“Campanha enganosa”. Pingo Doce em guerra com o Lidl

7

Dom0803 / Flickr

Em causa uma comparação de preços entre supermercados feita numa campanha publicitária do Lidl. “A campanha é enganosa”, uma vez que o cabaz é escolhido para representar um “suposto preço global 10% mais barato do que a concorrência, isto é manipulados”, diz o Pingo Doce.

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária (ARP) sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre os supermercados Lidl, Pingo Doce e Mercadona, que diz ser enganosa.

A campanha é enganosa e com ela procura o Lidl demonstrar não apenas que é a cadeia mais barata do mercado como o é em, pelo menos, 10%. Não é verdade e o Pingo Doce viu-se obrigado a fazer intervir, por um lado, o ARP, por outro a DGC, para análise da conformidade desta campanha com a lei, designadamente com a lei que regula sobre publicidade comparativa”, lê-se numa newsletter do Pingo Doce enviada aos clientes.

Segundo a empresa do grupo Jerónimo Martins, o ARP e a DGC concluíram que “a campanha é enganosa, sendo suscetível de induzir o consumidor em erro“, determinado que a mesma deve ser cessada imediatamente.

Em causa está uma campanha publicitária do Lidl, com início em fevereiro, que faz uma comparação de preços entre várias superfícies comerciais, afirmando que a própria é a mais barata do mercado.

“Não há volta a dar — o Lidl continua a ser o supermercado mais barato numa lista de compras essenciais para o seu dia a dia”, diz a mesma campanha.

A análise, que conta com o apoio da Marktest, utiliza um cabaz semanal aleatório de 25 produtos, que o Pingo Doce diz serem escolhidos “por forma em que, em cada cabaz, os preços do Lidl sejam 10% mais baratos do que a concorrência”.

Este cabaz contempla produtos alimentares (como fruta, congelados, laticínios e enlatados) e também produtos de limpeza e ração para cão.

“A 4 de Abril de 2024, a Marktest adquiriu um cabaz, com produtos e em três lojas, ambos previamente selecionados pelo Lidl. A Marktest recebeu instruções expressas quanto à descrição completa do produto e respetiva unidade de medida, tendo sido
adquiridos, 281 produtos no Lidl, 242 no Pingo Doce e 246 no Mercadona”, lê-se na campanha do Lidl, que atribui responsabilidade à Marktest.

“A Marktest, única e exclusivamente, procedeu à recolha da informação de preço, pelo que é da exclusiva responsabilidade do Lidl a utilização ulterior da informação partilhada, sendo o Lidl o único responsável pelo uso que faz de toda a informação partilhada ou resultados/conclusões que daí sejam extraídos e comunicados
ao mercado.”

A mesma nota do Pingo Doce refere que os cabazes não são representativos e que são escolhidos para demonstrar um “suposto preço global 10% mais barato do que a concorrência, isto é manipulados”.

O Pingo Doce disse ainda que esta análise apresenta erros relativamente aos preços que este supermercado efetivamente pratica, para além de recorrer a produtos “não comparáveis” ou que o Pingo Doce não vende.

“Uma vez que o Pingo Doce, uma marca portuguesa com mais de 40 anos e que sempre tem pautado a sua conduta por transmitir informação correta, transparente e leal aos seus clientes e ao mercado sobre os produtos e serviços que comercializa, é assim forçada, dado o respeito grosseiro e inaceitável do Lidl, a vir a público com esta informação em defesa do seu bom nome e da verdade devida aos seus clientes e aos portugueses em geral”, concluiu.

O ZAP contactou o Lidl, mas até ao momento não obteve uma resposta.

ZAP // Lusa

7 Comments

  1. Só foram promessas para ganhar as eleições ainda por cima se juntaram outra vez aos mesmos papadores.o povo tem que sair às ruas novamente.que triste este meu país.

    3
    1
  2. O LIDL já teve melhores dias, tinham melhores promoções e preços muito mais baixos, havia sempre liquidações muito interessantes, o que agora não é o caso.
    É certo que supostamente pagam bem aos colaboradores, mas só isso não conta, não são mais simpáticos e prestáveis que nos outros lados!
    Está a perder terreno; é pena e ainda por cima mentirosos!

  3. O LIDL já teve melhores dias, tinham melhores promoções e preços muito mais baixos, havia sempre liquidações muito interessantes, o que agora não é o caso.
    É certo que supostamente pagam bem aos colaboradores, mas só isso não conta, não são mais simpáticos e prestáveis que nos outros lados!
    Está a perder terreno; é pena e ainda por cima mentirosos!!!!

  4. Os senhores do Pingo Doce estão indignados????? Vão fazer queixinhas aos Paises Baixos, onde pagam impostos, ou não. Aqui so querem mamar e depois vem com estas lamechices……

    3
    1
  5. A publicidade do Lidl não é verdadeira, os preços já foram, basta comparar, o que eu faço.
    Agora só se for em promoções pontuais e em ferramentas.

  6. Concordo plenamente porque frequento semanalmente ambos e acabo por comprar quase tudo no Lidl
    Talvez compense alguns produtos mas para quem tem cartão do pingo doce mesmo assim duvido que seja igual ao Lidl
    Para mim o melhor

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.