Brasil vence Croácia por 3-1 na abertura do seu Mundial

O Brasil venceu esta quinta-feira a Croácia por 3-1 no jogo de abertura do Mundial 2014, em São Paulo, num embate em que os europeus começaram a ganhar e só tombaram após uma grande penalidade “fantasma”.

Neymar, a grande estrela do escrete canarinho, foi a figura do encontro ao bisar com tentos aos 29 e 71 minutos, o segundo a aproveitar um mergulho de Fred que o japonês Nishimura transformou em grande penalidade, depois de Marcelo fazer autogolo aos 11 minutos.

Já com o jogo a terminar, aos 90+1 minutos, e segundos depois de Júlio César evitar que Perisic restabelecesse a igualdade, Oscar, com um grande golo de fora da área, de bico, selou em definitivo o triunfo do conjunto de Luiz Felipe Scolari.

A formação croata entrou muito personalizada, indiferente ao ambiente de euforia no apoio aos anfitriões, e efetuou os primeiros remates, por Kovacic, ainda no primeiro minuto, e Olic, aos sete, de cabeça, após centro de Perisic.

Pelo meio, aos seis minutos, David Luiz efetuou um tímido remate à figura de Pletikosa, mas foi sem surpresa que, aos 11, os croatas se adiantaram, ainda que com sorte, já que Marcelo marcou na própria baliza, após centro de Olic, na esquerda.

O tento atordoou o Brasil, que, ainda que a custo, foi, porém, reagindo, ameaçando por Paulinho e Oscar e selando a igualdade aos 29 minutos, num remate milimétrico de Neymar, que ainda bateu no poste esquerdo, depois de uma recuperação de Oscar.

Até ao intervalo, o conjunto da casa foi mais perigoso, mas sempre com resposta dos croatas.

O segundo tempo começou morno, longe das balizas, com o primeiro momento de registo a acontecer apenas aos 69 minutos, quando o árbitro japonês Nishimura transformou um mergulho de Fred em penálti.

Aos 71 minutos, Pletikosa ainda tocou na bola, mas não conseguiu suster o bis de Neymar, que apontou o seu 33º golo em 50 jogos pela canarinha.

Agora com mais espaço, o Brasil foi à procura do terceiro golo, que esteve perto aos 77 minutos, não fosse David Luiz ter-se antecipado e roubado um provável hat-trick ao jogador do Barça.

Na parte final, a Croácia apostou tudo e os anfitriões tiveram de sofrer, com ameaças de Modric, Corluka e, finalmente, de Perisic, valendo então Júlio Cesar, já aos 90+1 minutos. Do contra-ataque, nasceu o golo de Oscar.

Ficha de jogo

Jogo na Arena Corinthians, em São Paulo, no Brasil.

Brasil – Croácia, 3-1.
Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

0-1, Marcelo, 11 minutos (própria baliza).
1-1, Neymar, 29.
2-1, Neymar, 71 (grande penalidade).
3-1, Oscar, 90+1.

Equipas:

– Brasil: Júlio César, Dani Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Paulinho (Hernanes, 63), Luiz Gustavo, Hulk (Bernard, 68), Oscar, Neymar (Ramires, 88) e Fred.
Selecionador: Luiz Felipe Scolari.

– Croácia: Pletikosa, Srna, Corluka, Lovren, Vrsaljko, Modric, Rakitic, Perisic, Kovacic (Brozovic, 61), Olic e Jelavic (Rebic, 78).
Selecionador: Niko Kovac.

Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Neymar (27), Corluka (65), Lovren (69) e Luiz Gustavo (88).

Assistência: 61.606 espectadores.

Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

No primeiro telefonema com um líder estrangeiro, Biden liga a Trudeau

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou na sexta-feira com o seu homólogo canadiano, Justin Trudeau, na primeira conversa telefónica com um líder estrangeiro desde que tomou posse na quarta-feira, anunciou a Casa Branca. Os …

PS alarga vantagem sobre PSD. Chega recupera terceiro lugar (mas apenas 1% das mulheres apoia o partido)

Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Observador e para a TVI, se as eleições legislativas fossem hoje, o PS teria a preferência de 42,6% dos portugueses. O partido de António Costa continua com grande …

Caso de nova variante é de uma pessoa sul-africana residente em Lisboa

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul detetado ontem em Portugal é de uma pessoa sul-africana, residente em Lisboa, anunciaram as autoridades de saúde “O caso reporta-se a uma pessoa …

Na Rússia, dezenas de pessoas foram presas durante manifestações de apoio a Navalny

Dezenas de pessoas foram presas hoje durante manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação do opositor Alexei Navalny, que está em prisão preventiva, apesar das múltiplas ameaças das autoridades contra os protestos. De Moscovo a …

Arqueólogos egípcios encontram cópia de capítulo do "Livro dos Mortos"

Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do "Livro dos Mortos" numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti. De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do …

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …

Infetados ocupam mais de metade das camas das UCI. Hospital de campanha de Lisboa recebe primeiros doentes

Os dados são do boletim divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde, mas reportam-se às 24 horas anteriores, nos cuidados intensivos estavam internados 715 doentes com covid. O hospital de campanha de Lisboa está pronto …