Brasil vence Croácia por 3-1 na abertura do seu Mundial

O Brasil venceu esta quinta-feira a Croácia por 3-1 no jogo de abertura do Mundial 2014, em São Paulo, num embate em que os europeus começaram a ganhar e só tombaram após uma grande penalidade “fantasma”.

Neymar, a grande estrela do escrete canarinho, foi a figura do encontro ao bisar com tentos aos 29 e 71 minutos, o segundo a aproveitar um mergulho de Fred que o japonês Nishimura transformou em grande penalidade, depois de Marcelo fazer autogolo aos 11 minutos.

Já com o jogo a terminar, aos 90+1 minutos, e segundos depois de Júlio César evitar que Perisic restabelecesse a igualdade, Oscar, com um grande golo de fora da área, de bico, selou em definitivo o triunfo do conjunto de Luiz Felipe Scolari.

A formação croata entrou muito personalizada, indiferente ao ambiente de euforia no apoio aos anfitriões, e efetuou os primeiros remates, por Kovacic, ainda no primeiro minuto, e Olic, aos sete, de cabeça, após centro de Perisic.

Pelo meio, aos seis minutos, David Luiz efetuou um tímido remate à figura de Pletikosa, mas foi sem surpresa que, aos 11, os croatas se adiantaram, ainda que com sorte, já que Marcelo marcou na própria baliza, após centro de Olic, na esquerda.

O tento atordoou o Brasil, que, ainda que a custo, foi, porém, reagindo, ameaçando por Paulinho e Oscar e selando a igualdade aos 29 minutos, num remate milimétrico de Neymar, que ainda bateu no poste esquerdo, depois de uma recuperação de Oscar.

Até ao intervalo, o conjunto da casa foi mais perigoso, mas sempre com resposta dos croatas.

O segundo tempo começou morno, longe das balizas, com o primeiro momento de registo a acontecer apenas aos 69 minutos, quando o árbitro japonês Nishimura transformou um mergulho de Fred em penálti.

Aos 71 minutos, Pletikosa ainda tocou na bola, mas não conseguiu suster o bis de Neymar, que apontou o seu 33º golo em 50 jogos pela canarinha.

Agora com mais espaço, o Brasil foi à procura do terceiro golo, que esteve perto aos 77 minutos, não fosse David Luiz ter-se antecipado e roubado um provável hat-trick ao jogador do Barça.

Na parte final, a Croácia apostou tudo e os anfitriões tiveram de sofrer, com ameaças de Modric, Corluka e, finalmente, de Perisic, valendo então Júlio Cesar, já aos 90+1 minutos. Do contra-ataque, nasceu o golo de Oscar.

Ficha de jogo

Jogo na Arena Corinthians, em São Paulo, no Brasil.

Brasil – Croácia, 3-1.
Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

0-1, Marcelo, 11 minutos (própria baliza).
1-1, Neymar, 29.
2-1, Neymar, 71 (grande penalidade).
3-1, Oscar, 90+1.

Equipas:

– Brasil: Júlio César, Dani Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Paulinho (Hernanes, 63), Luiz Gustavo, Hulk (Bernard, 68), Oscar, Neymar (Ramires, 88) e Fred.
Selecionador: Luiz Felipe Scolari.

– Croácia: Pletikosa, Srna, Corluka, Lovren, Vrsaljko, Modric, Rakitic, Perisic, Kovacic (Brozovic, 61), Olic e Jelavic (Rebic, 78).
Selecionador: Niko Kovac.

Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Neymar (27), Corluka (65), Lovren (69) e Luiz Gustavo (88).

Assistência: 61.606 espectadores.

Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Capital das tempestades, Júpiter tem relâmpagos bizarros e chuva "mole" nunca antes vista

Com tempestades constantemente a devastar a sua superfície e uma Grande Mancha Vermelha que se agita há séculos, Júpiter é conhecido como a "capital das tempestades do Sistema Solar". Agora, a missão Juno, da NASA, …

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …