Picanha, cerveja e piropos: estrangeiros contam o português que aprenderam no Mundial

 

Com o fim da Copa do Mundo, o Brasil agora despede-se em definitivo da legião de estrangeiros que, com a sua simpatia, conquistou os seus anfitriões.

Cerca de 700 mil turistas estrangeiros estiveram ao Brasil durante o mês de junho. Além de assistir a muito futebol, conheceram as cidades, a cultura e até um pouco da língua portuguesa.

A BBC conversou com alguns destes estrangeiros em São Paulo e Brasília e perguntou-lhes quais foram as palavras favoritas que aprenderam em português.

Aprenderam, claro, “algumas palavras más, que não podiam dizer na TV”. Mas “Obrigado” é a palavra mais vezes referida.

Algumas outras óbvias são “cerveja“, “beleza”, “caipirinha”, “beijo” e “isso, isso”, uma palavra fantástica que, não opinião de um dos entrevistados, “nos permite ir a qualquer lado e dizer isso, isso, isso e as pessoas percebem o que queremos dizer”.

E “gosto do brijo dos seus olhos”. Um dos piropos que qualquer estrangeiro no Brasil tem que aprender. Isso e “onde é que você mora?”.

Uma peculiar adepta diz que gosta mesmo é do nome de uma estação de metro, que diz na perfeição: Anhangabaú. Não é para qualquer um.

E até nem faltou um adepto francês que aprendeu a dizer “a copa é nossa”. Não foi.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …