Primeiro empate e 0-0 do Mundial foi no Irão-Nigéria

Futebol 365

-

As seleções do Irão (orientada pelo português Carlos Queiroz) e da Nigéria registaram esta segunda-feira o primeiro empate – e o primeiro nulo – do Mundial 2014, num jogo da primeira jornada do grupo F, disputado em Curitiba.

Num Campeonato do Mundo marcado pela boa média de golos e com algumas reviravoltas à mistura, o primeiro empate – e logo sem golos – registou-ser apenas ao quinto dia de competição, num jogo caracterizado por um nível técnico fraco e por raros lances passíveis de golo.

Apontados como claramente favoritos, os campeões africanos desiludiram e não conseguiram marcar clara superioridade sobre um Irão muito bem organizado defensivamente, mas que pouco mais foi do que isso, porque raramente conseguiu estender o jogo até à área nigeriana em condições de ameaçar o golo.

Carlos Queiroz apostou num sistema 4x5x1, com uma concentração de unidades no “miolo” que anulou o jogo interior da Nigéria e o jogo acabou por ser, basicamente, desenrolado a meio-campo, com escassa fluidez e profundidade, que o tornou monótono e pouco interessante.

A Nigéria ainda criou, logo aos oito minutos, um lance de perigo, com Emenike a rematar rente ao poste, mas a melhor oportunidade de golo da partida até pertenceu ao Irão, aos 34 minutos, quando o ponta de lança Goochannejhad rematou de cabeça à entrada de pequena área, mas o guarda-redes Enyeama evitou o golo com uma boa estirada.

Na segunda parte, o cariz do jogo praticamente não mudou, com a Nigéria a assumir, como lhe competia, algum ascendente em termos de iniciativa, a ter mais posse de bola, mas a revelar a mesma incapacidade para criar desequilíbrios na defesa iraniana, que se manteve sempre coesa até ao fim.

Deu mesmo a sensação, a certa altura, de que o Irão poderia ir um pouco mais longe no resultado, caso tivesse arriscado mais, mas Carlos Queiroz só o fez, e mesmo assim com moderação, aos 78 minutos, com a entrada de um atacante, Jahanbakhsh, e a saída do médio ofensivo Dejagah.

Com este empate, a Argentina ficou isolada no primeiro lugar do grupo F com três pontos, enquanto Irão e Nigéria repartem o segundo posto com um ponto e a Bósnia-Herzegovina ocupa a última posição sem pontos.

1ª Jornada da fase de grupos:

Quinta-feira, 12 de Junho de 2014
Brasil – Croácia, 3-1
Sexta-feira, 13 de Junho de 2014
México – Camarões, 1 – 0
Espanha – Holanda, 1 – 5
Chile – Austrália, 3-1
Sábado, 14 de Junho de 2014
Colômbia – Grécia, 3-0
Uruguai – Costa Rica, 3-1
Inglaterra – Itália, 1-2

Domingo, 15 de Junho de 2014
Costa do Marfim – Japão, 2-1
Suíça – Equador, 2-1
França – Honduras, 3-0
Argentina – Bósnia, 2-1
Segunda-feira, 16 de Junho de 2014
Alemanha – Portugal, 4-0
Irão – Nigéria, 0-0
Gana – Estados Unidos, 1-2
Terça-feira, 17 de Junho de 2014
Bélgica – Argélia, 17:00, SPORT.TV1
Rússia – Rep. Coreia, 23:00, SPORT.TV1

Futebol 365

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.