/

Cólera foi a expressão facial mais vista nos jogos do Mundial

Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Argentina - Alemanha, final do Mundial 2014

Alemanha x Argentina, final do Mundial 2014

A expressão facial de cólera foi a mais exibida durante os 64 jogos do Mundial 2014, indica um estudo apresentado esta segunda-feira pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção.

Os resultados do estudo foram obtidos após a análise dos vídeos dos 64 jogos da competição, sendo as emoções em estudo a alegria, a tristeza, o medo, a cólera, o desprezo, surpresa e a aversão.

A manifestação da expressão de emoção cólera surgiu muito frequente e intensamente durante o jogo (7/10), seguida da tristeza e da alegria.

O objetivo do estudo, pioneiro ao nível mundial, foi, segundo o seu coordenador, Freitas Magalhães, “verificar a frequência e a intensidade da expressão facial em jogadores provenientes de países e grupos étnicos diferenciados em contexto de competição”.

O diretor do laboratório, da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, confirma que “num quadro de competição, a exibição emocional é também uma demonstração de conduta humana, elevada, por vezes ao extremo da agressividade, pretendendo-se, em primeiro lugar, que os adversários vislumbrem quem tem o poder”.

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção, o único do género em Portugal, já tinha analisado as expressões faciais no Mundial 2010, tendo obtido resultados semelhantes.

O Mundial 2014, que juntou 32 seleções, entre as quais Portugal, começou a 12 de junho e terminou este domingo com a vitória da Alemanha por 1-0 frente à Argentina.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.