FIFA suspende e investiga secretário-geral Jérôme Valcke

Tânia Rego / ABr

Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA

Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA

A FIFA anunciou esta quinta-feira a suspensão imediata do seu secretário-geral, o francês Jérôme Valcke, alegando conduta imprópria, colocando-o sob investigação.

Valcke “foi afastado das suas funções, com efeito imediato, até mais notícias”, refere o organismo que superintende o futebol mundial.

“A FIFA tomou conhecimento de uma série de denúncias envolvendo o secretário-geral e solicitou uma investigação oficial ao Comité de Ética da FIFA”, acrescentou.

As acusações, negadas pelo dirigente de 54 anos, foram feitas por um consultor de uma empresa que selou acordo com a FIFA para a venda de bilhetes para o Mundial 2014, mas o contrato foi cancelado.

O gaulês, que desde 2007 tem sido o braço direito do presidente Joseph Blatter, alegadamente beneficiou de um acordo para vender bilhetes a preço inflacionado.

A FIFA está envolvida em grande escândalo de corrupção desde que foram presos sete dos seus dirigentes a 27 de maio, nas vésperas do congresso em Zurique para eleger um novo presidente.

Estes dirigentes estão entre os 14 acusados pelas autoridades dos EUA por actos de corrupção ligados a televisão e marketing e que ascendem a cerca de 150 milhões de euros.

Apesar das detenções, Blatter foi eleito para um quinto mandado – acabou sozinho na corrida – mas posteriormente acabou por renunciar e marcar novas eleições para fevereiro.

Jérôme Valcke não foi implicado no escândalo de corrupção da FIFA, mas sempre foi defensor e muito próximo de Blatter.

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …