Brasil vence Croácia por 3-1 na abertura do seu Mundial

O Brasil venceu esta quinta-feira a Croácia por 3-1 no jogo de abertura do Mundial 2014, em São Paulo, num embate em que os europeus começaram a ganhar e só tombaram após uma grande penalidade “fantasma”.

Neymar, a grande estrela do escrete canarinho, foi a figura do encontro ao bisar com tentos aos 29 e 71 minutos, o segundo a aproveitar um mergulho de Fred que o japonês Nishimura transformou em grande penalidade, depois de Marcelo fazer autogolo aos 11 minutos.

Já com o jogo a terminar, aos 90+1 minutos, e segundos depois de Júlio César evitar que Perisic restabelecesse a igualdade, Oscar, com um grande golo de fora da área, de bico, selou em definitivo o triunfo do conjunto de Luiz Felipe Scolari.

A formação croata entrou muito personalizada, indiferente ao ambiente de euforia no apoio aos anfitriões, e efetuou os primeiros remates, por Kovacic, ainda no primeiro minuto, e Olic, aos sete, de cabeça, após centro de Perisic.

Pelo meio, aos seis minutos, David Luiz efetuou um tímido remate à figura de Pletikosa, mas foi sem surpresa que, aos 11, os croatas se adiantaram, ainda que com sorte, já que Marcelo marcou na própria baliza, após centro de Olic, na esquerda.

O tento atordoou o Brasil, que, ainda que a custo, foi, porém, reagindo, ameaçando por Paulinho e Oscar e selando a igualdade aos 29 minutos, num remate milimétrico de Neymar, que ainda bateu no poste esquerdo, depois de uma recuperação de Oscar.

Até ao intervalo, o conjunto da casa foi mais perigoso, mas sempre com resposta dos croatas.

O segundo tempo começou morno, longe das balizas, com o primeiro momento de registo a acontecer apenas aos 69 minutos, quando o árbitro japonês Nishimura transformou um mergulho de Fred em penálti.

Aos 71 minutos, Pletikosa ainda tocou na bola, mas não conseguiu suster o bis de Neymar, que apontou o seu 33º golo em 50 jogos pela canarinha.

Agora com mais espaço, o Brasil foi à procura do terceiro golo, que esteve perto aos 77 minutos, não fosse David Luiz ter-se antecipado e roubado um provável hat-trick ao jogador do Barça.

Na parte final, a Croácia apostou tudo e os anfitriões tiveram de sofrer, com ameaças de Modric, Corluka e, finalmente, de Perisic, valendo então Júlio Cesar, já aos 90+1 minutos. Do contra-ataque, nasceu o golo de Oscar.

Ficha de jogo

Jogo na Arena Corinthians, em São Paulo, no Brasil.

Brasil – Croácia, 3-1.
Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

0-1, Marcelo, 11 minutos (própria baliza).
1-1, Neymar, 29.
2-1, Neymar, 71 (grande penalidade).
3-1, Oscar, 90+1.

Equipas:

– Brasil: Júlio César, Dani Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Paulinho (Hernanes, 63), Luiz Gustavo, Hulk (Bernard, 68), Oscar, Neymar (Ramires, 88) e Fred.
Selecionador: Luiz Felipe Scolari.

– Croácia: Pletikosa, Srna, Corluka, Lovren, Vrsaljko, Modric, Rakitic, Perisic, Kovacic (Brozovic, 61), Olic e Jelavic (Rebic, 78).
Selecionador: Niko Kovac.

Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Neymar (27), Corluka (65), Lovren (69) e Luiz Gustavo (88).

Assistência: 61.606 espectadores.

Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …