Rio e as gémeas: a culpa não pode morrer solteira … doa a quem doer

6

José Coelho / Lusa

Rui Rio pergunta se “a culpa pode morrer solteira” no caso das gémeas luso-brasileiras e recorda a expressão “doa a quem doer”, que nos últimos meses tem sido usada em referência aos casos judiciais que têm afetado a classe política.

O ex-presidente do PSD, Rui Rio, comentou no seu perfil no X-Twitter as conclusões do relatório da inspeção de saúde que acusa a Presidência da República de ter condicionado a investigação.

Poucas horas depois de o relatório ter sido divulgado, o antigo líder social-democrata deixou na rede social uma questão incómoda para o Presidente da República, Marcelo rebelo de Sousa.

“Será que neste caso também se pode usar para consumo público aquele ex-libris da comunicação política, pejado de convicção e de genuinidade, que é o ‘A culpa não pode morrer solteira … doa a quem doer‘?”, lê-se no comentário de Rui Rio.

O relatório final da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) aponta irregularidades na marcação da primeira consulta das gémeas tratadas no Hospital  Santa Maria com Zolgensma, “o fármaco mais caro do mundo”.

O documento conclui que o filho do presidente, Nuno Rebelo de Sousa, terá pressionado Belém e o ex-secretário de Estado Lacerda Sales, invocando o nome do pai, e acusa a Presidência da República de condicionar a investigação.

Segundo o relatório, houve relutância de Belém em enviar a documentação sobre o caso e que esse facto “condicionou a direção da instrução”.

Marcelo Rebelo de Sousa justifica o atraso no envio da documentação pedida apontando que terá sido o próprio Ministério Público a MP a considerar que os documentos estariam “em segredo de justiça“.

No entanto, os documentos que a presidência recusou entregar à IGAS, durante a primeira fase da realização do relatório, nunca estiveram em segredo de justiça, garante a CNN Portugal.

Recorde-se que o caso remonta a junho de 2020, quando as duas meninas foram acompanhadas no Hospital de Santa Maria, num tratamento que custou mais de quatro milhões de euros ao Estado e que provocou protestos por parte dos médicos.

O caso causou na altura controvérsia devido às suspeitas de que poderá ter sido uma cunha do Presidente da República a garantir o tratamento às crianças. A família das gémeas conhecia a nora do chefe de Estado, tenho o filho de Marcelo enviado um email à Presidência a relatar a sua situação.

Apesar de as crianças terem direito a ser tratadas no SNS, dado terem cidadania portuguesa, o relatório aponta que a intervenção direta da Secretaria de Estado na Saúde pode ser um sinal de que terá havido um favorecimento indevido.

A notícia foi inicialmente reportada pela TVI, que incluiu até um vídeo onde a mãe das meninas confessa ter usado os seus “contactos” e um “pistolão” (termo brasileiro para favor ou cunha).

O Presidente da República não quis comentar o inquérito parlamentar pedido pelo Chega ao caso, alegando ao “período pré-eleitoral” que está em curso desde que marcou oficialmente a data para as Eleições Europeias.

ZAP //

6 Comments

  1. A legitimidade de destituir o anterior governo é totalmente nula quando o sujeito que ocupa o cargo de Presidente da República já devia estar fora de Belém muito antes do caso que levou à demissão de António Costa.
    A diferença é que um, perante as suspeitas levantadas por uma Procuradora tudo menos idónea, demitiu-se, enquanto o afilhado do Marcelismo, se manteve no cargo.
    Entretanto, o golpe de estado da direita vingou e segue o seu caminho.
    50 anos depois, a ditadura voltou.
    50 anos depois, urge um novo 25 de Abril.

    8
    2
  2. R.Rio , faz bem en recordar esta expressão (proferida , no caso de Tancos) por o Inquilino de belém ! …….Aposto que o Sr. P.R , concorda , logo que não lhe doa a Ele , “inocente por inerência” !

  3. Tiago, não se esqueça de quem tem governado e se governado do país, na maior parte do tempo, foi a esquerda!
    E de inocente o ex primeiro ministro já mostrou o que vale desde o caso Casa Pia …

    1
    2
  4. Sr. Tiago, quem foi e que convidou a Sra. procuradora para exercer o cargo que ocupa????, quem foi que durante anos se marimbou para o combate a corrupcao, levando Bruxelas a afirmar que tudo o que se tem feito em Portugal no combate a corrupcao nao passa do papel????, quem foi que durante anos tentou Politizar a Justica Portuguesa???, pois eu digo-lhe que foi o seu amigo Costa, e sabe que mais, nao sei se ja se apercebeu…, mas depois do Marcelo convocar novas Eleicoes o Povo Portugues mandou passear a Esquerdalha, assim o ditou a DEMOCRACIA Portuguesa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.