Alemanha lidera ranking da FIFA, Portugal desaparece do top 10

Marcello Casal Jr / ABr

Bastian Schweinsteiger, jogador da seleção da Alemanha, campeã do Mundial 2014

A conquista do quarto título mundial colocou a Alemanha na liderança do ranking da FIFA, à frente de Argentina e Holanda, e no qual Portugal caiu do quarto para o 11º lugar.

A Alemanha destronou do primeiro posto a Espanha, que liderou a hierarquia em 62 dos 70 meses desde julho de 2008 – ocupando o segundo lugar entre julho e outubro de 2009, entre abril e junho de 2010 e em agosto de 2011 – e ininterruptamente desde setembro de 2011.

Espanha, que ainda é bicampeã europeia, surge na atualização desta quinta-feira do Ranking da FIFA no oitavo lugar, ao descer sete posições.

Portugal, que só estava atrás de Espanha, Alemanha e Brasil, caiu do quarto para o 11º lugar na sequência da eliminação precoce do Mundial 2014 e voltou a ficar de fora do top 10 da hierarquia mundial – a última vez tinha ocorrido com o 14º lugar de outubro de 2014 – tendo sido ainda ultrapassado por Argentina, Holanda, Colômbia, Bélgica, Uruguai, Suíça e França.

Mesmo assim, Dinamarca (26º), Sérvia (31º), Arménia (41º) e Albânia (67º), os adversários da equipa das quinas no Grupo I de qualificação para o Euro 2016, no qual se incluem ainda particulares com a França, ocupam posições bem mais modestas nesta ordenação.

Os Estados Unidos, que tal como a Alemanha eliminaram Portugal na fase de grupos do Mundial 2014, surgem no 15º posto, duas posições abaixo do ranking de junho, enquanto o Gana, o outro adversário luso no Grupo G, também desceu um lugar (38º).

A Grécia, que foi comandada até ao Mundial 2014 pelo português Fernando Santos, ocupa o 13º lugar, depois da inédita chegada aos oitavos de um Mundial, e o Irão, de Carlos Queiroz, o 49º, sendo o segundo asiático, apenas atrás do também mundialista Japão (45º).

O Gabão, que vai ser comandado por Jorge Costa, ocupa o 93º lugar, à frente da Etiópia, de Mariano Barreto, e da Guiné-Bissau, de Paulo Torres, que surgem nos 110º e 136º lugares, respetivamente.

A próxima atualização do ranking está agendada para 14 de agosto.

Ranking da FIFA (entre parêntesis a posição no ranking anterior, de maio):

1. (2) Alemanha, 1.724
2. (5) Argentina, 1.606
3. (15) Holanda, 1.496
4. (8) Colômbia, 1.492
5. (11) Bélgica, 1.401
6. (7) Uruguai, 1.330
7. (3) Brasil, 1.241
8. (1) Espanha, 1.229
9. (6) Suíça, 1.216
10. (17) França, 1.202
11. (4) Portugal, 1.148
12. (14) Chile, 1.098
13. (12) Grécia, 1.091
14. (9) Itália, 1,056
15. (13) EUA, 989

49. (43) Irão, 563
93. (89) Gabão, 344
110. (113) Etiópia, 273
136. (138) Guiné-Bissau, 199

ZAP / Futebol 365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cunhado do rei de Espanha passa a regime de semiliberdade

A justiça espanhola concedeu esta quarta-feira o regime de semiliberdade ao cunhado do rei de Espanha, Inaki Urdangarin, que cumpre uma pena de prisão pelo seu envolvimento no caso de corrupção Nóos. Na prisão desde 18 …

"A Constituição não é uma vaca sagrada". Albuquerque reitera que as Presidenciais deviam ter sido adiadas

O chefe do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, reafirmou que as eleições presidenciais deviam ter sido adiadas, face ao estado de emergência no país. "A Constituição tem de ser instrumental, tem de estar ao serviço da …

Rio pede a António Costa para encerrar escolas já na quinta-feira

O presidente do PSD, Rui Rio, pediu esta quarta-feira ao primeiro-ministro, António Costa, que encerre as escolas, já a partir desta quinta-feira, como forma de conter a epidemia de covid-19. “Faço-lhe um apelo público para que …

PGR alega papel clarificador e transparente de diretiva sobre poderes hierárquicos no MP

A Procuradora-geral da República (PGR) garantiu esta terça-feira no parlamento que a recente diretiva sobre subordinação hierárquica teve unicamente um "propósito clarificador e de transparência" sobre aquilo que já era o relacionamento entre os escalões …

"A democracia prevaleceu". Joe Biden apela à união na tomada de posse como 46º Presidente dos Estados Unidos

O democrata Joe Biden tomou esta quarta-feira posse como 46.º Presidente dos Estados Unidos, após ter feito o juramento de funções perante o presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, nas escadas do Capitólio, em Washington. Joe …

Presidente da Suíça no topo dos salários. Marcelo no fim da lista

Uma lista elaborada com dados da IG - consultora britânica de mercados financeiros - revelou que quanto mais rico o país, em regra, mais alto é o ordenado do chefe de Estado, com o Presidente …

Novo estudo reitera eficácia da vacina da Pfizer contra variante britânica do coronavírus

Um novo estudo da empresa alemã BioNTech sugere que a vacina desenvolvida por esta e pela farmacêutica norte-americana Pfizer contra a covid-19 é também eficaz na variante do coronavírus que surgiu no Reino Unido. O estudo, …

Governo reúne-se com especialistas ainda esta quarta-feira

O Governo vai reunir-se ainda nesta quarta-feira com epidemiologistas. A informação foi inicialmente avançada pela TSF, sendo posteriormente confirmada pelo primeiro-ministro, António Costa, em Bruxelas. O encontro será presidido pela ministra da Saúde, Marta Temido, …

Charles Michel propõe "pacto fundador" para tornar Europa e EUA "mais fortes"

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, propôs esta quarta-feira ao novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a criação de um “pacto fundador” para tornar a Europa e a América “mais fortes”. “No primeiro dia …

Mayan faz visita "surreal" a hospital fechado em Miranda do Corvo (e adverte para destruição económica e social)

O candidato presidencial apoiado pelo Iniciativa, Liberal Tiago Mayan Gonçalves, esteve na terça-feira em campanha nas instalações do hospital fechado de Miranda do Corvo, tendo-o apontado como um cenário “surreal” num dos períodos mais difíceis …