/

MP fez buscas na Câmara de Loulé relacionadas com o caso Sócrates

12

Miguel A. Lopes / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Ministério Público confirmou hoje a realização de buscas na Câmara Municipal de Loulé relacionadas com a chamada ‘Operação Marquês’, inquérito no qual o ex-primeiro-ministro José Sócrates é um dos arguidos.

“Confirma-se a realização hoje de diligências, designadamente buscas à Câmara Municipal de Loulé, no âmbito da denominada ‘Operação Marquês’. O inquérito encontra-se em segredo de justiça”, referiu a Procuradoria-Geral da República (PGR), em resposta à agência Lusa, que hoje à tarde noticiou a presença de magistrados, elementos da Autoridade Tributária e de agentes da PSP, na autarquia algarvia.

Embora tenha confirmado que as buscas se inserem na ‘Operação Marquês’, que investiga José Sócrates e outros arguidos, a PGR não revelou contudo se esta diligência visou obter documentação ou outro material probatório ligado ao empreendimento Vale do Lobo, Almancil, concelho de Loulé.

José Sócrates foi detido a 21 de Novembro de 2014, no Aeroporto de Lisboa, e está em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora.

O ex-líder do PS está indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para acto ilícito, sendo o único arguido ainda em prisão preventiva neste processo.

Segundo noticiou o Correio da Manhã, o Ministério Público suspeita que, neste processo – que envolve ainda Joaquim Barroca, administrador do Grupo Lena, o empresário Carlos Santos Silva, amigo de longa data de Sócrates, e Hélder Bataglia, um dos responsáveis do empreendimento Vale do Lobo -, cerca de 12 milhões de euros teriam como destinatário o ex-líder do PS, como luvas pela suposta colaboração do ex-primeiro-ministro na viabilização do ‘resort’ de luxo. Sócrates já refutou todas as imputações.

/Lusa

12 Comments

  1. Zap, podem explicar porque é que a vossa fonte informativa é, quase sempre, o Correio da Manhã? Fazem parte do grupo empresarial?

    • Sei andar de patins e também sei nadar… Ora veja:
      Notícia supra, corpo da notícia-linhas 4 e 5 “…em resposta à agência Lusa…”

      A leitura é muito mais do que a simples articulação fonética, tal como de caneta em riste, olhar para quadradinhos e só ter direito a uma cruzinha… Proceder em consciência.

    • Concordaria se, volta e meia, não fosse tomando conhecimento dos contornos do “embuste”. E esses, sujeitos ao critério de cada um, podem ser comentados até porque aqui ninguém é condenado, quando muito é pouco repudiado por “aflitos de convicções”.

  2. Por esta andar a investigação ainda vai chegar ao pecado original!
    Quem sabe não poderão ainda concluir que o verdadeiro culpado é …

    • …Se não for o pote é o favo, se não for o favo são as obreiras, se não forem elas é a raínha, se não for a dita é o zingão…
      Corrijo: Os verdadeiros culpados serão aqueles que meteram as mãos no pote de mel.

  3. ANAB.
    ZAAPPEE fuis fimsemana prraiarum, solamentium regressarium trê diass depueis oje… Si matiengas dubitas igualis reformularis 1 ô as 2 questionaris… Fundamentalis respostarium

  4. Sera que o sr. Socrates era o dono absuluto de Portugal?
    Havia os partidos da oposiçao
    ninguem controlou nada?
    Encontrem os verdadeiros culpados se e que os ha e se os ha nao interessa divulgar.

    • …Absoluto dos cordelinhos e de “canudo soprado” a um Domingo de uma universidade entretanto encerrada.
      Nota: O tal canudo é válido

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.