

Rui Tavares sentiu "vergonha alheia" durante discurso de Joacine no Congresso do Livre

O fundador do Livre, Rui Tavares, disse ter sentido “a vergonha alheia dos outros” durante o discurso de Joacine Katar Moreira no congresso do fim de semana. Em entrevista ao Diário de Notícias, o fundador do …

Dono de poço onde Julen morreu condenado a um ano de prisão

O juiz do Tribunal de Instrução n.º 9 de Málaga aceitou o acordo alcançado entre os pais de Julen Roselló, o menino de dois anos que morreu depois de cair num poço, e o dono …

Caio Lucas fez escala de seis meses na Luz e deverá regressar aos Emirados

Após pouco mais de meia época no Benfica, Caio Lucas deverá agora ser emprestado ao Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. A cedência do brasileiro vai render 1,5 milhões de euros ao Benfica. Caio Lucas chegou ao …

PGR de Angola admite emitir mandado de captura de Isabel dos Santos

No seguimento das revelações do Luanda Leaks, o procurador-geral de Angola, Hélder Pitta Grós, admite emitir um mandado de captura de Isabel dos Santos. A empresária fala de uma campanha "puramente política". O procurador-geral de Angola …

Wolves quer juntar Nélson Oliveira à armada portuguesa

O Wolves está em negociações com o AEK para a contratação do internacional português Nélson Oliveira. O jogador tem estado em destaque ao serviço do emblema helénico. O Wolverhampton está interessado na contratação do ponta-de-lança português …